Tudo como dantes no quartel de Abrantes

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Por entendimento de rodízio, o vereador Cabo Amintas assumiu ontem a liderança da Oposição na Câmara, em substituição ao vereador Elber Batalha. Em 2019 e 2020 a liderança ficará com Emília Correa e Lucas Aribé. Cabo Amintas disse ontem que espera que doi
Por entendimento de rodízio, o vereador Cabo Amintas assumiu ontem a liderança da Oposição na Câmara, em substituição ao vereador Elber Batalha. Em 2019 e 2020 a liderança ficará com Emília Correa e Lucas Aribé. Cabo Amintas disse ontem que espera que doi

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/02/2018 às 02:55:00

Por entendimento de rodízio, o vereador Cabo Amintas assumiu ontem a liderança da Oposição na Câmara, em substituição ao vereador Elber Batalha. Em 2019 e 2020 a liderança ficará com Emília Correa e Lucas Aribé.
Cabo Amintas disse ontem que espera que dois vereadores da oposição integrem a Comissão da CPI do Lixo, que deve ser instalada por decisão judicial. A Comissão será composta por cinco vereadores.

Tudo como dantes no quartel de Abrantes

Fevereiro acaba hoje e continua indefinido o quadro sucessório em Sergipe.  O agrupamento político do deputado federal André Moura (PSC) e do senador Eduardo Amorim (PSDB) ainda sem uma definição de qual dos dois será o candidato a governador e senador.

Tudo caminha para Eduardo disputar o governo e André o Senado. O que está pegando é o senador só querer bater o martelo sobre sua pré-candidatura ao governo com o nome de um vice que considere competitivo e que some.
Por isso, Eduardo insistia no nome do deputado federal Valadares Filho (PSB), por ser uma jovem liderança com votação expressiva em Aracaju nas eleições que disputou para a Câmara dos Deputados e Prefeitura de Aracaju.
A proposta do senador, inclusive, era que Valadares Filho sendo seu vice a coordenação da campanha na capital seria entregue a ele, enquanto cuidaria da eleição no interior.

O impasse surgido tem a ver com as duas vagas de Senador, uma vez que o PSB não abre mão de Valadares disputar a reeleição. Só que Valadares não quer disputar o pleito tendo André como companheiro de chapa e nem André quer ir para a disputa ao lado do senador.

Como dificilmente nem André nem Valadares, nessa altura do campeonato, aceitará concorrer a Câmara dos Deputados ficando só um deles na chapa, dificilmente ocorrerá o acordo da oposição com o agrupamento político dos Valadares/André & Eduardo.
Se Eduardo Amorim não achar um vice que tenha densidade eleitoral e simpatia do eleitorado, fortalecendo a sua pré-candidatura, não deverá ter problema algum de recuar da pretensão de ser candidato a governador. Ai o candidato será André Moura.

Sabe-se, desde sempre, que o candidato a governador do agrupamento será um ou outro por não haver confiança em uma candidatura do senador Valadares ao governo, com o apoio do bloco.
Com a pouca perspectiva de unidade da grande oposição, o PSB caminha para uma candidatura própria. O nome mais provável é o do senador Valadares, que aparece bem nas pesquisas de intenções de votos tanto para o governo quanto para o Senado. Nesse caso, o PSB terá que ir atrás de outros partidos fora do agrupamento político do PSDB & PSC para compor. Com isso, Valadares Filho iria para a reeleição, que é o que vem trabalhando.
Ainda pela oposição, Mendonça Prado vai mantendo sua pré-candidatura ao governo pelo DEM. Não conseguiu aliados até o momento. Não está descartada a possibilidade de não ser candidato caso assuma a Câmara dos Deputados, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir pela cassação do deputado federal Adelson Barreto (PR) no caso da subvenção da Assembleia Legislativa. Acontecendo isso, Mendonça pode se animar a disputar mandato de deputado federal para permanecer na Câmara.     

Pela base governista, a situação continua a mesma. O único nome definido é o de Belivaldo Chagas (MDB) para o governo, com o governador Jackson Barreto (MDB) disputando uma vaga para o Senado se assim desejar. A vice e a outra vaga de Senador longe de se chegar a um entendimento.
Os ex-deputados federais Heleno Silva (PRB) e Rogério Carvalho (PT) continuam dispostos a concorrer ao Senado na chapa encabeçada por Belivaldo.  Mas, no caso do PRB, o partido não deixa de conversar com a oposição
Ainda não há um nome competitivo para vice de Belivaldo, apesar de muitos terem simpatia pelo nome da vice-prefeita Eliane Aquino (PT), que tem a pretensão de disputar mandato de deputada federal.

A viabilidade de uma candidatura de Eliane a vice passaria pela desistência de Rogério Carvalho em disputar o Senado ou até mesmo a impossibilidade dele de disputar as eleições deste ano. E, claro, a sua vontade de ir para vice quando almeja a Câmara Federal, até pelos familiares que reside lá.
Com tantas dificuldades de entendimentos tanto da oposição quanto da situação é muito provável que março, que chega amanhã, acabe no dia 31 junto com as águas de março, e não tenha ainda nenhuma definição de chapa majoritária.
Até porque as convenções partidárias serão em julho e o fechamento da ata no Tribunal Regional Eleitoral (TER) até o dia 5 de agosto. Até essa data, vai ter muita água para rolar por debaixo da ponte...

Rejeição a André
O senador em exercício Elber Batalha falou veementemente essa semana, em Brasília, que em "hipótese" alguma o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se aliará ao deputado federal André Moura (PSC), líder do governo no Congresso. Disse que a população não quer que Valadares se alie a André, principalmente, pela condição de ser líder de um governo rejeitado pela grande maioria do povo brasileiro pelas medidas contra o trabalhador, com a aprovação da reforma trabalhista e lei da terceirização, e a tentativa de querer aprovar a reforma da previdência. Garantiu que o PSB terá candidato próprio ao governo e que não é blefe.

Mais 15 dias
De Brasília a coluna recebeu a informação de que no dia 08 de março, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrerá apenas as preliminares dos processos dos deputados de Sergipe envolvidos no escândalo das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa em 2014. E que o julgamento final será na sessão do pleno do dia 13 ou 14 de março.

Clima ruim
Segundo uma fonte, o sentimento em Brasília é que a situação dos deputados pode não ser das melhores em razão da linha dura dos ministros do TSE nos últimos dias, condenando políticos de outros estados. Se houver alguma condenação de deputados de Sergipe, os que forem condenados perderão automaticamente seus mandatos tão logo decisão publicada no Diário Oficial. Podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas fora do mandato.  

Em Brasília
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRB), junto com seu advogado, viajou na segunda-feira à tarde para Brasília.  Deve ter ido acompanhar o andamento do seu processo, já que é um dos nove deputados que vai ser julgado pelo TSE no caso da subvenção.

Alfinetando JB
Com o fim da licença para tratamento de saúde, o senador Valadares voltou a dá suas twittadas alfinetando o governador Jackson Barreto (MDB). Postou ontem à noite o senador:  "O povo reclama de JB: descumpre a CF ao não aplicar o mínimo exigido de 12% na saúde, engabela prefeitos ao subtrair-lhes, ilegalmente, receitas do ICMS, atrasa salários, torrou o fundo de previdência, segurança zero, buracos nas estradas e cadê o Proinveste?"

 Ministro em Sergipe
O governador Jackson Barreto (MDB) esteve ontem em Brasília visitando ministérios e acompanhando o Finisa. No Ministério da Integração Nacional, JB, acompanhado do deputado federal Fábio Reis (MDB), conseguiu agendar a visita do ministro Helder Barbalho (Integração Nacional) a Sergipe no próximo dia 15 de março. O ministro participará da inauguração da duplicação da rede de abastecimento de água nos municípios de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Gerú.

Segurança
O presidente Michel Temer convocou governadores de todos os estados e ministros para uma reunião nessa quinta-feira, em Brasília, com o objetivo de discutir questões de segurança pública. Raul Jungmann, recém-empossado no Ministério Extraordinário da Segurança Pública, vai participar do encontro. O governador Jackson Barreto, que retorna hoje a Sergipe, ainda não confirmou presença na reunião.

Fora da PF
Ontem o ministro Jungmann decidiu trocar o comando da Polícia Federal. Ele levou ao presidente Temer, que acatou, o nome do delegado Rogério Galloro para a direção-geral da PF em substituição a Fernando Segovia. Indicado pelo senador José Sarney, Segovia passou por vários desgastes e não tinha aceitação da corporação.

Lava Jato
A maior aberração de Segovia, já empossado diretor-geral da PF, foi dizer que "uma única mala" de dinheiro era insuficiente para comprovar se os investigados cometeram crime de corrupção. Se referiu à mala de R$ 500 mil em dinheiro - supostamente propina - entregue em abril do ano passado pelo executivo Ricardo Saud, do frigorífico JBS, para o então deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-MG), que repassaria para o presidente Temer, como foi noticiado.

Prazo processual 1
O presidente da OAB/SE, Henri Clay, se reuniu ontem, em Brasília, com o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, e com o senador sergipano Elber Batalha para apresentar o Projeto de Lei que visa estabelecer a contagem de prazo processual somente nos juizados. Henri Clay considera fundamental que a fluência dos prazos processuais em dias úteis seja padronizada, estendendo-se aos juizados de todo o Brasil.
Prazo processual 2
O senador, que já tinha apresentando o projeto na Seccional Sergipana no início do mês, agradeceu a OAB/SE pelo apoio ao projeto e por levar o PL ao conhecimento do CFOAB. Elber explicou a Lamachia que o PL tem o objetivo de uniformizar o sistema processual brasileiro, quanto à contagem dos prazos processuais em matéria cível, no âmbito dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, visando acrescentar a medida à Lei nº 9.009/1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Prazo processual 3
O presidente Claudio Lamachia garantiu que a OAB vai apoiar o projeto e agradeceu o empenho do presidente Henri Clay por sempre lutar pelos mais relevantes interesses da advocacia e da cidadania brasileiras.

Na defesa da igreja 1  
O deputado estadual Gilmar Carvalho esteve ontem com o presidente da Adema, Francisco Dantas. Foi insistir para que a Adema tenha uma posição favorável a manutenção da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, do século XVI, localizada na Praia do Saco.

Na defesa da igreja 2
Na reunião, Gilmar foi informado que o Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura e a Diocese de Estância recorrerão da decisão proferida pelo juiz federal Rafael Soares Souza, da 7ª Vara Federal de Estância, levando a matéria ao crivo do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. "Nosso objetivo é garantir a preservação desse valioso monumento religioso pelas autoridades e órgãos competentes", afirmou.

Veja essa...
Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ontem, do Fórum Estadão: A reconstrução do Brasil, organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo: "Colocar (hoje) a privatização da Petrobras é querer levar bala, todos são contra".

Curtas
A professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe Terezinha Alves de Oliva foi empossada na manhã de ontem como representante da Presidência da República no Conselho Diretor da instituição.

Com a função de exercer a administração da fundação e superintender as atividades financeiras da UFS, o Conselho Diretor é ferramenta fundamental na construção da universidade e, segundo a mais nova integrante, uma possibilidade real de vivenciar ainda mais a UFS e contribuir em outras perspectivas para o crescimento da instituição.
As inscrições para o concurso público da Assembleia Legislativa de Sergipe, que terminariam ontem, foram prorrogadas até às 14 horas dessa quinta-feira exclusivamente pela Internet, no site www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas.

A Alese oferece 96 vagas nos cargos de Técnico e Analista Legislativo, com requisito de nível médio e superior, respectivamente. A Fundação Carlos Chagas (FCC) terá a responsabilidade de organizar o certame. As provas serão aplicadas no dia 23 de abril.