O fiel da balança

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 15/11/2013 às 02:51:00

Desde o início do Processo de Eleição Direta do PT, o PED 2013, que havia uma polarização entre os candidatos a presidente estadual do PT, os deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho, que são da mesma tendência Construindo um Novo Brasil (CNB).

Por conta disso, o resultado do PED em Sergipe não poderia ser diferente: Rogério e Márcio estão no segundo turno das eleições, que acontecerá no próximo dia 24 de novembro. Rogério obteve 2.960 votos, o correspondente a 44% dos votos válidos, e Márcio 2.559 votos, o equivalente a 38% dos votos válidos.
A deputada estadual Ana Lúcia, da Articulação de Esquerda, ficou em terceiro lugar com 1.066 votos, o equivalente a 16% dos votos válidos.

Com a votação individual dos três candidatos, não há dúvidas que a corrente da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador Iran Barbosa poderá ser decisiva no segundo turno do PED. Por ser uma tendência menor no PT, de esquerda e coesa, se a Articulação de Esquerda fechar com um dos dois candidatos existe a grande possibilidade de fazer a diferença.

Diante desta realidade, tanto Márcio quanto Rogério desejam o apoio do agrupamento político de Ana Lúcia e Iran Barbosa, que na terça-feira e quarta-feira à noite realizou plenária para saber o pensamento dos militantes e lideranças com relação ao segundo turno. Dependendo dos municípios, havia aqueles que eram a favor e contra os dois candidatos por alguma particularidade local.
Ontem no final da tarde Ana Lúcia e lideranças da sua agremiação se reuniram com Márcio Macedo e logo depois, já à noite, com Rogério Carvalho. Ouviram e anotaram as propostas dos dois, que serão apresentadas na plenária da corrente que acontecerá nesse sábado, às 10h, na Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).

Segundo Ana Lúcia, na plenária será fechado qual o candidato que a sua corrente vai apoiar. "Vamos firmar o compromisso e começar a campanha", revela, enfatizando que a Articulação de Esquerda vai ter uma posição, mas sem prejuízos para a sua militância e lideranças.
Ana lembra que a divisão no PT não é na sua tendência, mas no campo majoritário do partido. "Queremos uma definição que fortaleça a Articulação de Esquerda, a cultura democrática e os projetos participativos.

Desejamos um espaço para discutir convergências e divergências", afirma.
Revela ainda que sabe do papel fundamental da sua corrente no segundo turno do PED e, por isso, não será tomada uma posição que possa enfraquecer a Articulação de Esquerda.
Com certeza, a corrente de Ana Lúcia será o fiel da balança no dia 24 de novembro...   

Em Sergipe
O coordenador nacional da Articulação de Esquerda, Bruno Elias, chega hoje a Aracaju para acompanhar a plenária do sábado da sua tendência em Sergipe que vai decidir se apoiará Márcio Macedo ou Rogério Carvalho para presidente estadual do PT no segundo turno do Processo de Eleição Direta, o PED 2013. A plenária será às 10h, na CUT/SE.

Aviso
Segundo a deputada estadual Ana Lúcia, após a plenária os candidatos do PT serão informados da decisão da Articulação de Esquerda. "Vamos apoiar um ou outro. Se a tensão for grande em algum município contra o candidato que decidirmos apoiar, ele será informado. Vamos colocar dificuldades e possibilidades, agir com correção. Queremos contribuir, mas não nos prejudicar. Não vamos enquadrar ninguém", admite a parlamentar.

Os negociadores 1
Ana Lúcia conversou ontem com os candidatos Rogério Carvalho e Márcio Macedo acompanhada das lideranças da sua tendência, Joel Almeida, Tadeu, Tiago e David. Iran e o professor Dudu tinham outros compromissos.
Os negociadores 2
Rogério se reuniu com o grupo da Articulação de Esquerda na companhia dos deputados estaduais João Daniel e Francisco Gualberto, e Rômulo Rodrigues. Já Márcio estava acompanhado da deputada estadual Conceição Vieira, Cassio Murilo e Vadinho.
 
Quadro atual 1
Dos três candidatos a presidente estadual do PT no primeiro turno, Márcio Macedo é o único que tem candidatos disputando o segundo turno do PED em quatro municípios: Aracaju, Estância, Propriá e Riachuelo.
Quadro atual 2
Na capital, o candidato de Márcio, o presidente municipal Usiel Rios vai para o segundo turno com o candidato de Rogério Carvalho, que é o deputado estadual Francisco Gualberto. Em Riachuelo, o candidato de Márcio é Gildo do PT, que disputará com Leninha, da agremiação de Severino Bispo.

Quadro atual
Em Propriá, o candidato de Márcio, o Iran, disputará o segundo turno com o candidato de Rogério, que é Laedson Novais. Já em Estância, Mário Dias tem o apoio de Márcio contra o professor Dudu, que é o candidato de Ana Lúcia.

Pau a pau
No município de Propriá, os candidatos a presidente municipal Laedson Novais e Iran obtiveram 99 votos cada um. Em Riachuelo, Gildo do PT ganhou no primeiro turno com apenas um voto de Leninha. Ele obteve 47 votos e ela 46 votos.

Sem debate
Pelo fato dos ânimos estarem acirrados entre os candidatos a presidente estadual do PT não deverá haver debate entre Márcio Macedo e Rogério Carvalho nesse segundo turno do PED. O objetivo é evitar um conflito maior. No primeiro turno, os candidatos - incluindo Ana Lúcia e Denilson Silva - participaram de cerca de cinco debates entre capital e interior.

Convite
Jackson Barreto convidou ontem o prefeito Hélio Sobral (PMDB/Japaratuba) e os secretários Joélia Silva (Saúde) e Infraestrutura (Valmor Barbosa) para uma reunião almoço no Palácio de Veraneio visando discutir as obras do Proinveste e a reabertura do hospital que foi desapropriado pelo município na semana passada. Participaram ainda da reunião o presidente da Cehop, Antônio Carlos, e o presidente-diretor do DER, Antônio Vasconcelos.

Satisfação
O prefeito Hélio Sobral ficou satisfeito com o convite. "Esse encontro é mais uma prova do comprometimento do governador em exercício Jackson Barreto com o município de Japaratuba. Daqui sairão benefícios concretos para a nossa população, fruto da parceria Prefeitura/Governo de Sergipe", disse.

Univasf 1
O senador Eduardo Amorim (PSC) e a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC), estiveram ontem em Petrolina, com o reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima. Foram sensibilizar o reitor e o Conselho para que venha visitar Sergipe e viabilizar a implantação da Univasf por aqui.

Univasf 2
Dois municípios estão na disputa pela Univasf: Tobias Barreto e Itabaianinha. O senador Valter Pinheiro (PT/BA) propõe que a universidade seja implantada em Tobias Barreto, porque atenderia quatro municípios da Bahia e cinco de Sergipe. A deputada Ana Lúcia, inclusive, esteve anteontem em Brasília com Pinheiro para reforçar o apoio a Univasf em Tobias Barreto, pelo fato do prefeito ser do PT, o Dilson de Agripino, e sugerir a realização de uma audiência pública com a bancada federal.

Expectativa
A conclusão da votação da PEC do Voto Aberto (PEC 349/01) no Senado está prevista para a próxima terça-feira. A proposta, que acaba com todas as votações secretas no âmbito do Poder Legislativo, foi aprovada em primeiro turno pelos senadores na quarta-feira (13). Foram 54 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. A mudança vale para o Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e as Câmaras de Vereadores.

Defesa
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) defendeu, no Plenário, o voto aberto. "Vamos tomar uma decisão histórica, permanente e irreversível. Vamos mudar a Constituição para que o voto seja aberto em todos os casos e circunstâncias", afirmou.

Veja essa...
De Jackson Barreto ao ser questionado ontem pelo radialista Jason Neto, da Liberdade News, se existe a possibilidade do ex-prefeito João Augusto Gama (PMDB) vir a ser secretário de Estado e ir para a Casa Civil, como reafirmou ontem a coluna: "Gama é meu amigo e foi meu secretário quando prefeito de Aracaju. É uma pessoa que gosto muito". Para bom entendedor, meias palavras bastam.

Curtas
Neste segundo turno do PED, a prioridade da Articulação de Esquerda é a eleição do professor Dudu para presidente do PT em Estância, que disputará com o candidato de Márcio Macedo, o Mário Dias.

Rogério Carvalho declarou ontem apoio ao professor Dudu e Márcio também pode buscar um entendimento no sentido de que o seu candidato saia da disputa, em nome do projeto maior do PT.  
O ex-prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz (PT), foi nomeado secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura.

Após ter se submetido a um procedimento cirúrgico na mama, onde teve que se ausentar por 30 dias, a vereadora Emília Correa (DEM) retoma às atividades na Câmara Municipal na próxima terça-feira, dia 19.

Bom feriadão da Proclamação da República!