Inaugurações de Comitês

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Mais dois pedidos de impugnação de candidatura ontem contra o candidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Os pedidos foram feitos pela coligação do candidato a prefeito Jerônimo Reis Neto (PMDB) e pelo candidato Raimundo Ribeiro Júnior (PEN).
Mais dois pedidos de impugnação de candidatura ontem contra o candidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Os pedidos foram feitos pela coligação do candidato a prefeito Jerônimo Reis Neto (PMDB) e pelo candidato Raimundo Ribeiro Júnior (PEN).

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 20/08/2016 às 00:34:00

Mais dois pedidos de impugnação de candidatura ontem contra o candidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Os pedidos foram feitos pela coligação do candidato a prefeito Jerônimo Reis Neto (PMDB) e pelo candidato Raimundo Ribeiro Júnior (PEN).
Entre os argumentos levantados pela defesa de Jerônimo Neto a ausência de certidões criminais fornecidas pelos tribunais competentes; ausência de certidões de objeto e pé, e existência de processos criminais; inelegibilidade por condenação do Tribunal de Justiça de Sergipe por crime contra a administração pública; e inelegibilidade por decisão do Tribunal de Contas da União por irregularidades em processos licitatórios quando prefeito de Lagarto.
Anteontem foi a coligação DEM/PMDB/PSD/PV/PMN que protocolou pedido de impugnação do registro de candidatura contra Valmir.

Inaugurações de Comitês

A campanha eleitoral começou no último dia 16 de agosto, mas somente dois dos sete candidatos a prefeito de Aracaju já colocaram o bloco na rua: Valadares Filho, da Coligação "Aracaju vai Renovar", e Edvaldo Nogueira, da Coligação "Para Aracaju ter qualidade de Vida".
Ontem mesmo, à noite, esses dois candidatos inauguraram os comitês eleitorais em clima de festa e que contou com as presenças de lideranças políticas e candidatos a vereador das coligações, além de simpatizantes. O de Valadares Filho está instalado na Av. Hermes Fontes e o de Edvaldo Nogueira na Barão de Maruim, para manter a tradição de campanhas anteriores.

O governador Jackson Barreto (PMDB), o vice Belivaldo Chagas (PMDB), os deputados federais Jony Marcos (PRB) e João Daniel (PT), o presidente da Assembleia Garibalde Mendonça (PMDB) e os deputados estaduais Gustinho Ribeiro (PRP), Conceição Vieira (PT) e Ana Lúcia (PT) estavam entre as lideranças que marcaram presença na inauguração do comitê da campanha de Edvaldo Nogueira, que tem como vice a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT). Além dos peemedebistas históricos Benedito Figueiredo e João Augusto Gama.
Os senadores Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSC), os deputados estaduais Venâncio Fonseca (PP), Luciano Pimentel (PSB) e Capitão Samuel (PSL), e o prefeito Fábio Henrique (PDT) estavam entre as lideranças presentes a inauguração do comitê da coligação de Valadares Filho, que tem como  vice o pastor e deputado estadual Antônio dos Santos (PSC).
Edvaldo e Valadares passaram a semana em campanha. EN fez caminhadas pelo centro da cidade e calçadão, ao lado de Eliane Aquino, e várias reuniões com lideranças e visitas. VF participou ao lado do vice Antônio dos Santos de carreata, reuniões políticas e visitas.
Já o candidato à reeleição João Alves Filho, da Coligação "Aracaju em Boas Mãos", ainda não colocou o bloco na rua como os demais candidatos Dr Emerson (Rede), Vera Lúcia (PSTU), Sônia Meire (PSOL) e João Tarantella (PMN).

Esperava-se que por ser uma campanha curta, de apenas 45 dias, e João Alves ser prefeito de Aracaju, que já estivesse com toda a campanha estruturada e com o bloco na rua.
Diferente de Valadares Filho e Edvaldo Nogueira, João Alves passou a semana em Brasília tentando viabilizar recursos para a campanha. Ontem se reuniu com lideranças e candidatos do PV, hoje dará entrevista no programa do Sepuma, na Rádio Jornal, e somente na segunda-feira se reunirá com a coordenação de campanha para definição de agenda e inauguração de comitê.
É essa falta de estrutura e organização da campanha de JAF e a sua vontade inicial de não ser candidato a reeleição, que ainda tem muita gente acreditando que o prefeito vai acabar desistindo da candidatura.

Levantamento de candidaturas
A coluna da hoje encerra a publicação dos candidatos a prefeito e coligações nos 75 municípios de Sergipe, conforme levantamento feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estado tem 229 candidatos a prefeitos e 5.257 candidatos a vereador.

Pacatuba
O município tem três candidatos a prefeito: Alexandre Martins (PSC), com a coligação PSC/PSDB/PSD/PSB/PSL; Cabeludo (PEN), tendo na coligação PEN/PROS; e Diva (PMDB), com a coligação PMDB/PRP/PMN/PDT/PCdoB/PT. Pacatuba tem 56 candidatos a vereador.

Pedra Mole
São dois os candidatos a prefeito no município: Neto de Milton (DEM), com a coligação DEM/PSB/PP/PTdoB/PEN; e Zé Augusto de Zé de Loló (PSD), com a coligação PSD/PMDB/PT/PHS/PROS/PRB. Em Pedra Mole são 27 os candidatos a vereador.

Pedrinhas
Apenas dois candidatos a prefeito também em Pedrinhas: Domingo de Gonzaga (PSB), com a coligação PSB/PSC/PMDB/PP/PSD/PRB/PSDB; e Mara da Farmácia (PDT), tendo na coligação PDT/PSDC/PTC/PPL/PCdoB/PPS. O município tem 50 candidatos a vereador.

Pinhão
No município são três os candidatos a prefeito: Ana Rosa (PMDB), com a coligação PMDB/PDT/PSC/PHS/PTC/PSDB/PROS; Eduardo Marques (PSB), tendo na coligação PSB/PRB/PTB/PSD/PTdoB/PV; e Luiz de França (SD). Pinhão tem 51 candidatos a vereador.

Pirambú
São três os candidatos a prefeito no município: Dr. Nilton (PMDB), com a coligação PMDB/PROS; Elinho (PSC), com a coligação PSC/PR/PRB/DEM/PSDB; e Mirza Prado (PPL), tendo na coligação PPL/PTB. Em Pirambú são 69 os candidatos a vereador.

Porto da Folha
O município tem seis candidatos a prefeito: Anselmo Rito (Rede); Demar (PMDB), com a coligação PRB/PMDB/PPS/PP; Gilmar Xavier (PMN); Miguel da Lagoa Salgada (PSOL); Miguel de Dr Marcos (PR). Tendo na coligação PR/PROS; e Rita de Manoel de Rosinha (PT). Porto da Folha tem 67 candidatos a vereador.

Poço Redondo
Concorrem ao cargo de prefeito no município três candidatos: Alex Sport (PSB), com a coligação PSB/PMDB/PDT/PROS/PT/PMB/PCdoB; Drivan Rosa (DEM), tendo na coligação DEM/PSD/PRP/PHS/PV/PTdoB/PSL; e Dr. Júnior Chagas (PRB), com a coligação PRB/SD/PP/PR/PSDB/PMN/PSC. Em Poço Redondo são 60 os candidatos a vereador.

Poço Verde
São três os candidatos a prefeito no município: Iggor Oliveira (PSC), com a coligação PTB/PSC/PR/PPS/DEM/PSDC/PHS/PMN/PTC/PRP/PSDB/PSD/PTdoB/PROS; Luis Américo (PRB); e Thiago Doria (PSB), tendo na coligação PT/PCdoB/PDT/PP/PSB/PPL. Poço Verde tem 52 candidatos a vereador.

Própria
O município tem quatro candidatos a prefeito: Dr Valberto (SD), tendo na coligação PDT/PT/PMDB/PHS/PMB/PTC/PEN/PCdoB/ PTdoB; Iokanaan Santana (PSB), com a coligação PSDC/PSB/PPS; Luis Chaves (Rede); e Paulo Dantas (DEM), que vem com PRB/PSL/PSC/DEM/PMN/PRP/PSDB/PR/PSD.  Em Propriá são 79 os candidatos a vereador.

Riachuelo
Apenas dois candidatos registraram candidatura no município: Candida Leite (PMDB), com a coligação PMDB/PSB/PDT/PT/PV/PEN/PSD/PRP; e Deminho (PRB), que tem na coligação PRB/PTB/PTN/SD. Riachuelo tem 48 candidatos a vereador.

Riachão do Dantas
São três os candidatos que estão concorrendo a prefeitura municipal: Gerana (PTdoB), com a coligação PTdoB/PSB; Nelson Araújo (PPL); e Simone de Dona Raimunda (PCdoB), que vem com a coligação PCdoB/PSD/PT/PMDB/PTC/PPL/PROS. Riachão tem 74 candidatos a vereador.

Ribeirópolis
No município três candidatos estão na disputa para a prefeitura: Antonio Passos (DEM), que vem com PTC/DEM; Uita Barreto (PSB), com a coligação PMDB/PSB/PMB/PDT; e Vaninha de Cajueiro (PROS), tendo na coligação PROS/PRB/Rede/PSC/PSD/PR. Em Ribeirópolis são 43 candidatos a vereador.

Rosário do Catete
Três candidatos estão concorrendo a prefeitura de Rosário: Helinho (PSD), que está na disputa com a coligação PSD/PPS/PSB/PMDB/PDT/SD; Laércio Passos (PSC), com PSC/PV/PT/PSL/PRP; e Monteirinho (PRB), que vem com PRB/DEM/PHS. No município são 46 os candidatos a vereador.    

Salgado
O município tem quatro prefeituráveis: Duilio (PSB), com a coligação PP/PDT/PT/Rede/PPS/PMN/PSB/PRP/PSD/PCdoB; Gidelson Santana (PRB), tendo na coligação PRB/PSL/PROS/PTdoB; Gilvando Barbosa (PSC), que vem com PSC/PSDC/DEM/PTC/SD/PSDB/PEN; e Heraldo Antao (PV). Em Salgado são 82 os candidatos a prefeito.

Santa Luzia do Itanhy
Apenas dois candidatos a prefeito no município: Adauto Amor (PSD), que vai para a disputa na coligação PSD/PMN; e Edson Cruz (PMDB), com PDT/PMDB/PSC/DEM/PV/PRP/PTdoB/PROS/SD. Santa Luzia tem 82 candidatos a vereador.

Santana do São Francisco
São quatro os candidatos a prefeito no município: Dona Preta (PDT), com a coligação PDT/PR/PSDC; Junior Barrozo (PSC), que vem com PP/PSC/PCdoB/DEM/PTN/PSDB; Ricardo Roriz (PMDB), que tem na coligação PMDB/PT/PSL/PHS/PMN/PEN/SD/PRB; e Robertinho (PSD). São 52 os candidatos a vereador em Santana do São Francisco.

Santo Amaro das Brotas
O município tem quatro candidatos a prefeito: Chileno (PSL), tendo na coligação PSL/PMN/PPS/PRP/PV; Dadau (PSB), com a coligação PSB/PMDB/PDT/PT/PTN/DEM/PHS/PCdoB/SD; Garção da Farmácia (PEN); e Ivaldo Costa (PSC), com PSC/PP/PR/PSDB/PSD/PTdoB. Santo Amaro tem 128 candidatos a vereador.

Simão Dias
Concorrem a prefeitura municipal: Cristiano Viana (PSB), com a coligação PSB/PMDB/PT/PSD; Marival Santana (PSC), que vem com PP/PDT/DEM/PV/PCdoB/PR/PSDB/PPL/PTdoB/PROS/PSC/PRB; e Orlando do Sindicato Rural (PPS), com a coligação PPS/SD. Simão Dias tem 101 candidatos a vereador.

Siriri
Apenas dois candidatos a prefeito em Siriri: Marquinhos Mascarenhas (PTN), com a coligação PV/PTdoB/PEN/PMDB/PSC/PTN/DEM; e Zé Rosa (PSB), tendo na coligação PRB/PT/PR/PSB/SD/PCdoB. São 48 os candidatos a prefeito no município.

São Cristovão
O município é o campeão de candidatos a prefeito em Sergipe. São nove: Batalha (PRP), com a coligação PRP/PSDB/PMN/PSC/PMB/PPL/PTC; Betão do Povo (PSD), tendo na coligação PSD/PSL/PT/PP; Carlos Vilão (DEM), com DEM/PR; Erundino Prado (Rede); Gedalva Umbaubá (PTN), com PTN/PRTB; Izaias Almeida (PPS), tendo na coligação PPS/PTdoB/PHS; Lauro Rocha (PRB), com SD/PRB/PROS; Marcos (PMDB), que vem com PDT/PMDB/PSDC/PSB/PV/PCdoB; e Professor Luiz Alberto (PSOL). São Cristovão tem 241 candidatos a vereador.

São Domingos
Disputam a prefeitura municipal: Dilson Viana (PP), com a coligação PP/DEM/PDT/PSB/PSC/PSDB/PV; Leila de Cosminho (PSD), tendo na coligação PSC/PPS/PSD; e Pedrinho (PT), com PT/PMDB/PTN/PSL. Em São Domingos são 32 os candidatos a vereador.

São Francisco
Dois candidatos apenas concorrem a prefeito no município: Ailton Nascimento (PMDB), com a coligação SD/PHS/PMDB/PT/PDT/PRB; e Altair-Leoa (PSB), tendo na coligação PSB/PSD/PSDB/PCdoB. São Francisco tem 31 candidatos a vereador.

São Miguel do Aleixo
No município são dois candidatos somente para prefeito: Edvaldo Rocha (PDT), com a coligação PDT/PMDB/PT/PV/PSD/PROS; e Everton Lima (PSDB), tendo na coligação PSDB/PR/PSC/PHS/DEM/PSB. São apenas 29 candidatos a vereador.

Telha
Em Telha também tem apenas dois candidatos a prefeito: Domingos (PSC), com a coligação PSC/DEM/PRP/PTB/PP/PTC; e Flávio Dias (PMDB), tendo na coligação PMDB/PT/PPS/PV/PSD/PCdoB/PROS. O município tem somente 28 candidatos a vereador.

Tobias Barreto
São quatro os candidatos a prefeito em Tobias: Adeilson Nogueira (PPL); Diógenes Almeida (PMDB), com a coligação PMDB/PSD/PRP/PP/PEN/DEM; Edvaldo Pariceiro (PTdoB); e Nego (PROS), que está na disputa com a coligação PROS/PT/PDT/PCdoB/PSDB/PR/PSB/PSL/PTN/PSDC/SD/PV. No município são 86 os candidatos a vereador.

Tomar do Geru
O município tem três candidatos a prefeito: Augustinho da Padaria (PMDB), que tem na coligação PDT/PP/PT/PMDB/PPS/PSB/PV/PRB/PTN/PSD; Pedrinho Balbino (SD), com a coligação SD/PR/PSL/PSC/PMN/PTC/PCdoB/PTdoB; e Zui (PEN). Tomar do Geru tem 32 candidatos a vereador.
 
Umbaubá
Apenas dois candidatos concorrem a prefeitura municipal: Humberto Maravilha (PMDB), com a coligação DEM/PSDC/PMN/PSC/PEN/PHS/PMDB/PDT/PT/PROS/PRB/PRP; e Zé de Francisquinho (PSDB), que está na disputa com a coligação PSDB/PRTB/PP/PTB/PSL/PTC/PPS/PSB/PSD/PTN/SD. Em Umbaúba são 60 os candidatos a vereador.

Curtas
O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC) não compareceu a inauguração do comitê de Valadares Filho. Estava em São Paulo participando de uma reunião com o presidente interino Michel Temer.

Aconteceu ontem, em Socorro, a inauguração do comitê eleitor do candidato a prefeito Zé Franco (PSDB). No ato político, bem concorrido, o prefeito Fábio Henrique foi o mestre de cerimônia e o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), disse que haveria uma parceria de Zé Franco em Socorro com Valadares Filho em Aracaju.

No último dia 17 Zé Franco e Machado estiveram em Brasília, onde foram recebidos pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.  Aécio deve ir a Socorro apoiar Franco, uma vez que o partido considera prioridade nacional sua candidatura segundo Machado. Os dois também foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

O prefeito Fábio Henrique não apoia o candidato do governador Jackson Barreto a prefeito de Aracaju [Edvaldo Nogueira], mas segue firma a aliança com JB. Ontem, Jackson soltou durante inauguração em Nossa Senhora de Socorro: "o limite da nossa caminhada, Fábio Henrique, é o céu".