Bancada federal acionada

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 18/05/2017 às 00:07:00

Prefeitos e governadores de todo o país estão em Brasília desde a terça-feira para compromissos administrativos: 20ª Marcha dos Prefeitos e reunião dos governadores com o presidente Michel Temer. Como não poderia ser diferente, os gestores aproveitam a estadia no centro do poder para visitar os gabinetes dos parlamentares aliados e ministérios em busca de recursos.

O deputado federal Fábio Reis (PMDB) acompanhou o governador Jackson Barreto (PMDB) na audiência com o ministro Marx Beltrão, visando a liberação de R$ 800 mil do Ministério do Turismo, que foram registrados no sistema Sincovi, para realização do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, no período de 21 a 30 de junho.

Já o deputado federal Jony Marcos (PRB) acompanhou JB na audiência com o ministro Roberto Freire (Cultura), quando foi solicitada a liberação de uma emenda parlamentar destinada por ele junto ao Ministério da Cultura, também para o Arraiá do Povo.

Ontem o líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), levou 27 prefeitos de Sergipe para uma audiência com o ministro Marx Beltrão (Turismo). Na oportunidade, os gestores reivindicaram apoio  do Governo Federal para a realização dos festejos juninos, que acenou de forma positiva para atendê-los.

 Os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC), e o deputado Valadares Filho (PSB) levaram o prefeito Iokanaan Santana (PSB/Propriá) para uma audiência com o ministro Mendonça Filho (Educação), visando discutir a implantação da Universidade do Vale do São Francisco, com sede no município. Os parlamentares acompanharam ainda Iokanaan e o prefeito Zé Rosa (PSB/Siriri) a audiência com o ministro Bruno Araújo (Cidades) para pleitear a construção de habitações populares para atender população de baixa renda, a pavimentação e a drenagem de ruas desses municípios e outros de Sergipe.

 O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) levou alguns prefeitos para audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para que pudessem tirar dúvidas.

 Não faltaram promessas!

 ....................................................................................

 Insatisfação

Informações chegadas à coluna, de Brasília, dão conta que os deputados federais Jony Marcos (PRB) e Fábio Mitidieri (PSD) não estão satisfeitos com o fato do deputado federal André Moura (PSC) estar atribuindo todas as conquistas de Sergipe para ele, como líder do governo no Congresso Nacional. Segundo a fonte, os dois parlamentares vão reagir a isso no estado por acharem uma “falta de respeito” André se passar como “salvador de Sergipe”.

 

Ponto de vista

O ex-prefeito e ex-deputado federal Heleno Silva (PRB) diz que estão fora de cogitação os boatos de que André Moura pode ser o candidato a governador no pleito do próximo ano, com o apoio do governador Jackson Barreto (PMDB). “Chance zero, são grupos diferentes. Água e óleo não se misturam. Em 2018 cada um vai para o seu lado”, afirmou, enfatizando que o candidato a governador do seu agrupamento deve ser o vice Belivaldo Chagas (PSB).

 

Máquina de calcular

O vereador Dr. Gonzaga tem confidenciado a amigos que pode deixar o PMDB para disputar mandato de deputado estadual em 2018, com o apoio do ex-deputado Marcos Franco (PMDB). A troca de legenda, por uma outra da base aliada do governo Jackson Barreto, seria para ter mais chance de vitória nas urnas, uma vez que o seu partido tem hoje quatro deputados estaduais competitivos: Luciano Bispo, Goretti Reis, Zezinho Guimarães e Garibaldi Mendonça, além do ainda um forte candidato: o secretário Zezinho Sobral (Inclusão Social).

 

Mudança de nome 1

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) vai mudar de nome. Na última terça-feira o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, que o PTN passe a se chamar “Podemos”. O partido, que obteve o registro no TSE em 2 de outubro de 1997, tem como presidente nacional em exercício Renata de Abreu e como presidente estadual o ex-prefeito Manoel Sukita.

 

Mudança de nome 2

Também o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) pede ao TSE para trocar o nome da legenda para “Avante”. O PTdoB conseguiu o registro na Corte Eleitoral em 11 de outubro de 1994. Atualmente, a sigla tem como presidente nacional Luís Henrique Resende e como presidente estadual o ex-vereador Valdir Santos.

 

São Cristóvão 1

A Câmara Municipal de São Cristóvão julga hoje, a partir das 19h30, contas de quatro prefeitos que sucederam a Zezinho da Everest, logo após a sua morte: Armando Batalha, Alex Rocha, Carlos Umbaubá e Jadel Campos. O Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de Alex e Umbaubá e aprovação com restrições das contas dos dois outros prefeitos.

 

São Cristóvão 2

Hoje o prefeito Marcos Santana tem maioria na Câmara, mas o ex-prefeito Armando Batalha, cujo grupo político mandava na prefeitura até 31 de dezembro, está empenhando em evitar a rejeição de suas contas. Há até um fato curioso: os vereadores Rafael Oliveira (PT) e Lilo Abençoado (DEM) trabalham juntos pela rejeição das contas dos quatro ex-prefeitos. A Câmara tem 15 vereadores.

 

 

Em Brasília

 O governador Jackson Barreto estava feliz ontem com o recebimento da comenda de Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, maior distinção honorífica do País, oferecida a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que tenham se tornado merecedoras pelos seus serviços ou méritos excepcionais. “Quem me conhece, sabe que não sou de vaidades, mas não escondo a alegria e orgulho em receber a maior comenda do País pelo trabalho prestado ao meu povo. Agradeço ao presidente Michel Temer e sua equipe pela honra”, disse.

 

 

Renegociação com o INSS

Projeto (PLS 143/2017), de autoria do senador Eduardo Amorim (PSDB), está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Ele trata da renegociação de dívidas dos municípios com o INSS com o objetivo de diminuir o déficit da Previdência e permitir que as prefeituras possam quitar seus débitos. Explica que a proposta, ao possibilitar que as prefeituras inadimplentes equilibrem suas contas, vai permitir que possam fazer convênios e receber recursos do governo federal.

 

Transposição

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) realizará audiência públicas no Rio Grande do Norte e na Paraíba sobre o andamento do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Uma ação judicial paralisa as obras do eixo norte. O resultado da licitação referente à etapa 1 do projeto está sendo questionada na justiça e, por isso, as obras continuam paralisadas, mesmo depois da assinatura do contrato do Ministério de Integração Nacional com o consórcio vencedor da concorrência pública, em abril.

 

Veja essa...

Vereadores não gostaram do fato do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), não ter realizado sessão plenária em função da morte por acidente de um sobrinho do vereador Seu Marcos (PHS). Os que mais criticaram foram os vereadores Elber Batalha (PSB), Emília Correia (PEN), Kitty Lima (Rede) e Américo de Deus (Rede). Eles queriam que a não realização da sessão fosse colocada em votação, já que só há três sessões por semana. Teve um deles que chegou a comentar, com pessoas próximas, se não haverá também sessão quando morrer o cachorro de algum vereador. 

 

CURTAS

 

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) se reuniu ontem, em Brasília, com o deputado federal André Moura para discutir o apoio para liberação de recursos para projetos do município. No encontro, o prefeito ainda pleiteou a liberação de uma emenda de apoio financeiro para realização do Forró-Caju.

 

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) relatou ontem, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), o Projeto de Lei nº 5.148, de 2016, que propõe uma modificação no Código de Trânsito Brasileiro para facilitar a renovação das Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) das pessoas com deficiências. O seu parecer favorável à aprovação do PL, foi aprovado por unanimidade.

 

A prefeita Verônica Santos (PMDB/Nossa Senhora Aparecida) é um dos gestores sergipanos que está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos. “Esta é uma ótima oportunidade para avançarmos em busca de conquistas para o municipalismo nacional. Assuntos importantes que impactam na vida das pessoas estão sendo discutidos”, afirmou.

 

Hoje  é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Para alertar sobre a gravidade do tema e diante do número assustador de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, o deputado Adelson Barreto (PR) usou ontem a tribuna da Câmara Federal  para cobrar do governo federal que sejam implementadas políticas públicas para erradicar este tipo de crime.