PSD e PDT na frente

Rita Oliveira


 

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) será o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa a partir de 1º fevereiro. Ele substituirá o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), que comandou a bancada desde 2015.
A decisão foi tomada após uma conversa que aconteceu na manhã de ontem entre os deputados Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho, com a finalidade de estabelecer um rodízio entre eles. Kitty ficou com a vice-liderança da oposição.

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) será o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa a partir de 1º fevereiro. Ele substituirá o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), que comandou a bancada desde 2015.
A decisão foi tomada após uma conversa que aconteceu na manhã de ontem entre os deputados Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho, com a finalidade de estabelecer um rodízio entre eles. Kitty ficou com a vice-liderança da oposição.

 

PSD e PDT na frente

Neste início de 2020 os partidos que mais avançam visando o seu fortalecimento para as eleições de outubro são o PDT do deputado federal Fábio Henrique e o PSD do deputado federal Fábio Mitidieri.

O PSD já conseguiu nestes primeiros 22 dias de janeiro a filiação de dois prefeitos que devem disputar a reeleição: o de Macambira, Luciano de Vital, e o de Poço Verde, Iggor Oliveira.

Com isso, o partido, que em 2016 elegeu sete prefeitos, passa a contar com 18 prefeitos.

A ida de Luciano de Vital para o PSD representa uma baixa para o PT. A legenda deve perder também o militante petista há 20 anos em Itabaiana, Naldinho Prata, que é policial militar. Ele já anunciou que deixará o partido por não acreditar na pré-candidatura de Olivier Chagas a prefeito do município. Disse que pode se filiar ao PSD ou MDB.

Quem também perde com a saída de Iggor Oliveira para o PSD é o PSC do ex-deputado federal André Moura. Também querem deixar o partido os deputados estaduais Gilmar Carvalho e Capitão Samuel. Eles só estão aguardando segurança jurídica para deixarem a legenda. Gilmar, inclusive, quer ser candidato a prefeito de Aracaju hoje pelo DEM.

Já o PDT fechou a filiação do prefeito Edvaldo Nogueira à legenda, o que ocorrerá na primeira semana de março. Também sacramentou a filiação de quatro vereadores de Aracaju, o que se concretizará também em março com a abertura da janela eleitoral para vereadores.

O partido decidiu pela filiação de apenas quatro vereadores: Isac (PCdoB), Tiaguinho Batalha (PMB), Anderson de Tuca (PRTB) e Seu Marcos (PHS), passando a ter uma bancada este ano de cinco vereadores contando com Jason Neto, que é presidente do PDT em Aracaju.

Foi o próprio partido que decidiu não aceitar mais filiação de vereadores, apenas de lideranças políticas sem mandato, líderes comunitários e sindicais.

Pelo andar da carruagem até março será grande a movimentação nos bastidores políticos. Saiu na frente o PSD e PDT...

O foco

Em conversa ontem com a coluna o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) disse que a expectativa do partido é ter de 40 a 50 candidatos a prefeito nas eleições deste ano em Sergipe. "Estamos fortalecendo a legenda em todo estado. Tínhamos sete e hoje estamos com 18 prefeitos. Nosso intuito é de ampliarmos ainda mais com a chegada de mais alguns prefeitos amigos. Além das lideranças que serão candidatos a prefeito pelo PSD".

São Cristovão

O ex-prefeito Armando Batalha está trabalhando pra valer sua pré-candidatura a prefeito de São Cristovão. Tenta unir a oposição em torno do seu nome e ter o ex-prefeito Lauro Rocha como seu vice. Segundo o presidente de honra do Republicanos, Heleno Silva, o ex-prefeito está buscando o apoio do seu partido em São Cristovão. Disse que já ocorreram algumas conversas.

Na Barra

Revela Heleno que ainda na grande Aracaju a pastora Salete será candidata a prefeita na Barra dos Coqueiros e o Republicanos sonha com apoio do prefeito Airton Martins (PSD) à sua pré-candidatura.  Enfatiza que a pastora foi a vereadora mais votada no município em 2016 e tem serviços prestados.

Em Canindé

Já em Canindé do São Francisco, segundo Heleno, as conversas estão avançadas para apoiar Kaká Andrade (PSD) a prefeito.  Enfatiza que andaram juntos no último final de semana no maior povoado do município, o Capim Grosso.

Representações junto aos MP 1

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) saiu ontem com nota pública dizendo que os integrantes do Bloco Unidos por Aracaju entrariam com duas representações junto ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, para que o prefeito Edvaldo Nogueira responda pela prática de improbidade administrativa e pelo uso da publicidade de Governo a fim de obter vantagem eleitoral. Se referiu a campanha educativa da Prefeitura de Aracaju sobre o pagamento de IPTU em dia.

Representações junto aos MP 2

A nota ressalta que o prefeito está utilizando dinheiro público, que poderia ser aplicado na saúde ou educação, e está gastando com propagandas em horários nobres da TV, do rádio, postagens na internet e outdoors, com claro intuito de influenciar a opinião pública, através da repetição massiva das seguintes mensagens: "Trabalho bom não pode parar"; "Trabalho bem feito tem que continuar".

Representações junto aos MP 3

Assinam também a nota a vereadora Emília Correa (Patriota), os deputados estaduais do Cidadania Georgeo Passos e Kitty Lima, o ex-vereador Dr Emerson (Cidadania) e Núzia Costa (Cidadania).

Justificativa 1

O secretário de Comunicação da PMA, Carlos Cauê, informou ontem que a campanha publicitária da Prefeitura de Aracaju sobre o IPTU atende aos princípios legais de impessoalidade, economicidade e razoabilidade. "Trata-se de uma das principais campanhas da prefeitura, que busca divulgar condições e prazos para o pagamento do principal imposto municipal. Ressalta que é com recursos do IPTU que a administração realiza um conjunto de obras decisivas para a cidade como construção de escolas e unidades de saúde, drenagem e pavimentação de ruas e logradouros, assim como serviços de limpeza, entre outros", explica.

Justificativa 2

Destaca ainda Cauê que para chamar a atenção do cidadão e estimulá-los ao ato de pagar o imposto - ação nem sempre realizada com boa vontade - "a administração, se vale da divulgação dos inúmeros benefícios que tais recursos proporcionam à cidade, bem como aborda o pagamento do imposto como um investimento que o cidadão faz na sua cidade, abrindo a perspectiva de que tais benefícios continuem sendo realizados ao longo do ano em curso."

Justificativa 3

Finaliza dizendo que os signatários da nota divulgada são políticos da oposição a quem parece interessar a paralisia das obras e serviços na cidade ou no mínimo a frustração na arrecadação dos recursos municipais, o que comprometeria a continuidade das atuais realizações. "É um tipo de prática antiga e comum aos que apostam no abandono da cidade e na desassistência da população como forma de lograr vantagem política", diz Cauê.

Na defesa 1

Do senador Rogério Carvalho (PT) sobre decisão do MPF em Brasília de ter denunciado ontem sete pessoas, entre elas o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do site The Intercept, sob a acusação de invadir celulares de autoridades brasileiras: "Ao que parece, o Ministério Público Federal  está acusando para se defender da vergonha de não punir o Deltan Dallagnol por tantos crimes. A organização criminosa está nas conversas divulgadas pelo The Intercept. O conluio entre Deltan e Moro, onde quem julga combina sentença com quem acusa, isso é crime!".

Na defesa 2

Prossegue Rogério: "Cabe à justiça agora agir com coerência. Nosso discurso sempre foi em defesa da lei e das liberdades individuais. Repudiamos esta denúncia sem fundamento e atentatório a nossa Constituição Federal contra o renomado e premiado jornalista Gleen Greewald. Vamos manter a esperança de que a justiça não vai falhar com o povo brasileiro".

Na defesa 3

Finaliza o senador: "É chegado o momento da imprensa mostrar qual papel quer cumprir neste momento da história: a defesa da liberdade de imprensa e do combate à censura ou se curvar à parcialidade imposta pelos poderosos que custeiam seus editoriais".

Alerta

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) saiu ontem com nota alertando que a perspectiva de queda real do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2020 e o aumento do piso nacional do magistério público de 12,84% vão dificultar a gestão fiscal dos municípios. Segundo cálculos da equipe técnica da CNM, o impacto estimado na despesa de pessoal pode alcançar R$ 8,7 bilhões, o que poderá ter grande influência nos limites de gasto total com a folha de pagamento imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mostra ainda que o FPM está menor em 8,45%, ou seja, menos R$ 464,8 milhões.

Pesquisa 1

Será divulgada hoje, às 11h, a 1ª Pesquisa CNT de Opinião de 2020. Realizado em todo o Brasil, o levantamento trará a percepção da população brasileira sobre questões relacionadas ao primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, além de mostrar como a população avalia o seu desempenho pessoal e o de seu governo. Também vai revelar em quais áreas o presidente tem tido o melhor e o pior desempenho.

Pesquisa 2

A nova Pesquisa CNT de Opinião aponta ainda a percepção dos entrevistados sobre: economia, eleições, Congresso Nacional e reformas, segurança, matrícula escolar, confiança nas instituições, endividamento da população, imprensa, internet e redes sociais.

Pesquisa 3

Foram realizadas 2.002 entrevistas, de 15 a 18 de janeiro de 2020, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Veja essa ...

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse ontem - em meio a uma discussão realizada em Davos, na Suiça, sobre a relação da indústria com o meio ambiente -  que o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza e que as pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer. Não faltou nas redes sociais quem não repudiasse o ministro de Bolsonaro por jogar a responsabilidade da destruição ambiental para os pobres, ao invés de culpabilizar os agentes que têm provocado, entre outras coisas, a redução da floresta amazônica.

Curtas

O presidente de honra do Republicanos, Heleno Silva, iniciou ontem pelas redes sociais uma campanha de filiação ao partido. Diz que a legenda tem espaços para a mudança e para as novas ideias.

Nessa conjuntura de arrocho salarial os servidores públicos do município de Nossa Senhora da Glória vão receber um reajuste salarial de 4,71% a partir de fevereiro. Ele já foi aprovado anteontem pela Câmara de Vereadores.

Já os servidores municipais de Carira vão às ruas na próxima segunda-feira, 27, para denunciar o descaso da gestão municipal contra os trabalhadores. Até o momento, parte dos servidores está sem receber o salário de dezembro e o 13º salário. Além disso, a categoria amarga 10 anos sem reajuste salarial. 

O ato de protesto será comandado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carira, filiado à FETAM Sergipe e à CUT/SE.

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS