Definição de pauta pós recesso

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/07/2017 às 00:24:00

O recesso do Congresso Nacional se encerra na próxima quarta-feira (2), mas o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), já participou ontem de reunião no Palácio do Planalto para a definição da pauta prioritária para o retorno.

Com a pauta da Câmara trancada por três medidas provisória e a do Senado trancada por mais duas, o líder governista admite que as votações de MPs serão as prioridades. Segundo ele, duas medidas em especial receberão o foco de trabalho do governo, a que cria a taxa de longo prazo (TLP) – nova taxa de juros criada para remunerar os contratos de financiamento com o BNDES - e a que torna a onerar a folha de pagamento de cerca de 50 setores da economia.

“Na comissão mista, nossa meta principal agora é a Medida Provisória 777, que é a da taxa de longo prazo. No plenário, é votar as medidas provisórias que estão na frente para que possamos chegar na reoneração, que é a mais importante de todas elas entre as que estão prontas para votação em plenário”, explicou Moura.

A comissão mista analisa as medidas provisórias e faz modificações ao texto enviado pelo governo antes que o tema seja remetido aos plenários da Câmara e do Senado.

O líder governista também falou sobre a expectativa de novos cortes no Orçamento Geral da União (OGU), que deverá ser remetida pelo Ministério do Planejamento para análise do Congresso em breve. Segundo ele, o foco do governo para garantir que a meta fiscal de déficit de R$ 139 bilhões para este ano seja atingida é no aumento da arrecadação.

Segundo Moura, o aumento de arrecadação não se dá necessariamente por meio do aumento de impostos. De acordo com ele, há medidas em tramitação no Congresso Nacional que, se forem aprovadas, permitirão o aumento da arrecadação. Até lá, no entanto, o líder diz que os cortes serão necessários.

“O anúncio que será feito pelo Ministério do Planejamento lógico que traz preocupações, é natural isso. Ninguém quer saber de cortes, mas são necessários. Necessários para manter a meta fiscal, necessários para manter o equilíbrio da economia. Então, nós estamos cientes disso e agora vamos trabalhar para aumentar a arrecadação, que é o nosso grande problema hoje, para que nós possamos evitar até o final do ano novos cortes”, disse. (Com Agência Brasil).

.................................................................................................................

De volta

O governador Jackson Barreto (PMDB) retornou ontem à noite das suas férias. Hoje reassumirá o comando do estado, durante encontro que terá com Belivaldo Chagas (PMDB) e alguns secretários, oportunidade em que será relatado todas as ações do governo no período que esteve ausente. Somente na próxima segunda-feira JB terá agenda administrativa.

 

Na pauta política 1

Já no próximo mês de agosto o governador deve começar a discutir com os aliados sobre as eleições de 2018.  Vai querer ouvir de cada um o pleito dos partidos e buscar um entendimento para manter unida a sua base aliada.

 

Na pauta política 2

São três partidos aliados brigando por uma vaga na chapa majoritária. Já há a convicção que das quatro vagas uma é de Belivaldo Chagas (PMDB) como candidato a governador e que a outra é do próprio Jackson como candidato a senador.

 

Na pauta política 3

Três partidos estão na disputa pela vaga de vice-governador e a outra de senador. PRB quer indicar o ex-deputado federal Heleno Silva como candidato ao Senado; PT deseja indicar o nome do ex-deputado federal Rogério Carvalho para o Senado; e o PSD o deputado estadual Luiz Mitidieri como candidato a vice.

 

Na pauta política 4

O PRB, que pleiteia uma vaga para o Senado, não criará problema se ficar com a indicação do candidato a vice-governador de Belivaldo. É o que revela Heleno, que já tem o apoio nacional do seu partido para disputar o mandato de senador.

 

Cumprindo agenda

Ontem pela manhã Belivaldo Chagas, ainda como governador em exercício, participou do lançamento do programa Selo Unicef – Edição 2017 – 2020. A solenidade aconteceu pela manhã, no auditório do Palácio de Despachos.

 

Boa notícia

O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem o aviso de licitação para as obras de reforma, ampliação e modernização do pátio e do terminal de passageiros do Aeroporto de Aracaju, e de duplicação da pista de pousos e decolagens. O projeto final para as obras foi apresentado pelo deputado federal André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso Nacional, no início de junho no Palácio dos Despachos, com a presença do governador Jackson Barreto, secretários estaduais e diretores da Infraero. A abertura do pregão está prevista para ocorrer no dia 29 de setembro, a partir das 10h.

 

Comemoração

 “Trata-se de um anseio antigo do nosso povo, uma demanda solicitada faz muito tempo, em vários governos. Agora, com a publicação do edital, temos a garantia do início dessas obras para muito breve. Ao proporcionar mais conforto para todos os usuários do aeroporto, ajudamos também a fomentar o turismo, indústria que mais emprega no mundo”, comemora  André.

 

Festa evangélica

As lideranças políticas do PRB de Sergipe fizeram a festa ontem à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa, para comemorar os 40 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus. A sessão solene foi solicitada pelo deputado estadual Jairo de Glória (PRB) e contou com as presenças dos pastores, o ex-deputado federal Heleno Silva e o deputado federal Jony Marcos, que são da legenda; do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB); do presidente da Alese, Luciano Bispo (PMDB); personalidades do estado e fiéis.

 

Histórico

A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada pelo Bispo Edir Macedo, em 9 de julho de 1977. Atualmente, a Igreja Universal possui 7 milhões de fiéis no Brasil. São 7.157 templos e catedrais no país, em todas as capitais e na quase totalidade dos municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. No corpo eclesiástico da Universal é formado por cerca de 240 bispos e 10.000 pastores no Brasil, além de 80 bispos. Em Sergipe, são 90 igrejas e cerca de 50 mil fiéis.

 

Workshop tucano 1

Nesta sexta-feira, o PSDB Mulher de Sergipe realiza workshop “Determinação feminina, um toque diferenciado no contexto Político e Social”. O evento, que acontece das 8h às 12h no Del Mar Hotel, visa promover uma interação entre os palestrantes, as autoridades e as mulheres presentes, abordando temas sociais e o momento político pelo qual passa o país.

 

Workshop tucano 2

Durante o evento, o senador Eduardo Amorim (PSDB) vai proferir uma palestra com o tema: “Dor Social”.  O conferencista em eventos de gestão pública, política, negócios e pessoas, Antônio Neto, também proferirá palestra sobre "Determinação e protagonismo feminino: ação e reação no contexto político social”.

 

Governo impopular 1

O governo do presidente Michel Temer foi considerado ruim ou péssimo por 70% da população, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. Já 5% consideram ótimo ou bom, 21% regular e 3% não sabem ou não responderam. O levantamento foi divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Governo impopular 2

Pela pesquisa, a popularidade do presidente Michel Temer caiu a seu nível mais baixo. Segundo a CNI, o nível de pessoas que avaliam o governo como ótimo ou bom é o pior desde o final do governo de José Sarney, em julho de 1989, que foi de 7%.  Segundo a pesquisa CNI-Ibope, o percentual dos entrevistados que confiam em Temer caiu de 17%, em março, para 10%, em julho. Já 87% não confiam no presidente; na última avaliação, esse percentual era de 79%. O nível de pessoas que desaprova a maneira do presidente Temer governar também subiu de 73% para 83%. Entre os que aprovam a maneira de governar, eram 20% em março, agora são apenas 11%.

 

 

Veja essa...

Deu muito o que falar o isolamento político do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), em Simão Dias, sua terra natal, durante as festividades religiosas de Senhora Sant'Ana na última quarta-feira. Até os aliados Eduardo Amorim e André Moura não ficaram com ele, mas com o prefeito Marival Santana (PSC).

 

... e essa...

O prefeito Marival tem declarado que vota em André e Eduardo para o governo, mas se o candidato da oposição for Valadares ele apoiará o candidato do governador Jackson Barreto em 2018.   

 

CURTAS

 

 

 

A presença  da vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), em Simão Dias, na festa de Santa Sant´Ana, deixou muita gente com a pulga trás da orelha. Será que Eliane está amadurecendo a ideia de disputar a Câmara dos Deputados em 2018?

 

Os servidores municipais de Aracaju receberão no próximo dia 31 de agosto o salário integral de julho. Também receberão nesta data, os aposentados e pensionistas.

 

Já o Governo do Estado inicia o pagamento dos servidores estaduais, referente ao mês de julho, neste sábado, 29. Nessa data, recebem integralmente todos os professores lotados em escolas e servidores do Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev. O calendário dos demais servidores será divulgado posteriormente.

 

Na próxima segunda-feira acontece a abertura dos envelopes com as propostas das empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana de Aracaju. O edital da Emsurb prevê a contratação das empresas para um prazo de cinco anos, com valor anual dos serviços de R$ 80 milhões.