Eleição de vacas magras

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A polícia já identificou os autores do incêndio na Câmara Municipal de Cristinápolis, na madrugada do último dia 12 de fevereiro, quando os vereadores votariam à tarde o pedido de impeachment do prefeito padre Raimundo. No incêndio, foram queimados os doc
A polícia já identificou os autores do incêndio na Câmara Municipal de Cristinápolis, na madrugada do último dia 12 de fevereiro, quando os vereadores votariam à tarde o pedido de impeachment do prefeito padre Raimundo. No incêndio, foram queimados os doc

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 23/02/2016 às 00:36:00

A polícia já identificou os autores do incêndio na Câmara Municipal de Cristinápolis, na madrugada do último dia 12 de fevereiro, quando os vereadores votariam à tarde o pedido de impeachment do prefeito padre Raimundo. No incêndio, foram queimados os documentos da CPI.  
De acordo com o delegado Paulo Cristiano, foram identificadas quatro pessoas que participaram do incêndio criminoso. O inquérito deve ser concluído na semana que vem.   

Eleição de vacas magras

O juiz federal Sérgio Moro disse ontem que é preciso prevenir que dinheiro de origem criminosa contamine as eleições municipais de outubro. A manifestação do juiz está na decisão na qual ele decretou as prisões da 23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nessa segunda-feira.
Por decisão do juiz, foram emitidos oito mandados de prisão decretados, entre eles o do publicitário João Santana e de sua mulher, Mônica Moura. Para justificar as prisões preventivas dos investigados, Moro disse que as medidas são necessárias, devido à longa duração do cometimento dos crimes de corrupção.
"Seria também ela [prisão] necessária para interromper a prática delitiva, o que parece ser imperativo diante da aparente habitualidade dos investigados em aceitar pagamentos subreptícios de serviços, máxime considerando que 2016 é ano eleitoral no Brasil, e é preciso prevenir que dinheiro de possível origem criminosa contamine as eleições vindouras", argumentou o juiz.
No despacho, o magistrado também disse que as investigações da Lava Jato revelam o "grau de deterioração da coisa pública". Para o juiz, a parte da investigação que mostra supostos pagamentos para parlamentares, com recursos desviados da Petrobras, compromete "qualidade de nossa democracia".
Graças às investigações da Operação Lava Jato no país e das subvenções sociais da Assembleia Legislativa de Sergipe que estamos vendo hoje empresários, banqueiros e senadores sendo presos pelo envolvimento em corrupção na Petrobras e deputados estaduais e federais tendo mandato cassado pelo uso indevido do dinheiro da subvenção.
Isso deverá fazer com que o pleito deste ano seja franciscano, ou seja, com poucos recursos. Empresários vão ter receio de financiar campanha e os que serão candidatos ou têm candidatos pensarão duas vezes antes de qualquer desvio de conduta.
Vai ser uma eleição de vacas magras e que só deverá ser feita mesmo em dois meses de campanha. (Com Agência Brasil)

Desincompatibilização 1
Quando março chegar vão surgir três vagas no primeiro escalão do governo e uma no segundo escalão, mediante a desincompatibilização dos gestores para concorrer a prefeito e vereador. No primeiro escalão devem deixar o governo os pré-candidatos a prefeito de Aracaju Zezinho Sobral (Saúde) e de São Cristóvão Adilson Júnior (Turismo), e o pré-candidato a vereador Elber Batalha (Cultura).

Desincompatibilização 2
Já no segundo escalão deixará o cargo o diretor presidente da Agência Reguladora dos Serviços do Estado de Sergipe, Edvaldo Nogueira, para concorrer à prefeitura da capital.

Mudança de posto
É praticamente certo que o diretor presidente da Adema, Almeida Lima, também deixe o cargo para assumir a Secretaria da Saúde no lugar de Zezinho Sobral ou outra pasta no primeiro escalão.

Pra onde pode ir
O ex-secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, é tido como certo para ocupar a vaga de Edvaldo Nogueira na Agência Reguladora no final de março.
Mês que vem
Segundo uma fonte palaciana, é muito provável que o governador Jackson Barreto deixe para março as duas mudanças que pretende fazer no primeiro escalão do governo, sendo uma delas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Visita
Jackson Barreto visitou na sexta-feira passada o prefeito padre Raimundo Leal (PMDB/Cristinápolis), que reassumiu o comando do município por decisão judicial após impeachment aprovado pela Câmara Municipal no último dia 12 de fevereiro. JB, inclusive, jantou na casa do prefeito, a quem se referiu como "homem honesto, muito ligado aos movimentos sociais e que sempre governou atento as necessidades daqueles sem voz e sem vez na sociedade". O governador estava acompanhado do deputado federal Sérgio Reis (PMDB).

Comissão da
Verdade 1
A Comissão Estadual da Verdade, instituída no governo Jackson Barreto, através do Decreto nº 30.030 de 26 de junho de 2015, retoma hoje as audiências públicas visando a ouvida de depoimentos de pessoas que sofreram os mais variados tipos de violação de direitos - desde perseguições até torturas e assassinatos - durante a Ditadura Militar, implantada no país através do golpe de 1964. Serão ouvidos hoje, a partir das 9h, Milton Alves e Delmo Naziazeno.
Comissão da
Verdade 2
Amanhã será ouvido o governador Jackson Barreto. Na quinta-feira será a vez de Carlos Alberto Menezes e na sexta-feira de Elias Pinho e Marcélio Bomfim.

Comissão da
Verdade 3
A comissão já ouviu outras vítimas da repressão do regime militar, a exemplo de Milton Coelho, que ao ser torturado perdeu a visão; Bosco Rollemberg e Wellington Mangueira.  As audiências públicas estão acontecendo no auditório do Museu da Gente Sergipana com o objetivo de coletar informações relativas ao período de 1947 a 1985.

Comissão da
Verdade 4
Segundo o presidente da Comissão, Josué Modesto dos Passos Subrinho, esta primeira fase é de depoimentos. Revela que serão ouvidas as vítimas da repressão, notadamente da operação Cajueiro, e feito relatório final.

Comissão da
Verdade 5
Integram a comissão representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE/SE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Casa Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Planejamento (Seplag), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Emgetis.

Na Alese
Na próxima quinta-feira acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre a PLC 30/2015, projeto de lei que libera a terceirização para as atividades-fim das empresas em todo o país e que vem tramitando no Senado. Ela, que é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, será presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS).
Na frente
O PSB vem saindo na frente em lançamentos de pré-candidaturas a prefeito nas eleições deste ano. Em janeiro o partido lançou a pré-candidatura a prefeito da capital do deputado federal Valadares Filho, com o apoio do PSD. No sábado, em Santo Amaro das Brotas, durante encontro municipal, foi lançada a pré-candidatura de Dadau a prefeito do município.

Bom entrosamento
O deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSD, Fábio Mitidieri, está bem entrosado politicamente com o PSB dos Valadares. O parlamentar marcou presença no encontro municipal do partido em Santo Amaro das Brotas, quando declarou apoio a Dadau e se manteve ao lado do senador Valadares e Valadares Filho. Isso faz crer que a aliança PSB/PSD passa também por 2018, quando Fábio pretende disputar o Senado.

Mais aliados
Também foram ao lançamento da pré-candidatura de Dadau a prefeito de Santo Amaro o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PMDB), e o deputado estadual Francisco Gualberto (PT).

Veja essa...
Do pré-candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) sobre a gestão do seu adversário João Alves Filho (DEM), no programa de Gilmar Carvalho: "O governo de João Alves é uma frustração anunciada. Nós tentamos alertar isso para a população em 2012, quando ele dizia ser a solução para os problemas de Aracaju. A atual administração é atrasada, não tem criatividade para inovar e não tem credibilidade para buscar novas parcerias".

Curtas
Com a posse ontem do delegado Alessandro Vieira como delegado geral da Polícia Civil de Sergipe, o governo conclui as posses do novo comando da segurança pública no estado. Agora é esperar os resultados.

Diferente dos anos anteriores, poucos políticos acompanharam a procissão de Nosso Senhor dos Passos, no domingo, em São Cristóvão.

O vereador Bertulino Menezes é o novo líder do PSB na Câmara Municipal de Aracaju. Ele substitui ao vereador Lucas Aribé. O terceiro parlamentar do partido na Casa é Max Prejuízo.

O final de semana foi marcado pelos dois incidentes registrados no Speed Day, realizado na Orla Por do Sol.

Um envolvendo o jovem Breno Leite, filho do ex-presidente da Funcaju Waldoilson Leite, que se acidentou gravemente na hélice da embarcação. E o outro envolvendo uma briga entre a jovem Cláudia Cabral e um rapaz. O acidente de Breno causou comoção e o da jovem indignação.