O quadro de candidatos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 18/08/2016 às 00:51:00

Vem chamando a atenção o nome de uma empresa denominada "Temer - Soluções Financeiras", que fica na Vila Militar. Não tem quem não passe e olhe, já que tem o sobrenome do presidente interino Michel Temer.

O quadro de candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de vagas disponíveis ao cargo de vereador e prefeito para as eleições municipais de 2016. Para prefeito, o número corresponde ao total de municípios que participarão desse pleito, que é de 5.568. Já para vereador, em todo o país serão 57.931 vagas. Esses dados foram informados ao TSE pelos cartórios eleitorais de todo o Brasil.
O Estado de Minas Gerais, por exemplo, está em primeiro lugar em oferta de vagas, com 853 para prefeitos e 8.481 para vereadores. Em segundo lugar está o Estado de São Paulo com 645 vagas para prefeitos e 6.985 para vereadores.

Sergipe, o menor estado da federação, tem 75 vagas para prefeito e 795 vagas para vereador. O estado tem 229 candidatos a prefeito, 229 candidatos a vice e 5.217 candidatos a vereador nos 75 municípios.
Aracaju e São Cristóvão são os municípios com um maior número de candidatos a prefeito e vereador. A capital tem sete candidatos a prefeito e São Cristóvão um total de nove. Já para vereador Aracaju tem 411 candidatos e São Cristóvão 232.

O número de vagas para vereador é determinado pela quantidade de habitantes, em conjunto com a Lei Orgânica de cada município. Para exemplificar, em um suposto município com 125 mil habitantes a lei permite até 19 vereadores, mas a legislação desse município pode autorizar apenas 18, por não ter recursos financeiros para suportar mais.
O artigo 29 da Constituição Federal, juntamente com a Emenda nº 58, de 2009, define no inciso IV apenas um número máximo de vereadores conforme o número de habitantes do município. Mas o que estabelece de fato a quantidade é a Lei Orgânica de cada município, a lei máxima que o rege. (Com o TSE)

Lista de candidatos
Até esse sábado a coluna divulgará os candidatos a prefeito dos 75 municípios de Sergipe e a quantidade de vereadores. No estado são 229 candidatos a prefeito e 5.217 candidatos a vereador. Esses números podem ter alterações, mediante o fato de 1.305 candidatos se encontrarem em situação irregular, por pendências na documentação exigida e impugnações nos cartórios eleitorais.

Amparo do São Francisco
O município tem três candidatos a prefeito: Franklin Freire (PR), que vem com a coligação PR/PTB/PP/PT/PTN/PHS/PTC/PEN/PSD/PCdoB/PSC; Niltinho (PSB), com a coligação PMDB/PPS/Rede/PSB; e Vel (PDT). Em Amparo são 28 os candidatos a vereador.

Aquidabã
São quatro os candidatos a prefeito no município: Carlinhos de Pedro de Lino (PMDB), com a coligação PDT/PMDB; Dr. Mário (PRB), com a coligação PRB/SD/PSD/PPS/PT/PROS/PSC/PTC/PSB/PSDB/PEN; Mylena Rocha (PCdoB), com a coligação PCdoB/Rede; Vanilton Francisco (PV), com a coligação PV/PMN/PRP. Em Aquidabã são 70 os candidatos a vereador.

Arauá
O município tem dois candidatos a prefeito: Almir da Laranja (PSD), com a coligação PRB/PT/PHS/PDT/PMDB/PV/PRP/PSD; e Ranulfo (PSB), que tem na coligação PP/PSC/DEM/PSB/PENPPL/PCdoB/PROS. Arauá tem 49 candidatos a vereador.

Areia Branca
São seis os candidatos a prefeito no município: Acacia (PSD), que tem na coligação PSD/PMDB/PTdoB; Alan de Agripino (PSC), com a coligação PP/PSC/PTC/PRP/PSDB/PCdoB; Márcio Nascimento (PPS); Renata da Eletrônica (PV); Sandra de Zé da Serraria (PMN), com a coligação PRB/PMN; e Zé Ailton do Junco (PR), da coligação PR/PSB/PDT/PT/PTB/PMBPSL. Em Areia Branca são 104 os candidatos a vereador.

Barra dos Coqueiros  
O município tem cinco candidatos a prefeito: Airton Martins (PMDB), com a coligação PMDB/PRB/PSB/PDT/PSC/PSDC/PMN/PCdoB/PROS/PSD; Cláudio Caducha (PT), na coligação PT/Rede/PR/SD/PTdoB; Gilmar Oliveira (PP), com a coligação PP/PV; Gilvan Pintinho (PPS); e Paulo Silas (PPL), com a coligação PPL/PSL/PTB. Na Barra são 152 candidatos a vereador.

Boquim
Apenas dois candidatos a prefeito no município: Eraldo de Cabeça Dantas (SD), que disputa com a coligação PP/PT/PSC/PV/PSDB/SD/Pros; e Jean Carlos (PSD), com a coligação PRB/PDT/PHS/PTN/PMN/PSB/PSD/PMDB. Em Boquim são 72 os candidatos a vereador.

Brejo Grande
O município tem três candidatos a prefeito: Clysmer (PSB), com a coligação PSB/PPS/PRP/PTN/PT/PEN/PSDC; Tadeu Pereira (PSD), que tem na coligação PSD/PTC/PSDB; e Yedo (PSC), com a coligação PSC/PMDB/PDT/PHS/PV. Em Brejo Grande são 54 os candidatos a vereador.

Campo do Brito
São quatro os candidatos a prefeito: Bel de Pio (PSD), com a coligação PRB/PT/PSL/PSC/PPS/DEM/PSDB/PSD; Léo Rocha (PSB), com a coligação PSB/PP/PDT/PMDB/PTN/PMN/PV/PEN; Professor Gilenaldo (Psol); e Zé Carlinhos (PHS), tendo na coligação DEM/PTdoB/PHS. Em Campo do Brito são 40 os candidatos a vereador.

Canhoba
O município tem quatro candidatos a prefeito: Chrystophe Divino (PTB), com a coligação PTB/PT/PV/SD/PSB/PDT; Lidon (PSC), com a coligação PSC/PPL;  Manoel Arroz (PSD), com a coligação PP/PMDB/PPS/DEM/PSDC/PSDB/PEN/PSD; e Mimi de Lealdo (PTN).

Canindé do São Francisco
São apenas dois os candidatos a prefeito no município: Marinho (PSC), com a coligação PSL/DEM/PSC/PTN/PMN/PT/PSB/PPL/PPS/PMB; e Orlandinho (PSD), que tem a maior coligação PRB/PP/PDT/PTB/PMDB/PR/PTC/PV/PRP/PSDB/PEN/PSD/PCdoB/SD. Em Canindé são 78 os candidatos a vereador.

Capela
O município tem três candidatos a prefeito: Astrogilda da Farmácia (PMN), com a coligação PDT/PTB/PSL/PSC/PR/PMN/PSB/PSD/PROS; Nacelio Andrade (PRB), tendo na coligação PRB/DEM/PEN/PPL; e Silvany Sukita (PTN), com a coligação PT/PMDB/PTN/PPS/PRP/PCdoB. Capela tem 74 candidatos a vereador.

Carira
Em Carira são três os candidatos a prefeito: Diogo Machado (PSD), com a coligação PSD/PMDB/DEM/PHS/PTdoB/PDT; Erivaldo de Valmir (SD), tendo na coligação SD/PTN/PEN/PROS; e Negão (PSC), que vem com a coligação PSC/PP/PR/PTC/PSDB/PTB. O município tem 60 candidatos a vereador.

Carmópolis
São quatro os candidatos a prefeito: Felipe de Esmeralda (PSD), com a coligação PT/PMDB/PMN/PSB/PSD/PCdoB/PROS; Pablo Passos (PRP); Professor João Carlos (Rede); e Volney Leite (DEM), tendo na coligação PP/PSC/PR/DEM/PRTB/PTC/PSDB/PEN/PTdoB/SD. Em Carmópolis são 70 os candidatos a vereador.

Cedro de São João
Apenas dois candidatos a prefeito no município: Dr. Marcos (PMDB), com a coligação PMDB/PT; e Neudo Alves (DEM), tendo na coligação DEM/PSD/PV. Cedro tem apenas 26 candidatos a vereador.

Cristinápolis
São apenas dois os candidatos a prefeito no município: Du de Juca (PDT), com a coligação PDT/PSD/PSDB/PR/PT/PSB/SD/PTC/PCdoB/PTN/PMB/PV; e Sandro de Jesus (PMDB), com a coligação PMN/PEN/PMDB/PP. O município tem 66 candidatos a vereador.

Cumbe
O município tem apenas dois candidatos a prefeito: Eri (PSB), com a coligação PSB/PTB/PT/PSC/PSDB/SD/PV; e Marcelo Moraes (PSD), tendo na coligação PSD/PMDB/PTN. Cumbe tem apenas 23 candidatos a vereador.

Divina Pastora
São três os candidatos a prefeito: Cabelinho (PSB), com a coligação PSB/PTdoB/PRB/PDT/PTB/Rede/PTN/PMN/PMB/PEN; Dr Sylvio (SD), com a coligação SD/PMDB/PPS/PT/PSD/PP; e Franci de Shorica (PSC), com a coligação PSC/PSDB/PRP/PR/PSL/PTC/PROS. O município tem 41 candidatos a vereador.

Estância
No município são quatro os candidatos a prefeito: Dr. Carlos Magno (PSB), com a coligação PSB/PT/PMDB/PSDC/PTdoB/PROS; Dr. Gilson Andrade (PTC), com a maior coligação PTC/PRB/PP/PPS/PMN/PSC/PSL/PSD/PR/PSDB/PTB/PV/PRP/SD/Rede/PCdoB/PMB/PDT; Marcio Souza (Psol), com a coligação Psol/PCB; e Titó (PPL). Estância tem 120 candidatos a vereador.

Feira Nova
São apenas dois os candidatos a prefeito: Elenaldo Dantas (PMDB), com a coligação PMDB/PCdoB/PRB/PT/PTB/PSC/PSDC/PV; e Painho (PSDB), tendo na coligação PSDB/PDT/PSB/PSD/PSL/PROS/PRP/SD/PHS. O município tem 41 candidatos a vereador.

Frei Paulo
O município tem somente dois candidatos a prefeito: Anderson de Zé das Canas (PMDB), tendo na coligação PMDB/PT/PDT/PSL; e Gabriel Oliveira (DEM), com PSC/PR/DEM/PSDB/SD. Frei Paulo tem 31 candidatos a vereador.

Gararu
Em Gararu são quatro os candidatos a prefeito: Elizabeth (PSC), com a coligação PSC/PTB/PTC/PMN/PSDB/PR/PPL/SD; Helder (PMDB), tendo na coligação PMDB/PSB/PSD/PRB/PEN/PCdoB; Jânio da Saúde (PP); e Toinho de Rollemberg (PROS), com a coligação PROS/PT/PHS/PV/PDT. O município tem 42 candidatos a vereador.

General Maynard
São três os candidatos a prefeito no município; Acássia (PRB), com a coligação PRP/PMDB/PEN; Rodrigo Sobral (PSC), tendo na coligação PP/PSB/PSC/PSDB/PMB; e Valmir (PSD), com a coligação PSD/PDT/PCdoB/PPS//PT. Em General Maynard são 46 os candidatos a vereador.

Graccho Cardoso
Somente dois candidatos a prefeito no município: Arakém (PSD), com a coligação PSD/PHS/PMDB/PMN/PRB/PTB/PV/PDT; e Cassinho de Quixabeira (PSB), tendo na coligação PSB/PTC/PT/DEM. Graccho tem apenas 29 candidatos a vereador.

Ilha das Flores
O município também tem apenas dois candidatos a prefeito: Cristiano Beltrão (PSC), com a coligação PRB/PSC/PSDB; e Zinho (PSB), tendo na coligação PSB/PMDB/PSD/PSL/PCdoB. Ilha das Flores tem 47 candidatos a vereador.

Veja essa...

Na procissão de Nossa Senhora da Conceição, em Poço Redondo, na segunda-feira passada, como é normal, estavam os agrupamentos dos três candidatos a prefeito: Alex Sporte (PSB), Dr. Ivan Rosa (DEM) e Dr. Júnior Chagas (PRB). O que chamou a atenção foi o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) estar na procissão no grupo de Dr. Ivan, que é do DEM e tem como vice Júnior Bitoja (PSD), e não no grupo do candidato do seu partido, que tem o apoio do prefeito Roberto Araújo (PT).

Curtas
O candidato a prefeito Edvaldo Nogueira e a vice Eliane Aquino, da Coligação "Pra Aracaju ter qualidade de vida", participaram ontem de reunião com a Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade. Comprometeram-se a criar um órgão específico na prefeitura para tratar das políticas públicas de acessibilidade para o município.

Hoje eles retornam ao centro da cidade para uma caminhada no calçadão. Na terça-feira, os dois candidatos fizeram a primeira caminhada da campanha eleitoral no centro, na companhia dos deputados Garibalde Mendonça (PMDB) e Ana Lúcia (PT). Tiveram uma boa receptividade.

Na agenda de hoje do candidato a prefeito Valadares Filho, da Coligação Aracaju vai Renovar, consta, às 9h, gravação do programa eleitoral; depois visitas a alguns veículos de comunicação; às 19h mini carreata no Bairro Bugio; e às 21h, no Bugio, lançamento da campanha do candidato a vereador Zezinho.

O candidato a prefeito João Alves, da coligação "Aracaju em boas mãos", ainda não está com a campanha estruturada. Não tem agenda de campanha.

João Alves não terá uma campanha fácil. Terá que explicar não somente as declarações do vice José Carlos Machado de que a sua equipe só pensa em roubar e ele não tá nem ai. Ele terá que explicar porque não está pagando ao Hospital São José o repasse de recursos que o governo do estado fez para atendimento aos pacientes do SUS; e sobre suspeita de superfaturamento em licitação feita pela SMTT para aquisição de rádios comunicadores e câmeras para monitoramento.

Segundo denúncias de um empresário, já feitas no Tribunal de Contas do Estado, as três empresas que estão participando das duas licitações são as mesmas e pertencem a uma mesma família.