Eleição polarizada

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 14/10/2015 às 00:30:00

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Clovis Barbosa, deve apresentar na sessão do pleno dessa quinta-feira o relatório final das contas das Fundações de Saúde de 2010 a 2014 que apontam irregularidades. Segundo ele, licitações na área de medicamentos comprovaram desvio de R$ 63 milhões, ao invés dos R$ 53 constatados inicialmente.
Revela Clovis que tem licitações de medicamentos em que participaram cinco empresas de uma mesma família, com valores acima do de mercado por não ter havido competição. Os medicamentos foram para o Hospital de Urgência de Sergipe, entre outros.

Eleição polarizada

Estamos a um ano das eleições e já se percebe que o pleito 2016 em Aracaju caminha para uma polarização entre o prefeito João Alves Filho (DEM) e o deputado federal Valadares Filho (PSB). Pesquisas de consumo interno, por exemplo, apontam os dois empatados tecnicamente junto com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

A deixa dessa polarização foi passada pelo próprio vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) quando na semana passada, durante entrevista no programa de Gilmar Carvalho, disse que Valadares Filho não tinha experiência para administrar Aracaju, que se fosse o prefeito hoje a situação da capital estaria muito pior.
"Valadares Filho é deputado federal. É preciso sempre a experiência à inexperiência porque para gerir uma cidade é preciso um mínimo de experiência em gestão", chegou a declarar o vice-prefeito, após admitir graves problemas na gestão municipal pela lentidão das obras.

O pré-candidato a prefeito do PSB reagiu às declarações de Machado. "A experiência de João e Machado está levando Aracaju para um buraco sem precedentes. Na verdade, João e Machado morrem de medo da renovação. Isso porque ela virá acompanhada de novos projetos, novas ideias e de uma grande energia e vontade de acertar, aberta ao diálogo, sabendo ouvir sugestões e tendo a responsabilidade de formar uma grande equipe", rebateu Valadares Filho.

Os dois já estão em ritmo de campanha eleitoral. Na segunda-feira, tanto João Alves quanto Valadares Filho marcaram presença na procissão de Nossa Senhora Aparecida, no Conjunto Bugio.
João Alves estava na procissão acompanhado dos vereadores Adelson Barreto Filho (PSL) e Agnaldo Feitosa (PR), que é seu líder na Câmara Municipal; do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) e do deputado federal Adelson Barreto (PTB).

Valadares Filho foi à procissão com o governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB), o senador Valadares (PSB) e o ex-vereador e secretário Elber Batalha (Cultura). Edvaldo Nogueira (PCdoB) também estava na procissão acompanhado de alguns correligionários do PCdoB.
Todos os três pré-candidatos a prefeito não paravam de cumprimentar os fiéis eleitores que acompanhavam a procissão.
Trocando em miúdos, a campanha já começou e, pelo lado da base aliada do governador Jackson Barreto (PMDB), dificilmente Valadares e Edvaldo vão querer recuar da disputa. Até porque os três estão embolados nas pesquisas de intenções de voto.
O apoio do governador é que fará a diferença ...

Um ou outro
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE) em entrevista ontem no programa de George Magalhães reafirmou o que disse à coluna na semana passada: seu candidato a prefeito de Aracaju ficará entre o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o deputado federal Valadares Filho (PSB).

O preferido
Aos amigos Fábio Mitidieri teria confidenciado a sua predileção hoje pela pré-candidatura de Valadares Filho e uma possibilidade de poder indicar o vice.

Prazo 1
Como a coluna divulgou no sábado, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) apresentou ontem as alegações finais nos processos das subvenções da Assembleia Legislativa contra os deputados estaduais Capitão Samuel (PSL), Paulinho da Varzinhas (PTdoB) e Augusto Bezerra (DEM). Segundo a procuradora Eunice Dantas, foi pedida a cassação do mandato dos três parlamentares, inelegibilidade e aplicação de multa pela constatação de que destinaram recursos das subvenções para entidades fantasmas.

Prazo 2
Já os processos contra o ex-deputado Arnaldo Bispo (DEM) e o deputado federal Adelson Barreto (PTB) o prazo para apresentação das alegações finais é no dia 19 de outubro. Com isso, a PRE encerrará os processos das subvenções, que começarão a ser julgados pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O preferido
Do jornalista Lauro Jardim, do O Globo, sobre a possibilidade de uma queda do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), por conta de irregularidades em contas na Suíça e o seu sucessor: "Hoje, não há um candidato natural para suceder Eduardo Cunha se ele cair. Cunha, entretanto, já trabalha um nome com carinho - o de André Moura, do PSC de Sergipe e um dos seus fieis escudeiros. Moura, aliás, responde a cinco inquéritos no STF".

Outros nomes
Dois nomes também aparecem como prováveis candidatos à presidência da Câmara Federal: o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos, que integra o grupo de peemedebistas contrários a Dilma, e Leonardo Picciani (PMDB/RJ), que tem a simpatia do Planalto, é líder da bancada do PMDB e é contra o impeachment.

IPTU 1
Nesta quarta-feira o pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe volta a julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo PC do B, contra o reajuste do IPTU em Aracaju. A sessão está marcada para iniciar às 8h30, na sede do TJ, no Centro de Aracaju.

IPTU 2
Na votação ocorrida em 15 de julho, quatro desembargadores votaram pela derrubada completa da lei, que elevou o imposto dos imóveis da capital. Outros dois juízes votaram pelo limite de 30%. O desembargador Alberto Romeu pediu vistas do processo, suspendendo o julgamento. Além dele, ainda faltam votar seis juízes.

Arquivado
O Ministério Público de Sergipe arquivou o procedimento instaurado com o objetivo de investigar suposta irregularidade quanto à indicação e à nomeação da ex-deputada estadual Angélica Guimarães ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Uma Representação formulada pela Associação Nacional dos Auditores do Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) alegava violação aos requisitos constitucionais de "idoneidade moral" e "reputação ilibada".

Não foi
O governador Jackson Barreto (PMDB) quis ir, a todo custo, a festa do Dia das Crianças, promovida pelo Governo do Estado no Parque da Cidade. Mas acabou se convencendo que não poderia comparecer a um evento com mais de 10 mil pessoas e com muito tempo sem aparecer em local público por conta do procedimento cirúrgico no tendão do pé esquerdo.

No interior
JB somente reassumirá o governo após autorização médica, o que deve ocorrer até o final de outubro. Enquanto isso Belivaldo Chagas (PSB) vai tocando o governo e nessa quinta-feira estará em Canindé do São Francisco inaugurando a orla da cidade ao lado do prefeito Heleno Silva (PRB) e também em Poço Redondo, na Serra da Guia, para inauguração do Poço Artesiano com Dissalinizador junto com o prefeito Roberto Araújo (PT).

Opção
A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 453/01 pode votar nesta quarta-feira o parecer do relator, deputado Zé Silva (SD-MG). A proposta permite aos empregados de estatais a opção de receberem a remuneração de seus cargos naquelas empresas durante o exercício de cargo eletivo municipal - vereador e prefeito. Esse direito existia antes da Emenda Constitucional 19/98, que o revogou.

Veja essa...
De Fabio Mitidieri sobre qual nota daria a administração do prefeito João Alves: "Nota 4. Está abaixo da média! Estaria reprovada para mim, abaixo da média! Infelizmente esse é um projeto ultrapassado que não vai vingar em 2016. Os dois melhores projetos da oposição para Aracaju são Edvaldo Nogueira e Valadares Filho. Vamos apoiar um deles e esperamos pelo consenso".

... e essa ...
Ontem circulou nas redes sociais uma entrevista do secretário Carlos Batalha (Comunicação) negando promessas de João Alves para a Av. Euclides Figueiredo e em seguida um vídeo do então candidato JAF fazendo as promessas sobre melhorias naquele logradouro com quatro avenidas, ciclovias e calçadas para pedestres. Além de um outro do vice José Carlos Machado (DEM) falando que precisa melhorar muito a administração e que é preciso sentar para equacionar os problemas.

Curtas
Secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo participou, como representante do partido, das reuniões do grupo de articulação política do governo que discutiu as tentativas de impeachment, por parte da oposição, contra a presidente Dilma Rousseff.

Para Márcio, os novos ministros do núcleo político do governo, Jacques Wagner e Ricardo Berzoini, estão atuando com êxito junto aos líderes dos partidos aliados para recompor a base de apoio ao governo e evitar o golpismo.

Valadares Filho tomou café da manhã ontem com o Frei Gleizer, na Igreja dos Capuchinhos, no bairro América.

Do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) ao discursar ontem na tribuna do Senado Federal para destacar as últimas questões econômicas e fiscais do país: "Há uma crise ética e moral, provocada por um governo que tem se mostrado incoerente e ineficiente no trato com a administração pública".

Prosseguiu o senador: "O que fica é a certeza de que o país precisa corrigir o seu rumo e que o povo brasileiro não aguenta mais continuar pagando a conta da ineficiência deste governo. O governo deve cortar na própria carne sem exigir e sacrificar o povo brasileiro".