O caminho é "eleições já"

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique, visitou ontem o presidente estadual do PSDB e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco. Testemunharam a conversa sobre uma aliança dos dois nas eleições municipais em Socorro: o
O presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique, visitou ontem o presidente estadual do PSDB e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco. Testemunharam a conversa sobre uma aliança dos dois nas eleições municipais em Socorro: o

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 07/06/2016 às 00:56:00

O presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique, visitou ontem o presidente estadual do PSDB e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco. Testemunharam a conversa sobre uma aliança dos dois nas eleições municipais em Socorro: os vereadores Vagnerrogeris Lima e Jairo Joaquim, o prefeito de Muribeca e presidente da Juventude do PSDB, Fernandinho Franco, e Zé Conde. A sucessão municipal esteve na pauta.

O caminho é "eleições já"

Desde que começou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que a coluna vem defendendo a realização de eleições diretas já, por entender que somente através de um novo pleito o país poderá superar essa crise econômica, política e moral que assola o país.
Dilma, apesar de ter sido eleita democraticamente, não tem mais condições de governar o país não só pela forma como conduziu o governo, provocando o agravamento da crise, mas por não ter maioria no Congresso Nacional. E Michel Temer pela maneira como chegou ao governo, trabalhando pelo golpe, e por ser refém do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Ontem, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que esteve na semana passada em Aracaju participando da conferência da Unale, afirmou em seu Twitter que o Brasil só sairá da crise "com eleições presidenciais ainda este ano".
Em suas mensagens, o ex-ministro citou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 das mais importantes economias mundiais. "OCDE diz o que eu venho dizendo em palestras: só sairemos dessa crise com eleições presidenciais ainda este ano. Disse-o em 22/4 e 12/5", declarou o ex-ministro.
Ele ainda mandou recado para a presidente afastada e o presidente interino: "Para que isso ocorresse, dois ilustres brasileiros teriam que renunciar aos seus interesses pessoais e pensar no país: D Rousseff e M Temer."
O governo interino de Temer vem sendo alvo de frequentes críticas tanto da imprensa nacional quanto internacional. Dos 23 ministros nomeados, sete estão envolvidos na Operação Lava Jato, três já caíram e um ainda pode cair, o Henrique Alves (Turismo).
O procurador-geral Rodrigo Janot informou ao STF que o ministro do Turismo atuou para obter recursos desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS. Disse que parte do dinheiro do esquema desbaratado pela Lava Jato teria abastecido a campanha de Alves ao governo do Rio Grande do Norte em 2014, quando ele acabou derrotado.
A nomeada nova chefe da Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres, Fátima Pelaes, é suspeita de integrar uma "articulação criminosa".
O ministro demitido Fabiano Silveira, da Transparência, chegou a defender operação abafa da Lava Jato. Foi flagrado em gravação.
Com todos os equívocos na composição da equipe de governo e as medidas-bombas que vêm adotando, só temos a lamentar que aqueles que foram às ruas em Sergipe e no país gritar o "Fora Dilma", muitos financiados por partidos políticos de direita e empresários", estão caladinhos assistindo a essas excrescências.

Greve geral
O PT nacional está convocando a militância para aderir a uma greve geral "contra o golpe" e o governo interino de Michel Temer na próxima sexta-feira, 10. O presidente nacional Rui Falcão pede o auxílio do movimento sindical na preparação do ato. Em Sergipe, deve haver adesão.

Reunião das
tendências 1
Lideranças das várias correntes do PT se reuniram ontem, no final da tarde, em um hotel da orla, visando chegar a um consenso em torno do candidato que o partido deve se coligar para prefeito de Aracaju: se o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ou o ex-secretário Zezinho Sobral (PMDB).

Reunião das
tendências 2
Estavam presentes o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Rogério Carvalho (Construindo um Novo Brasil); o presidente do Diretório Municipal, vereador Emmanuel Nascimento (Construindo um Novo Brasil); o secretário nacional de finanças, ex-deputado federal Márcio Macedo (Construindo um Novo Brasil); o deputado federal João Daniel ( Esquerda Popular Socialista); e os deputados estaduais Francisco Gualberto (PT Classista) e Ana Lúcia (Articulação de Esquerda). Além da ex-primeira dama Eliane Aquino, que tem seu nome indicado pelo PT para vice.

Partido dividido
Rogério Carvalho, João Daniel, Francisco Gualberto e Emmanuel defendem o apoio a Zezinho Sobral. Já Márcio Macedo, Ana Lúcia e Eliane Aquino desejam aliança com Edvaldo Nogueira, com Eliane de vice.

Reunião do Diretório
Foi o presidente estadual do PT quem convocou a reunião ontem, visando um consenso em torno do candidato do partido antes da reunião do Diretório Municipal, que foi adiada da semana passada para essa quarta-feira, 08, na sede do partido. Na pauta, a discussão do processo sucessório na capital e com quem o PT deve ir.

Casamento a vista 1
Informações chegadas à coluna dão conta que praticamente está fechado um acordo político entre o prefeito Fábio Henrique (PDT/Socorro) e o pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco (PSDB). Os dois conversaram ontem, no final da tarde, na sede do PSDB, nas presenças de vereadores do município.

Casamento a vista 2
Pelo acordo, o pré-candidato a prefeito Klewerton Siqueira (PDT) será o candidato a vice de Zé Franco. A oficialização do acordo será feita mais na frente, após conversa com outras lideranças da base aliada, a exemplo da presidente da Câmara, Maria da Taiçoca, que tinha seu nome cogitado para vice de Klewerton.

Não abre o jogo
Em conversa com a coluna, Zé Franco não admite que foi fechado o acordo. Disse que a paz existe entre ele e Fábio Henrique e que o pensamento é o "desenvolvimento de Socorro e do Brasil". Segundo o tucano, os dois conversaram muito sobre a situação do país e ele vai retribuir a visita a Fábio Henrique.

Durante almoço
No domingo passado Zé Franco reuniu em sua casa o presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura; o prefeito Elinho Martins (PSC/Pirambu); o ex-deputado estadual Zeca da Silva (PSC); os vereadores de Socorro Vagnerrogeris Lima, Jairo Joaquim, Jô do Sobrado e Adidelson; e o ex-vereador de Aracaju, Vovô Monteiro.  

Apoio
Na oportunidade, André Moura confirmou apoio pessoal a Zé Franco, assim como o apoio dos partidos da sua base aliada no Estado.    

Outro acordo
Também já está fechada a pré-candidatura do deputado estadual padre Inaldo (PCdoB) a prefeito de Socorro, tendo como vice o vereador Betinho (PMDB). Só falta oficializar.  A chapa terá o apoio do governador Jackson Barreto (PMDB), que tinha o interesse de emplacar Betinho como majoritário.

Com Crivella 1
Devem se reunir hoje em Brasília o pré-candidato a prefeito Valadares Filho (PSB), o prefeito Heleno Silva (PRB/Canindé) e o deputado federal Jony Marcos (PRB). Depois, os três irão se encontrar com o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que é pré-candidato a prefeito no Rio de Janeiro com o apoio do PSB, que pede apoio a Valadares Filho em Aracaju.

Com Crivella 2
Na reunião com Crivella, estará na pauta à discussão sobre o PRB de Sergipe vir a fazer aliança com Valadares Filho. Isso esteve em discussão durante reunião das Executivas Nacional do PSB e PRB, na semana passada, em Brasília.

Zezinho 1
O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), em conversa com a coluna, esclarece que não declarou que não votará no pré-candidato a prefeito do seu partido Zezinho Sobral, mas em Valadares Filho (PSB). Segundo ele, Sobral sendo candidato terá o seu apoio, não só por ser do seu partido, como por ele ser seu amigo e por respeito ao governador Jackson Barreto.

Zezinho 2
"Briguei tanto para Jackson ser governador. Vou ficar contra ele agora? Gosto, sou amigo e simpático a pré-candidatura de Valadares Filho, mas se o PMDB tiver candidato vou apoiá-lo", assegura o deputado.

Zezinho 3
Ressalta que só apoiará Valadares Filho se Zezinho Sobral não for candidato. "Só não voto em Edvaldo Nogueira e gostaria que o PMDB também fizesse isso. Essa é uma questão pessoal", afirma, enfatizando que é partidário e que o candidato do PMDB será o seu candidato.

Zezinho 4
Ao ser questionado por que não votará no pré-candidato do PCdoB, em hipótese alguma, Zezinho disse apenas que o ex-prefeito desconhece as pessoas quando está no poder. "Estou deputado estadual, já ocupei vários cargos públicos e sempre fui a mesma pessoa, nunca mudei, diferente de Edvaldo".

Zezinho 5
O parlamentar também assegura que não fez qualquer crítica ao presidente estadual do PMDB, João Augusto Gama, em uma roda política, durante conferência dos legisladores, na semana passada, no auditório da Unit. "Gama é meu amigo. Como não gostar de Gama? Ele só precisa trocar mais ideias com o PMDB. Advogo isso há anos", frisa.

Elogio
Do ministro do STF, Dias Toffoli, quando esteve em Sergipe para participar da conferência da Unale: "Sergipe é um dos mais bem organizados da federação e exemplo para o país. Eu, por exemplo, fui presidente do STF, sei que esse estado foi o primeiro a fazer a identificação biométrica de todos os eleitores. Então é um exemplo de organização, eficiência estatal e estão evidentemente de parabéns todas as autoridades aqui de Sergipe". Imagine a satisfação do governador Jackson Barreto.

Veja essa...
O presidente interino Michel Temer decidiu manter no cargo o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo). Avaliou que ainda não há motivos suficientes para afastá-los do posto, mesmo com o seu envolvimento na Operação Lava Jato.

Curtas
O presidente do Incra Leonardo Góes visitou ontem o líder do Governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC/SE), para tratar de assuntos de interesse da autarquia.

Leonardo Góes já ocupou os cargos de superintendente regional do Incra em Sergipe, de diretor de Programas e de presidente substituto do Instituto.

O PR coloca o nome do vereador Gata Amarrada à disposição para compor chapa majoritária nas eleições deste ano em Tobias Barreto.
Dois episódios lamentáveis foram o assunto mais comentado em Sergipe, nas rodas política e nas redes sociais, no último final de semana: a morte trágica da jovem no shopping Jardins e a agressão física do juiz Cláudio Bahia Felicíssimo a um garçom em uma pizzaria da capital, por conta do pagamento da conta no valor de R$ 80,00.   

O Shopping Jardins precisa repensar a sua forma de gestão. Frequentemente coisas trágicas acontecem naquele centro comercial: assaltos, brigas de gangues, incêndios, assédios em banheiros e agora morte de uma jovem de 21 anos.