O mês de março

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O pré-candidato a prefeito, deputado federal Valadares Filho (PSB), esteve ontem em Maceió conversando com o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Na oportunidade, conheceu projetos importantes que vêm dando certo na sua administração.  \"Maceió, que sempre s
O pré-candidato a prefeito, deputado federal Valadares Filho (PSB), esteve ontem em Maceió conversando com o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Na oportunidade, conheceu projetos importantes que vêm dando certo na sua administração. \"Maceió, que sempre s

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 01/03/2016 às 00:53:00

O pré-candidato a prefeito, deputado federal Valadares Filho (PSB), esteve ontem em Maceió conversando com o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Na oportunidade, conheceu projetos importantes que vêm dando certo na sua administração.
"Maceió, que sempre se destacou no turismo, agora também se tornou referência na regularização fundiária urbana e tem alcançado excelentes resultados na gestão de controle interno e na inclusão de jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino', revela Valadares Filho, enfatizando que a gestão de Rui é a segunda mais bem avaliada das capitais do país.

O mês de março

Março será um mês de decisões políticas e administrativas tanto no governo do Estado quanto nas prefeituras da capital e interior. Haverá lançamentos de pré-candidaturas a prefeito e troca-troca de partido.
Neste mês que começa hoje o governador Jackson Barreto (PMDB), como líder do seu bloco político, começa a conversar com os partidos aliados sobre as eleições na capital e interior.
No seu agrupamento, existem hoje três pré-candidatos a prefeito: Valadares Filho (PSB), Edvaldo Nogueira (PcdoB) e Zezinho Sobral (PMDB).
É público e notório a vontade política de Jackson pela pré-candidatura de Zezinho, principalmente pelo fato de ser do seu partido. Mas o seu nome só será referendado pelo próprio JB se ele começar a pontuar nas pesquisas e, consequentemente, tiver uma chance de ir para o segundo turno.
Mesmo com indefinição de candidatura, Zezinho é o único que já tem definido o vice: a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT), e caminha para ter o apoio do PRB, além do PT. Valadares Filho só tem fechado o apoio do PSD e alimenta expectativa de apoio do PDT. E Edvaldo continua com o apoio certo do seu partido tanto a nível local quanto nacional.

À coluna, recentemente, o governador disse que conversaria com todo mundo em março, mas só definiria sobre candidaturas em maio.
Com isso, em março ele só afunila as conversas sobre as eleições, mas conclui mudanças no governo. Quatro mudanças serão naturais com a saída de três secretários e um presidente de órgão para disputar as eleições municipais.
As mudanças serão na Saúde, com o afastamento de Zezinho Sobral para concorrer a prefeitura de Aracaju; Adilson Júnior (Turismo) para disputar a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e Élber Batalha (Cultura) para concorrer a Câmara Municipal. No segundo escalão tem Edvaldo Nogueira (Agência Reguladora) para a disputa da prefeitura da capital.
Fora essas mudanças naturais de desincompatibilização, deve haver mudanças em duas outras pastas, sendo uma delas Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia.
Na Prefeitura de Aracaju João Alves Filho (DEM) pretende fazer algumas mudanças na equipe de governo agora em março. O sentimento de alguns aliados é que ocorram mudanças na infraestrutura, saúde e educação.  

Também neste mês o grupo político liderado pelos irmãos Amorim deve decidir sobre o fechamento de apoio a pré-candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC) a prefeitura de Aracaju. Isso deve ocorrer durante a próxima reunião do grupo, marcada para o dia 14.
Ainda neste mês de março, haverá troca-troca de partidos, em razão da abertura da janela partidária. Ela permite a troca de legenda sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Pelo menos quatro deputados pensam em deixar suas legendas: Gustinho Ribeiro (PSD), Capitão Samuel (PSL), Robson Viana (PMDB) e Goretti Reis (DEM). O prazo do fim da janela partidária vence dia 18 de março.
Com certeza, março será um mês bem agitado na política sergipana…

Divisão
Informações chegadas à coluna dão conta que o núcleo duro do governo Jackson Barreto (PMDB) está dividido com relação às eleições em Aracaju. Tem o que defenda a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) e o que seja favorável ao apoio a um aliado - Valadares Filho/PSB ou Edvaldo Nogueira/PCdoB -.

Na capital federal
Jackson Barreto viajou ontem à tarde para Brasília, onde fará visita a ministérios e se reunirá com aliados. Já hoje participará de reunião almoço com governadores do Nordeste, no escritório do Governo do Ceará, visando à definição de uma nova pauta de reivindicações para a presidente Dilma Rousseff. JB só deve estar em Sergipe na próxima sexta-feira.

Com servidores
Antes de embarcar para Brasília, o governador recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Sergipe (Sintrase), quando discutiu a implementação efetiva do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos servidores do Estado, em greve há cerca de 20 dias. O vice-governador Belivaldo Chagas e alguns secretários participaram da reunião.

Fora do governo
O secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, entregou o cargo ao prefeito João Alves Filho (DEM). Segundo uma fonte, foi o próprio JAF que pediu para ele fazer isso pressionado por aliados e, inclusive, pela primeira dama do município, a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM).

Motivo maior
Disse ainda a fonte que a relação administrativa entre Luiz Durval e Maria do Carmo se agravou quando ela se licenciou do Senado para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social. A razão seria o não andamento das obras no município.

Reunião 1
Na manhã de ontem dirigentes de partidos da base aliada do prefeito João Alves se reuniram na sede do PPS, objetivando definir apoio à sua reeleição e, consequentemente, marcar o dia de lançamento de apoio a JAF. Participaram dirigentes do PPS, DEM, PRTB e PV.

Reunião 2
Segundo o presidente do PPS, Clóvis Silveira, na reunião ficou acordado um novo encontro nessa quinta-feira com a presença de dirigentes de outros partidos que não puderam comparecer e que nele será agendada a data de lançamento de apoio à reeleição de João Alves. Revela que é esperada as presenças de dirigentes do PTdoB, PHS, PMN e PEN, que não puderam comparecer ontem.

A frente
Ressalta Clóvis que o SDD está de fora porque já declarou apoio a reeleição do prefeito João Alves, através do seu presidente, o deputado federal Laércio Oliveira. Com isso, serão nove os partidos que devem integrar a coligação de JAF nas eleições deste ano.

PPS
Na próxima sexta-feira, 04, o PPS estará realizando o Workshop "Gestão, Estratégia Eleitoral e Direito Eleitoral", a ser ministrado por figuras renomadas de Brasília: Cláudio Aguiar, Fabiano Caldeira e Carlos Alberto. O evento, destinado a candidatos do PPS nas eleições deste ano na capital e interior, será realizado em um hotel da Coroa do Meio, a partir das 9h.

Correndo atrás 1
Alguns pré-candidatos a prefeito de Aracaju se movimentaram no final de semana. Na sexta-feira Zezinho Sobral proferiu palestras sobre o Aedes aegypti nos bairros Santos Dumont, Nova Liberdade e Coroa do Meio, e ainda visitou a comunidade do Ponto Novo. No sábado se reuniu com os moradores da Cidade Nova. No domingo, fez palestra para as comunidades dos bairros Veneza e São Carlos.

Correndo atrás 2
Ontem o senador Eduardo Amorim (PSC) participou de um café da manhã no Quartel do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, onde foi recebido pelo novo comandante, o coronel Marco Aurélio Küster de Paula. Valadares Filho esteve no sábado conversando com os moradores do Alto Miolo, no bairro América, e do Pau Ferro, no Santos Dumont. Edvaldo Nogueira fez reunião no Santos Dumond.

Protesto  
Durante a sessão plenária de ontem o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) alertou sobre a possibilidade de fechamento de seis distritos judiciais em Sergipe, nos municípios de Canhoba, Siriri, Macambira, São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Rosa de Lima. A proposta está sendo analisada pelo pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, e se se concretizar subirá para 15 o número de distritos fechados. Para o parlamentar, isso representa "um verdadeiro retrocesso".

Capela
O presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, conversou ontem de manhã com o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR). Falaram sobre os encaminhamentos das eleições no município e estratégias a serem utilizadas durante o período de pré-campanha. Ezequiel é pré-candidato à reeleição e deve enfrentar nas urnas a mulher do ex-prefeito Sukita, Silvani.

Queixa
O ex-deputado Jorge Araujo (PSD) critica o CPTRAN por ter fechado com cones no último domingo a entrada do "estacionamento" da Arena Batistão no lado que dá acesso às cadeiras e arquibancadas da torcida do Confiança, quando ainda havia vagas no estacionamento. Lamentou que os policiais da corporação tenham complicado a vida dos torcedores do Dragão, quando do jogo Confiança x Dorense.

Veja essa...
No último final de semana a sede do PC do B foi pichada com a frase "Volta CCC", numa referência ao grupo paramilitar "Comando de Caça aos Comunistas", que existiu durante o período da ditadura militar, responsável pelo sequestro e assassinato de pessoas contrárias ao regime. A direção do partido, que saiu com nota de repúdio pelo atentado a democracia, prestará queixa à Segurança Pública do Estado e levará o episódio a órgãos de defesa da democracia e dos direitos humanos, como a OAB.

Curtas
Estará na pauta do pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do próximo dia 03 de março o julgamento de processo do deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), quando prefeito de Lagarto.

No último final de semana o PSB lançou a pré-candidatura do atual vice-prefeito Carlos Augusto (Cabelinho) a prefeito do município de Divina Pastora. O ato teve a presença do senador Valadares e do deputado federal e presidente da legenda, Valadares Filho.

No dia 12 de março acontecerá o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Ivan Rosa a prefeito de Poço Redondo, tendo como vice Júnior Bitoja.

Em São Cristóvão pode ser lançada a chapa do secretário Adilson Júnior (PDT) para prefeito e o empresário Betão (PSD) para vice.

Em Riachão do Dantas três nomes disputam a indicação do prefeito Ivan Macedo (PSD) para disputar a sua sucessão: Albertino Franco, Luciano Dantas e Simone Andrade.