Domingo tem eleição do PT

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 08/04/2017 às 00:02:00

O Partido dos Trabalhadores (PT) é a única legenda partidária no país que elege seus dirigentes. Os presidentes do partido a nível municipal, estadual e nacional e toda a executiva são eleitos democraticamente pela militância, a cada quatro anos, através do Processo de Eleição Direta (PED).

Nesse domingo 1,6 milhão de petistas em todo o Brasil poderão participar do PED municipais do PT, quando nada menos do que 62.748 filiados se apresentaram para concorrer às direções do partido. A eleição vai acontecer em 4.109 municípios do país.

 De acordo com a Secretaria de Organização, foram registrados 3.332 candidatos a presidente, 3,819 chapas para diretórios e 244 para as direções zonais. Além disso, 121 chapas se inscreveram para a eleição de delegados aos Congressos Estaduais.

Em Aracaju, dois candidatos disputam nesse domingo a presidência do Diretório Municipal: o ex-secretário nacional da Juventude do PT, Jeferson Lima, pela Chapa “Várias Forças uma Só Luta”, de número 13, e o advogado Thiago Oliveira, pela Chapa “A Esperança é Vermelha”, número 20.

Jeferson tem o apoio do secretário nacional de finanças do PT, ex-deputado federal Márcio Macedo, e do presidente estadual do partido, ex-deputado federal Rogério Carvalho, que são da tendência majoritária Construindo Um Novo Brasil (CNB). Já Thiago é o candidato da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador de Aracaju Iran Barbosa, que são da Articulação de Esquerda.

Rogério, que no último PED disputou a presidência do PT em Sergipe com o apoio da corrente de Ana Lúcia, no PED 2017 fechou entendimento com Márcio, que foi seu adversário na última eleição interna do PT. Ele apoiará o candidato de Macedo, que é Jeferson, e em troca terá o seu apoio para sua reeleição de presidente estadual do PT.

Trocando em miúdos, teremos nesse domingo, no PED em Aracaju, o embate indireto entre Márcio Macedo/Rogério Carvalho e Ana Lúcia/Iran Barbosa.

Haverá um enfrentamento das duas correntes internas do PT também na eleição para presidente estadual e presidente nacional do partido, que acontecerão em maio e junho respectivamente.

...............................................................................................................

PED Municipal

Nesse domingo, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Sergipe ocorrerá das 8h às 17h. Em Aracaju, ela acontecerá no Sindicato dos Bancários. Os resultados serão contabilizados até o dia 11 de abril e devem ser informados às Executivas estaduais até às 12h. O voto é secreto.

 

PED estadual

No dia 14 de maio, em todo o país, a militância do PT volta às urnas para escolha dos presidentes dos diretórios estaduais e executiva. Em Sergipe, haverá dois candidatos: Rogério Carvalho, que disputa a reeleição, com o apoio do secretário nacional de finanças do partido, Márcio Macedo, e a professora Ângela, com o apoio da deputada estadual Ana Lúcia. Novamente na disputa as correntes Construindo um Novo Brasil (CNB) e Articulação de Esquerda.

 

PED nacional

Já no dia 11 de junho acontecerá a eleição para presidente nacional do PT e da executiva nacional. Estarão na disputa dois senadores: Gleise Hoffmann (PR) e Lindbergh Farias (RJ). Gleise, pela CNB, e Lindbergh pela Articulação de Esquerda.

 

Importância do PED

Para Márcio Macêdo, o PED dá início a um “processo de renovação” dentro da sigla. “As eleições internas do PT são um sucesso em todo o Brasil. Mais de 62 mil pessoas se inscreveram para ser dirigentes municipais e foram formadas chapas em 4 mil cidades, o que demonstra a capilaridade e a força do partido”, destacou o secretário nacional de finanças do PT.

 

Foi flexível

A pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez o discurso de unidade do PT no PED, Márcio Macedo retirou na semana passada a sua pré-candidatura a presidente nacional do partido em favor da senadora Gleise.

 

Apelo de Lula 1

Em vídeo divulgado para toda militância petista, o ex-presidente Lula destaca a importância de o petista ir votar e contribuir para o fortalecimento do PT e o legado partidário. Para Lula, 2017 é um ano importante, quando o partido vai recuperar sua imagem e dar uma resposta àqueles que tentam, desde 2005, destruir o PT.

 

Apelo de Lula 2

“Nós sobrevivemos, ganhamos 2006, 2010 e 2014. Queria falar com você, com seu coração e alma. Nunca esse país precisou tanto do PT como agora. Compareça em massa no seu município, vamos fazer um grande encontro municipal, depois um estadual, para um grande nacional, lavando a alma do povo trabalhador desse país e do povo petista”, afirmou Lula, que pode disputar a presidência da República em 2018.

 

Perguntar não ofende

O que faz guardado na Companhia Fazendária, na Rua Acre, três furgões para mercadoria em trânsito comprados pela Secretaria de Estado da Fazenda há dois anos?

 

No governo municipal

Os vereadores de Aracaju Vinícius Porto (DEM) e Fábio Meirelles (PPS) já aderiram à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Os dois, inclusive, chegaram a assinar requerimento da oposição pedindo instalação da CPI do Lixo, depois, em plenário, votaram contrários à sua criação por já estarem aliados do prefeito.

 

Quadro atual

Com a adesão de Vinícius Porto e Fábio Meirelles à base governista, Edvaldo Nogueira passa a contar agora com 16 vereadores na Câmara Municipal. Vale lembrar que sua coligação elegeu oito: Iran Barbosa (PT), Antônio Bittencourt (PCdoB), Bigode (PMDB), Pastor Alves (PRB), Evando Franca (PSD), Nitinho (PSD) e Dr. Gonzaga (PMDB).

 

Na oposição

Só estão na oposição agora os vereadores: Elber Batalha (PSB), Lucas Aribé (PSB), Emília Correa (PEN), Cabo Amintas (PTB), Kitty Lima (Rede), Américo de Deus (Rede) e Iran Barbosa (PT), que passou para a oposição.

 

Esperando a Câmara

De Edvaldo Nogueira, à coluna, ao ser indagado se é favorável ao projeto de resolução do presidente da Câmara, vereador Nitinho (PSD), que transfere para o Poder Executivo Municipal o poder de decidir pelo aumento da tarifa de ônibus em Aracaju: “Não vou me antecipar a um projeto que a Câmara está decidindo. Ela tem autonomia para isso. Na hora certa vou sancionar ou vetar o projeto”. Pela lei atual é a Câmara Municipal quem aprova o valor e o prefeito sanciona.

 

Agora é lei

A Assembleia Legislativa aprovou e o governo sancionou a emenda à Lei Complementar nº 282 de 21 de dezembro de 2016, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), que assegura a participação de profissionais de engenharia na carreira de auditor Técnico de Tributos. A Lei Complementar assinada pelo governador Jackson Barreto em 30 de março deste ano foi publicada no Diário Oficial no dia 03 de abril.

 

Tudo em um

Dados biométricos e civis, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor, serão concentrados em um único documento: o de Identificação Nacional (DIN). É o que determina o Projeto de lei da Câmara (PLC) 19/2017, aprovado nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. A proposta será agora votada pelo Plenário do Senado.

 

Veja essa...

Do ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE, Reinaldo Moura, sobre decisão da Justiça de retirar nomes de pessoas vivas de prédios e espaços públicos: “O sétimo andar da Assembleia construído quando fui deputado-presidente tem meu nome. Estou indeciso se "morro" e fico com a homenagem ou se "vivo" e perco a homenagem. Pior é João, Albano,Valadares e Jackson que juntos tem uns 100 prédios.
Deixei Edvaldo Nogueira fora porque ele está "sumido".
Atenção Jeguinho: Ou guarde a placa para quando eu morrer ela voltar para o lugar ou me dê de presente”.

 

CURTAS

Vários prefeitos almoçaram com o líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), em Itabaiana. Na oportunidade, agradeceram os recursos que vem conseguindo para seus municípios.

 

Os prefeitos que estiveram ontem com André: Valmir de Francisquinho (Itabaiana); Cristiano Beltrão (Ilha das Flores); Negão (Carira); Alan de Agripino (Areia Branca); Iggor Oliveira (Poço Verde); Junior Chagas (Poço Redondo); Anderson de Zé das Canas (Frei Paulo) e Everton Lima (São Miguel do Aleixo).

 

Durante a presença do secretário municipal André Sotero (Saúde), em audiência pública na Câmara, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) sugeriu que seja feito o recadastramento do cartão de identificação do usuário do SUS. Segundo ele, a cidade possui mais que o triplo de cartões que deveria, e isso tem comprometido na qualidade do serviço.

 

Finalmente foi publicada no Diário Oficial da União de ontem a portaria interministerial para a venda do grão de milho subsidiado pelo Programa Venda Balcão da Conab a preço de custo ao produtor leiteiro. A saca de 60 Kg do grão será repassada ao valor teto de R$ 33. 

 

O ato deixou satisfeito o deputado federal Jony Marcos (PRB), que chegou a cobrar na tribuna da Câmara, esse compromisso do presidente Temer e ameaçar ao chamar de mentiroso se não fizesse o prometido.