Movimentação dos majoritários

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/11/2017 às 06:34:00

Os nomes cogitados para disputar o Governo do Estado em 2018 começaram o final de semana andando pelo interior. O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), pré-candidato ao governo pela base governista, foi a Porto da Folha junto com o governador Jackson Barreto (PMDB) levar investimentos para o município na ordem de R$ 4,8 milhões.

Os recursos foram para a área da agricultura. Na oportunidade, participaram da entrega de títulos fundiários, de caminhão-tanque e da implantação do programa Mais Palma, além de autorização para construção da ponte do povoado Lagoa da Volta.

Ao lado de JB, Belivaldo visitou a Casa Paroquial para cumprimentar o pároco da cidade, o padre Melchizedech. Também acompanhou o governador em entrevistas as emissoras de rádio.

Estavam no evento em Porto da Folha acompanhando o governador e o vice os deputados estaduais Garibalde Mendonça (PMDB), Zezinho Guimarães (PMDB), Gilmar Carvalho (sem partido) e o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB).

Já pela oposição, os três nomes citados como prováveis candidatos a governador – os senadores Eduardo Amorim (PSDB) e Antônio Carlos Valadares (PSB), e o deputado federal André Moura (PSC) – estiveram em Lagarto, Riachão do Dantas e Itabaiana.   

Em Lagarto, na companhia do prefeito Valmir Monteiro (PSC), os três visitaram obras e órgãos públicos. Visitaram as obras de reforma do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, da Escola Municipal do povoado Tanque e do Centro Especializado de Reabilitação; participaram da entrega de veículos para a Saúde do Município; e da inauguração de uma quadra poliesportiva, no Jardim Campo Novo.

André Moura e Eduardo Amorim ainda concederam entrevista a uma rádio local, oportunidade em que o deputado destacou que a “oposição tem projeto e está pronta para construir um novo Sergipe”.

Depois de Lagarto, as três lideranças da oposição foram para Riachão do Dantas, onde visitaram as instalações do Hospital e Maternidade D. Caçula e a Associação Comunitária Beneficente Dona Caçula, na companhia da prefeita Gerana Costa.

De Riachão do Dantas, os três parlamentares da oposição e com pretensões de disputar o governo foram para Itabaiana, para o povoado Várzea da Cancela, acompanhar o peixamento da Codevasf na barragem do Cajaíba. O prefeito Valmir de Francisquinho (PSC) estava presente.

Na base governista já é consenso o nome de Belivaldo Chagas para o governo. Só falta a oposição decidir agora quem vai enfrentar nas urnas o candidato de Jackson Barreto.

A expectativa é que essa definição ocorra lá para março do próximo ano. Agora é aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

...............................................................................................................

Com o PT

O pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (PMDB) estará hoje em Poço Verde participando de um evento do PT organizado pelo presidente estadual do partido, Rogério Carvalho, e o Diretório Municipal. O evento faz parte do entendimento da base aliada do governador Jackson Barreto (PMDB) de que os partidos governistas convidem Belivaldo para atos políticos que venham a promover para apresentá-lo como pré-candidato governista.

 

Satisfação 1

Belivaldo disse ontem à coluna que está muito satisfeito com a decisão do PT em apoiar seu nome para o governo. Lembra que na última segunda-feira as principais lideranças do partido reafirmaram o compromisso de apoiá-lo e de compor a chapa majoritária, durante reunião com as presenças de Rogério Carvalho, do deputado federal João Daniel, do deputado estadual Francisco Gualberto, da ex-deputada Conceição Vieira, do ex-presidente do partido Silvio Santos, entre outras lideranças petistas. Rogério é o nome do PT para o Senado.

 

Satisfação 2

Enfatiza que a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, e o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, não compareceram à reunião petista da segunda-feira por motivo de viagem, mas telefonaram reafirmando apoio ao seu nome para o governo.

 

Registro

Só a tendência interna do PT, a Articulação de Esquerda, liderada pela deputada estadual Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa, não apoia o nome de Belivaldo Chagas. A corrente, inclusive, durante congresso em Sergipe realizado em outubro passado, fez resolução defendendo que o partido tivesse candidatura própria ao governo e sugerindo o nome do professor Dudu, com pré-candidato ao governo e professor Joel Almeida como pré-candidato ao Senado.

 

O Senado ou nada

A um grupo de jornalistas, Rogério Carvalho declarou que em 2018 se houver dificuldade de composição política para que dispute o Senado na chapa da situação, ele não será candidato a nada. Descartou a disputa ao governo, pelo apoio já acordado a Belivaldo, como também a deputado federal para não atrapalhar a composição do grupo político dentro do PT, que já tem como pré-candidatos a Câmara João Daniel e Márcio Macedo. Disse que se não for candidato,  trabalhará na eleição para eleger os aliados. 

 

Conflito no Ibama

Chegou à coluna a informação de que um grupo interno do Ibama, ligado ao PT insatisfeito com a perda do feudo do órgão em Sergipe, tenta radicalizar e age de forma insubordinada em Sergipe. E que o superintendente Tadeu Rosa deve abrir um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para apurar a falta funcional.

 

Mais uma dos deputados

Com as eleições daqui a 11 meses, líderes de diversos partidos na Câmara dos Deputados passaram a articular a aprovação de um projeto que visa derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aplicar a Lei da Ficha Limpa a políticos condenados por abuso antes de 2010, quando a lei entrou em vigorar.   Com certeza, esse projeto representa um retrocesso que compromete ainda mais a imagem da Câmara, pois o mínimo que pode exigir de um candidato é ser ficha limpa.

 

Ponto de vista

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, o sergipano Carlos Britto, criticou, no Jornal Nacional, o projeto que objetiva derrubar a decisão do STF. Disse que não se pode desconsiderar a vida pregressa de um candidato. “Um individuo fala por si, um parlamentar é porta voz do povo. A Constituição exige de um candidato que seja isento, que não tenha cometido improbidades administrativas. É atrevimento um político nessas condições postular uma candidatura para representar o povo”.

 

Veja essa ...

Publicação ontem no Contraponto da coluna Painel, da F. São Paulo:

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta (8) um projeto que prevê qualificar homicídios contra idosos. Durante a discussão, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), 74, pediu a palavra:

— As leis não vão evitar a criminalidade. Mas, para que não se diga que eu sou contra os idosos, já que estou nessa faixa, votarei favoravelmente, em homenagem ao autor, o senador Elmano [Ferrer, do PTB do Ceará].

— E ao relator! — brincou Edison Lobão (PMDB-MA).

— E ao relator, José Maranhão (PMDB-PB), também em idade bastante avançada… Voto em homenagem à terceira idade, mas acho que o velho vai continuar morrendo…

 

CURTAS

 

A coluna recebeu a informação que o presidente Michel Temer se refere ao deputado federal Laércio Oliveira (SD) como “traidor”. Isso porque um dia antes da votação, na Câmara, da segunda denúncia da Procuradoria Geral da República contra ele, Laércio tinha se comprometido a votar “sim” ao relatório que livrava o presidente, mas no dia da votação não compareceu.   

 

Do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) nas redes sociais: “O desespero com o crescimento de Belivaldo Chagas nas pesquisas fica evidente com esses vídeos caluniosos que estão sendo divulgados nas redes sociais. Vão se acostumando, o Galeguinho está só começando”.

 

 

O PSDB realiza hoje a Convenção do Diretório Estadual, a partir das 9h, na sede do partido. No evento, o senador Eduardo Amorim, que deixou o aquário do PSC para o ninho tucano, será eleito presidente da legenda em Sergipe. 

 

Pelo menos 24 Estados realizaram ontem atos contra a nova lei trabalhista, que entra hoje em vigor no país.  Em Sergipe, avenidas e rodovias estaduais, inclusive a BR – 101, foram bloqueadas.

 

 

 

FOTO LEGENDA

 

Desde ontem à tarde que Eliane Aquino (PT) é a prefeita de Aracaju em exercício. É que Edvaldo Nogueira (PCdoB) estará fora do país na próxima semana participando, como um dos vice-prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos, do 7° Congresso de Cidades Inteligentes a ser realizado em Barcelona (Espanha), entre os dias 13 e 17 de novembro. Segundo Edvaldo, as despesas da viagem serão custeadas pela FNP.

Eliane garante que dará continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na cidade. “Temos uma equipe extremamente comprometida e coesa, que dará continuidade às ações que estão sendo feitas, sempre com o foco muito forte na melhoria da vida da população de Aracaju”, afirmou.