Defesa Civil emite alerta com previsão de chuvas intensas nas próximas 48h

Geral


Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta diante da previsão de chuvas intensas, acompanhadas por ventos fortes, para as próximas 48h, na capital.
Para chamar a atenção da população, especialmente de áreas de risco, foi enviada mensagem através do Serviço de Alerta por SMS 40199 da Defesa Civil, de maneira que possam estar em atenção e adotar medidas preventivas.
A prefeitura tem monitorado a instabilidade climática e previamente manteve suas equipes em atenção, como explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. "Estamos com as equipes em alerta para atender as demandas que possam surgir, através do trabalho integrado dos órgãos que compõe o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju", destacou.

Para situações de emergência é possível acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número 199. O serviço está disponível 24h, em todos os dias da semana.
Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular e inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.

Canais - Ontem, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, acompanhado de integrantes da Diretoria de Operações, realizou uma visita técnica em canais localizados em bairros das zonas Norte e Sul, para acompanhar os trabalhos e alinhar estratégias de ações de melhoramento da drenagem da rede pluvial.
 A ação faz parte do planejamento preventivo para o enfrentamento das chuvas de março, estabelecido pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, no último dia 14.
Durante a visita ao canal do loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, foram avaliadas a eficácia das intervenções recentes feitas pela empresa, em novembro de 2019, para otimizar a drenagem das águas como a limpeza e o alargamento em todo o seu curso.

A desobstrução na saída do canal da avenida Anísio Azevedo, na região da Praia Formosa, também foi acompanhada de perto. Por lá, uma equipe realiza, de forma mecanizada, o aprofundamento e alargamento dos trechos assoreados. Com a remoção dos bancos de areia, lixo e outros tipos de sedimentos, a passagem da água fica mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão.


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS