A dança dos partidos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O deputado estadual Gustinho Ribeiro deixou o PSD e oficializou ontem a sua filiação ao PRP, passando a presidir o partido em Sergipe. \"O partido aqui em Sergipe já nasce grande. Agora nossa meta é fortalecê-lo cada vez mais e em todo o estado. Além
O deputado estadual Gustinho Ribeiro deixou o PSD e oficializou ontem a sua filiação ao PRP, passando a presidir o partido em Sergipe. \"O partido aqui em Sergipe já nasce grande. Agora nossa meta é fortalecê-lo cada vez mais e em todo o estado. Além

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 16/03/2016 às 00:46:00

O deputado estadual Gustinho Ribeiro deixou o PSD e oficializou ontem a sua filiação ao PRP, passando a presidir o partido em Sergipe. "O partido aqui em Sergipe já nasce grande. Agora nossa meta é fortalecê-lo cada vez mais e em todo o estado. Além disso, o PRP é uma sigla ideológica. Queremos juntar o maior número de pessoas que querem um projeto político de progresso, de futuro. Com certeza o PRP tem tudo isso a oferecer", disse.
Segundo Gustinho, o PRP tem hoje em Sergipe 33 diretórios ativos, outros 22 em processo de formação, e, para as eleições de 2016 o partido terá mais de 250 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Enfatiza que a legenda conta com mais de 2.400 filiados.

A dança dos partidos

Até essa sexta-feira vão ocorrer muitas conversas entre lideranças políticas, deputados estaduais, vereadores da capital e interior. É que termina no dia 18 o prazo para o troca-troca de partidos sem perda de mandatos por infidelidade partidária, a chamada janela aberta, de acordo com a PEC 113/2015.
Em Sergipe, as conversas para troca-troca de partido se afunilaram esta semana com várias reuniões entre dirigentes partidários. Os que têm mandatos e desejam disputar a reeleição este ano estão de calculadora nas mãos fazendo as contas sobre os prováveis votos de legenda e se a mudança vai assegurar a vitória nas urnas.

Pelo menos quatro deputados estaduais devem mudar de partido até essa sexta-feira: Robson Viana (PMDB), que já está com um pé dentro do PTN; Goretti Reis (DEM), que foi convidada para se filiar ao PSD, mas deve ingressar no PMDB; Gustinho Ribeiro (PSD), que vai para o PRB; e Capitão Samuel (PSL), que deve se filiar ao PSD.

Na Câmara, cerca de um terço dos vereadores pode mudar de legenda. Os dois vereadores do PMDB, Dr. Gonzaga e Bigode, podem se filiar ao PTN; Manuel Marcos (DEM) pode ir para o PSC; Nitinho (DEM) é muito provável que ingresse no PSD; Ivaldo José (PSD) e Adriano Taxista (PSDB) podem ingressar no PRTB; Jailton Santana (PSC) não descarta a possibilidade de deixar o seu partido. Entre os vários convites que recebeu de filiação está o PSD.
A vereadora Daniela Fortes se antecipou ao final do prazo para encerramento da "janela partidária" e deixou recentemente o PR para se filiar ao PTN. Já trabalha há alguns dias pela estruturação do partido na capital sergipana.

Nesse processo de troca-troca de partido quem mais vem trabalhando para atrair filiados é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e Robson Viana, que quer fortalecer o seu novo partido, o PTN, o que, inclusive, deixou contrariado o governador Jackson Barreto (PMDB).
Como a coluna divulgou ontem, com exclusividade, chegou ao conhecimento do governador que Robson estava convidando peemedebistas para ingressar no PTN dizendo que tinha o aval dele {Jackson}. JB, chateado, disse que isso era uma "traição".
Agora é aguardar o fim da janela partidária para ver qual o partido que mais se fortaleceu e qual o que mais perdeu filiados.

Tentativa 1
O governador Jackson Barreto (PMDB) conversou ontem, isoladamente, com os dois vereadores do seu partido em Aracaju que estão de malas prontas para ingressar no PTN a convite do deputado estadual ainda peemedebista Robson Viana. Tenta desfazer as malas de Dr. Gonzaga e Bigode para o PTN, que será presidido por Robson em Sergipe.

Tentativa 2
Jackson, inclusive, almoçou com Bigode que é o que pode desistir de se filiar ao PTN e, consequentemente, permanecer no PMDB.

Tristeza 1
Jackson não escondeu ontem a decepção e mágoa com Robson Viana por ter levado os vereadores Gonzaga e Bigode para uma conversa com o prefeito João Alves, que "prometeu o mar e a terra" aos dois parlamentares. "Fiquei triste com o papel de Robson no PMDB. Não pensei que chegasse a esse ponto. Não poderia usar da amizade do governador para cooptar companheiros do PMDB para o projeto de João Alves. Estamos em outro projeto diferente", disse à imprensa.

Tristeza 2
Segundo JB, ele se sentiu enganado por Robson que se coloca como amigo ao mesmo tempo em que coopta companheiros para levar para um partido já comprometido com a reeleição de João Alves. "Isso é desgastante, agressivo e desrespeitoso. Robson se colocou como amigo e fez um papel desse para enfraquecer o meu partido, o nosso partido", protestou.

Tristeza 3
Disse ainda Jackson: "É uma tristeza tão grande que sinto nesse momento, por conviver com uma pessoa e ela fazer esse tipo de trabalho. Robson é meu amigo, dei meu voto pessoal a ele em 2012. Foi mais uma lição na vida pública. Feriu muito, pois não esperava".

Sentimento
Entre os aliados do governador já é dado como certo que o deputado estadual Robson Viana estará fora do governo, vindo a perder todos os cargos que tem na máquina do estado. "Depois do que ele fez, Jackson não vai aceitar que Robson sirva a dois senhores, acenda uma vela para Deus e outra para o diabo", disse à coluna um dos aliados.

Bloquinho
O vereador Anderson de Tuca quer formar um bloquinho na Câmara Municipal, com o PRTB filiando mais vereadores. Além dele e de Augusto do Japãozinho, quer levar para a legenda mais quatro vereadores, com chance de receber dois: Ivaldo José (PSD) e Adriano Taxista (PSDB). O entendimento é que formado esse bloquinho existe a chance de eleger três vereadores.

Malas
O suplente de vereador, o Sargento Vieira (PR) - que será empossado hoje como vereador de Aracaju na vaga do médico Agnaldo Feitosa, que se licenciou da Câmara Municipal no final da semana passada para comandar a Secretaria Municipal de Saúde - também pode mudar de partido. Vieira, que conquistou mais de 3.600 votos, recebeu vários convites para filiação. Pode até ingressar no PSD.

Trânsito
O vereador aliado do prefeito João Alves (DEM), Valdir Santos (PTdoB), usou ontem a tribuna da Câmara para falar dos transtornos causados devido às obras realizadas na Rotatória do Caju, na Avenida Beira Mar. "É preciso que agentes da SMTT intensifiquem ações na localidade para evitar os impactos no trânsito. Aquela região já é problemática diariamente em horários de pico, imagine com obras sendo realizadas no local. Sabemos que esses transtornos são passageiros, mas enquanto durar esse processo é fundamental ter a colaboração dos agentes para minimizar esse problema", afirmou.

Lixo
Valdir falou ainda da falta de recolhimento do lixo em Aracaju. "Estamos vivenciando uma situação bastante complicada em relação à limpeza de nossa cidade. Aracaju sempre foi conhecida por ser uma cidade hospitaleira e limpa. Esta semana iremos receber turistas e imprensa nacional devido ao jogo que vai ser sediado na capital (Flamengo x Confiança). Algo precisa ser feito imediatamente", pontuou.

Omissão
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) cobrou, durante a reunião de trabalho da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), a melhora dos serviços de saúde na área da oncologia, de responsabilidade do Estado. "Temos um aparelho de radioterapia do século passado, o mesmo que quebra constantemente", denunciou ao relatar que "não é por falta de recursos, pois o governo Federal já disponibilizou diversas emendas para a construção do Hospital do Câncer".  

Veja essa...
Do diretor presidente da Adema, Almeida Lima, sobre a acusação do vice-prefeito José Carlos Machado e do secretário de Comunicação, Carlos Batalha, de que está fazendo "politicagem" ao apreender, por crime ambiental, sete caçambas que estavam fazendo a coleta do lixo domiciliar da capital e o responsabilizarem pelo caos na cidade com lixo por toda parte: "A culpa é do prefeito João Alves, que nem sabe apanhar o lixo, esquece que não é governador e que a Adema não é subordinada a ele. Se existe ilegalidade a Adema tem de punir. Aqui não é casa de mãe Joana. O lixo tem de ser transportado em compactadores".

Curtas
vPor conta da janela partidária, o vereador de Santa Luzia do Itanhy, Alberto Campos, deixou o PRB e se filiou ao PSC. O parlamentar vai presidir o partido em seu município.

Na tarde de ontem o relator da Reforma Tributária, deputado federal André Moura (PSC) participou de reunião interna com os membros da Comissão Especial que trata do tema para apresentarem sugestões para o seu relatório.

O objetivo da reunião foi que os membros possam contribuir com propostas antes de o relatório ser encaminhado à Comissão. Dentre os itens abordados, o mais debatido pelos presentes foi a redução da carga tributária para 30%. "A redução beneficia não apenas o bolso do contribuinte, mas também dos setores industrial e de comércio. Temos que discutir amplamente para apresentarmos à sociedade o que for melhor", explicou André.

Em razão dos 161 anos de Aracaju, o senador Eduardo Amorim (PSC) gravou na Colina do Santo Antônio uma campanha publicitária intitulada "Aracaju é você". Ela será divulgada nas redes sociais.

A imprensa nacional e torcedores do Flamengo de outros estados estarão hoje em Aracaju para o jogo Flamengo e Confiança, no Batistão. Infelizmente vão se deparar com uma cidade coberta pelo lixo. Uma vergonha.