Contra e a favor

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/10/2015 às 00:54:00

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Carlos Pinna, recebeu ontem o título de cidadão de Neópolis, em solenidade no Fórum da cidade. Pinna valorizou muito a homenagem pelo seu vinculo e simpatia com a região do Baixo São Francisco. Recentemente, inclusive, ele publicou, pelo TCE, um livro sobre a história do Barão de Penedo, que foi deputado federal por Neópolis e que em dezembro acontece o seu centenário de morte. Ele, inclusive, já teve uma reunião com o prefeito de Penedo-AL, Marcius Beltrão, para tratar das festividades do centenário do Barão de Penedo. Os conselheiros do TCE, Susana Azevedo e Ulices Andrade, também foram agraciados ontem com o título de cidadão de Neópolis.

Contra e a favor

O partido do governador Jackson Bar-reto (PMDB) tem hoje três nomes com pretensões de disputar a Prefeitura de Aracaju em 2016: os deputados estaduais Garibalde Mendonça e Robson Viana, e o secretário Zezinho Sobral (Saúde).
No momento, o nome do PMDB que mais está em evidência para ser o candidato do partido é Zezinho Sobral. Por conta disso, é o que mais vem sendo atacado não só por aliados como por peemedebistas.
Robson Viana, por exemplo, já declarou publicamente que Zezinho tem de cuidar da saúde do Estado e que vários aliados já disseram ao governador que não vão apoiar uma eventual candidatura dele.
O deputado federal peemedebista Fábio Reis tem declarado que não é a favor que o seu partido tenha candidato próprio a prefeito de Aracaju. Defende apoio aos aliados para ampliar o leque de aliança.
O presidente do PSD, o aliado deputado federal Fábio Mitidieri, chegou a declarar à coluna que não há tempo para trabalhar um nome novo como Zezinho, por ser desconhecido do eleitorado. E que o seu partido deve apoiar Valadares Filho (PSB) ou Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Em meio a todas essas adversidades, aparece uma luz no fim do túnel para Zezinho Sobral. É que o PRB, do prefeito Heleno Silva (Canindé do São Francisco) e do deputado federal Jony Marcos, tem a pretensão de apoiar um candidato do PMDB a prefeito de Aracaju, que pode ser o próprio secretário.
Heleno tem um grupo político bem estruturado em Sergipe. Sem falar que como pastor, como Jony Marcos, ainda tem o apoio dos fiéis da sua igreja.
Com certeza, esse apoio do PRB representa um chá de ânimo para Zezinho Sobral, que tem contra ele o fato de ainda não ser uma pessoa muito conhecida em Aracaju.
Ele também tem a simpatia do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, que é do PMDB.
O que ele tem que fazer agora é correr contra o tempo, tentar consolidar seu nome não só como bom gestor, mas como um político que pode representar o novo nas eleições em Aracaju.
Se o PT se render ao nome da ex-primeira dama Eliane Aquino e indicá-la como vice, por ser a melhor opção do partido para 2016, Zezinho se fortalece para a sucessão do prefeito João Alves.
Mas antes que isso ocorra, terá que vencer muitas batalhas, inclusive a maior delas que é contra o seu próprio partido...
Até depois do carnaval, quando Jackson Barreto pretende definir candidaturas, tem muita água para rolar por debaixo da ponte...

Apoio
Do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), ao ser questionado ontem no programa de George Magalhães se apoiaria o nome de Zezinho Sobral para prefeito de Aracaju: "Apoio Zezinho de corpo e alma".

Descarte
De Luciano Bispo sobre o deputado estadual Robson Viana (PMDB) ser simpático a uma aliança do PMDB com o prefeito João Alves em 2016: "Essa ideia, para o PMDB, não é zero. É menos 10 negativo".

Apoio ao PMDB 1
Como a coluna já informou, nesse final de semana os líderes do PRB vão visitar o governador licenciado Jackson Barreto (PMDB) e dizer que o partido tem disposição de apoiar um candidato peemedebista a prefeito de Aracaju em 2016. E que considera justo o PMDB pleitear um nome para a prefeitura da capital por ter bons quadros.
Apoio ao PMDB 2
Segundo o líder do PRB, prefeito Heleno Silva (Canindé do São Francisco), que visitará o governador com o presidente do PRB, deputado federal Jony Marcos, JB pode contar com o seu partido para a sucessão do prefeito João Alves (DEM). "A política de Aracaju precisa de novidades. Está sem sal, sem sabor. A sinalização de um nome novo poderia dar sabor a essa eleição. Acho que o PMDB tem bons quadros", disse.

Questionamento
Como perguntar não ofende, o que está faltando para que o empresário Júnior, da Ipanema Móveis, comece a trabalhar sua pré-candidatura a prefeito de Nossa Senhora do Socorro? A pedido do governador Jackson Barreto ele transferiu o seu domicílio eleitoral de Maruim, onde foi vereador, para Socorro. Empresário bem sucedido, Júnior é filiado ao PMDB há 20 anos.
Maruim
A oposição em Maruim vem se reunindo para discutir o nome do candidato majoritário para enfrentar o prefeito Jeferson Santos (PMDB), que vai para a reeleição em 2016. Na última reunião, foi colocado cinco nomes com pretensões de ser o candidato da oposição: o vereador Silvano Correia (SD), o empresário e ex-candidato a prefeito Simeão Lemos (PSB); o ex-prefeito Gilberto Maynart (PSDB); o ex-vereador Luiz Alberto Rego (PV) e Dr. Albino (PPS).

O critério
Com tantos pré-candidatos, ficou acordado que no próximo ano será feita uma pesquisa de intenção de votos com os seis nomes. E o que tiver melhor posicionado será o candidato da oposição a prefeito de Maruim.

De volta
Na próxima semana a deputada estadual Silvia Fontes (PDT), que estava de licença médica por procedimento cirúrgico, retorna às atividades parlamentares. Estará focada em dois pontos: Frente Parlamentar em prol dos municípios sergipanos, que vem passando por crise financeira; e a luta para a quitação total do saldo devedor das moradias do Complexo Taiçoca para obtenção da escritura definitiva.

Homenagem
Na manhã de ontem o deputado federal João Daniel (PT) participou da reunião ampliada do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, que aconteceu em Brasília, com a presença do ex-presidente Lula. Na oportunidade, o PT Nacional fez uma homenagem ao ex-senador por Sergipe e ex-presidente do partido, José Eduardo Dutra, falecido no início desse mês.

Apelo
Segundo João Daniel, durante a reunião os participantes puderam ouvir a análise do ex-presidente Lula sobre a importância da militância do PT e de seus dirigentes e parlamentares estarem firmes e fortes na defesa do partido, na defesa da viabilidade do governo Dilma Rousseff e na construção de um país mais justo. "Lula também defendeu a articulação e a realização de um grande debate sobre a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE)", disse o parlamentar.

Baixa no PT
Dos 619 prefeitos que o Partidos dos Trabalhadores elegeu em 2012, 69 já deixaram a sigla até este mês, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa perda de 11% em três anos. Segundo a Folha de S. Paulo, os números são resultado da crise econômica, do desgaste vivido pela presidenta Dilma Rousseff e das investigações da Operação Lava Jato, entre outros fatores, no que configura a mais difícil situação de toda a história da legenda, fundada em 1980.

Veja essa...
O presidente da Câmara Aracaju, Vinicius Porto (DEM), criticou ontem os vereadores de oposição, sobretudo, os da bancada do PSB, por terem votado contra o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que recria o Pró-Mulher, Pró-Família. Para ele, a postura dos vereadores socialistas vai na contramão do que a sociedade espera. "Vossas Excelências não votaram, simplesmente, contra o projeto. Votaram contra o povo de Aracaju. Contra homens e mulheres que se beneficiam dele, ao terem acesso a exames que são essenciais no diagnóstico precoce de cânceres de mama e de colo do útero", afirmou.

... e essa ...     
Do vereador Bertulino Menezes (PSB) às críticas de Vinícius Porto: "Depois de três anos de incompetência na Prefeitura de Aracaju, o prefeito João Alves (DEM) mandou os vereadores da bancada de sustentação na Câmara empurrar a responsabilidade pela inoperância demista nos vereadores do PSB. Vejo falta de assunto e desespero no comportamento dos aliados de João. Eles estão descompensados, não têm como explicar a má administração que fazem, não mostram uma obra de João em Aracaju e tentam enganar a população rememorando obras realizadas há quase quatro décadas. João não cumpriu nada do que prometeu e está tentando impor ao povo um estágio de letargia e contemplação ao passado".

Curtas
O Governo do Estado começa a pagar hoje o salário dos servidores públicos referente a outubro, pagando integralmente o salário dos funcionários da Educação. No sábado, recebem o salário na sua totalidade os aposentados e pensionistas, e os servidores lotados no Detran, Junta Comercial, Adema, Segrase e Ipesaúde.

Os demais servidores também recebem no dia 31, só que parcelado. Nesse sábado recebem até o limite de R$ 1 mil e a segunda parcela até o dia 11.  

Em Estância, o prefeito Carlos Magno, ex-DEM e hoje PCdoB, deve ir para a reeleição em 2016 mantendo a dobradinha com Filadelfo (PMDB) como vice. Terá como maior adversário Adriana Leite (PRB), esposa do ex-prefeito Ivan Leite (PRB).
O secretário Zezinho Sobral é um dos seis gestores da Saúde do Norte e Nordeste que vai a Inglaterra, a convite do governo britânico e com todas as despesas custeadas, para troca de experiências na área. Será no período de 7 a 15 de novembro.

Durante dois dias Zezinho, junto com os demais secretários, será hóspede do Castelo de Windsor.

Com o adiamento do feriado do funcionalismo público de 28 para 30 de outubro, por conta do feriadão de finados, em 02 de novembro, não haverá expediente hoje em órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Prefeitura de Aracaju.
Bom feriadão a todos!Curtas
O Governo do Estado começa a pagar hoje o salário dos servidores públicos referente a outubro, pagando integralmente o salário dos funcionários da Educação. No sábado, recebem o salário na sua totalidade os aposentados e pensionistas, e os servidores lotados no Detran, Junta Comercial, Adema, Segrase e Ipesaúde.

Os demais servidores também recebem no dia 31, só que parcelado. Nesse sábado recebem até o limite de R$ 1 mil e a segunda parcela até o dia 11.  

Em Estância, o prefeito Carlos Magno, ex-DEM e hoje PCdoB, deve ir para a reeleição em 2016 mantendo a dobradinha com Filadelfo (PMDB) como vice. Terá como maior adversário Adriana Leite (PRB), esposa do ex-prefeito Ivan Leite (PRB).
O secretário Zezinho Sobral é um dos seis gestores da Saúde do Norte e Nordeste que vai a Inglaterra, a convite do governo britânico e com todas as despesas custeadas, para troca de experiências na área. Será no período de 7 a 15 de novembro.

Durante dois dias Zezinho, junto com os demais secretários, será hóspede do Castelo de Windsor.

Com o adiamento do feriado do funcionalismo público de 28 para 30 de outubro, por conta do feriadão de finados, em 02 de novembro, não haverá expediente hoje em órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Prefeitura de Aracaju.
Bom feriadão a todos!