O preferido

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem, por 290 votos a 157, destaque do PSDB ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) que pretendia manter o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação do candidato ao partido pelo
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem, por 290 votos a 157, destaque do PSDB ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) que pretendia manter o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação do candidato ao partido pelo

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 10/09/2015 às 00:28:00

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem, por 290 votos a 157, destaque do PSDB ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) que pretendia manter o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação do candidato ao partido pelo qual concorrerá. A redação do Senado também retirava, entretanto, da Lei 9.504/97, o prazo mínimo de domicílio eleitoral de um ano.
Assim, prevalece o texto da Câmara, que diminui de um ano para seis meses o prazo de filiação partidária antes das eleições e mantém o prazo de um ano de domicílio eleitoral antes do pleito. Com isso, segundo o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), as arrumações partidárias ficam para abril. 

O preferido

Em conversa com a coluna, um aliado do governador Jackson Barreto (PMDB) disse que entre os pré-candidatos da base aliada governista o deputado federal Valadares Filho (PSB) é o que tem demonstrado maior viabilidade de candidatura a quase um ano das eleições municipais de 2016.
No seu entendimento, Valadares Filho é o que vem conversando com mais intensidade e construindo entendimentos com lideranças políticas da base governista. "Ele vem participando de eventos e visitando as comunidades de Aracaju", ressalta.

Ainda segundo o aliado, que preferiu que seu nome não fosse revelado, Valadares Filho é o nome que mais agrega. "O ex-prefeito Edvaldo Nogueira não agrega, está indo por osmose", avalia.
Revela que Edvaldo está sentado esperando que o governador Jackson Barreto o apoie. "Edvaldo Nogueira e os outros querem que Jackson o eleja. Já Valadares Filho tem buscado construir uma candidatura de consenso que venha aglutinar a maioria da base aliada do governo, somada às ações do dia a dia".
Para ele, que é parlamentar, não se deve discutir mais o nome daquele que pode vir a ser o candidato de consenso e competitivo da base aliada do governo para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2016, mas o nome do vice de Valadares Filho.

A bem da verdade, Edvaldo vem conversando nos bastidores com aliados, apesar de sonhar com a possibilidade de a ex-primeira dama Eliane Aquino se filiar ao PSD e vir a ser sua candidata a vice com o apoio do governador Jackson Barreto.
Recentemente o ex-prefeito esteve com lideranças do PRB, que desejam indicar o candidato a vice-prefeito de Aracaju.

O presidente de honra do PRB, prefeito Heleno Silva (Canindé do São Francisco), disse à coluna que o partido tem bons nomes para vice: o da pastora Cláudia e o do professor Anderson Gois. Disse que no interior do Estado o PRB tem hoje 25 pré-candidatos a prefeito.
Na base aliada do governador ainda tem mais dois pré-candidatos a prefeito em Aracaju: o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) e a deputada estadual Ana Lúcia (PT).
Certo mesmo é que até as convenções partidárias do próximo ano ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte... Sem falar que o governador ainda não entrou na disputa pela escolha do melhor candidato...

Tem que ser
democrata  
Ontem a coluna publicou com exclusividade que um parlamentar aliado do prefeito João Alves Filho (DEM) tinha dito que o suplente de senador, o empresário Ricardo Franco (PTB), só terá chance de assumir o Senado no lugar da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) se vier a se filiar ao DEM. Isso porque a direção nacional do partido não aceita ficar com um senador a menos e, consequentemente, perder força política no Congresso Nacional.

No DEM
Ontem Ricardo Franco confirmou que vai deixar o PTB para se filiar ao DEM a convite da senadora Maria do Carmo e do presidente nacional do partido, senador José Agripino Filho. Como Democrata, o suplente de senador deve assumir, ainda este ano, a cadeira de Maria do Carmo no Senado, que volta a Sergipe para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social na gestão do marido, o prefeito João Alves Filho (DEM).

Fica no ninho tucano 1
Desde o final da semana passada que a coluna vem especulando a possibilidade do ex-governador Albano Franco deixar o PSDB para se filiar ao SD junto com o vice-prefeito José Carlos Machado. Vários encontros nesse sentido aconteceram entre os dois tucanos e o deputado federal Laércio Oliveira (SD). Ontem, a Direção Estadual do PSDB saiu com nota pública informando que Albano irá permanecer nos quadros do partido.

Fica no ninho tucano 2
Segundo a nota, na manhã de ontem Albano Franco telefonou para o presidente estadual do PSDB, Pedrinho Barreto, disse que os dois são amigos-irmãos e que ele está bastante confortável no ninho tucano em Sergipe.

Desafio
Sobre informação publicada ontem na coluna de que o prefeito cassado de Nossa Senhora das Dores, Fernando Lima, desesperado, teria ligado para um amigo de Albano Franco pedindo que interferisse junto a ele para que não ficasse nos bastidores usando da sua influência política para prejudicá-lo, o ex-governador, através da sua assessoria, afirmou que o ex-prefeito está autorizado a dizer quem, quando e onde ele tentou interferir no seu processo judicial.  

Novo prefeito 1
O vice-prefeito de Nossa Senhora das Dores, João Marcelo Montarroyos Leite, será empossado hoje como prefeito do município. O ato de posse ocorrerá às 10h, na Câmara de Vereadores.

Novo prefeito 2
João Marcelo assume o comando do município após publicação ontem de decreto, pelo presidente da Câmara, Hélio Pereira, declarando vago o cargo de prefeito mediante a cassação do gestor Fernando Lima por improbidade administrativa. A sentença foi dada no final da semana passada por decisão do juiz Gilton Batista Brito, da Justiça Federal. A assessoria jurídica de Fernando já recorreu.
Vítima da bandidagem 1
O vereador de Maruim, Moacir Mota (PP), foi vítima da ação de marginais anteontem à noite. Quando o parlamentar chegava à sua residência após a sessão da Câmara Municipal, por volta das 22h15, foi rendido por cinco bandidos armados que estavam a pé. Eles levaram dinheiro, celular e o veículo que foi encontrado ontem em Nossa Senhora das Dores.

Vítima da bandidagem 2
Segundo Moacir, a sensação de impotência e ameaça de perigo foi a pior possível. Revelou que apesar da consciência do perigo, após ser rendido pelos bandidos, resolveu sair correndo por medo de ficar como refém e eles quererem ir a um banco 24 horas sacar um dinheiro que podia não dispor, e ser morto por isso.  

No Betume
O governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB) estará hoje de manhã no Povoado Betume para distribuir 400 toneladas de arroz a rizicultores da Agricultura Familiar do Território de Desenvolvimento do Baixo São Francisco. Serão beneficiados pequenos produtores dos municípios de Neópolis, Pacatuba, Japoatã, Propriá, Ilha das Flores, Brejo Grande, Telha, Canhoba e Cedro de São João.

De volta?
O ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Venâncio Fonseca (PP), voltou ontem à velha forma. Debateu com o líder do governo na Casa, Francisco Gualberto (PT), sobre a crise política e econômica do Brasil.

Tiroteio
De Gualberto ao fazer a defesa dos programas sociais do governo federal e mostrar que setores da direita querem se aproveitar da crise econômica do governo para forçar a barra e defender o corte nos recursos destes programas: "É uma questão de ódio de classe. Não estão preocupados com estabilidade política e econômica do país, com geração de emprego e renda, com o combate à fome, com moradia. Querem somente o poder. Nesse momento o PSDB se apresenta como coveiro da democracia brasileira".

Posse 1
O ex-governador Albano Franco (PSDB) e o prefeito João Alves Filho (DEM) prestigiaram ontem, no Recife, a posse de Carlos Rebêlo Júnior como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região. Rebêlo atuou na Seção Judiciária de Sergipe desde 1988 e no mês passado foi nomeado desembargador para o TRF da 5ª Região, pelo critério de antiguidade, pela presidente Dilma Rousseff.

Posse 2
O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) também foi uma das personalidades públicas de Sergipe a prestigiar a posse de Rebêlo Júnior. Segundo o parlamentar, a relação do novo desembargador com Sergipe não ficava só no campo da magistratura. "Adentrava pelo do ensino superior, como professor de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Sergipe. Seguramente, a magistratura federal do Nordeste ganha, com Carlos Rebêlo Júnior, um bom desembargador para uma Justiça cada vez melhor", diz o parlamentar.

Plebiscito 1
Os cidadãos brasileiros poderão ser consultados nas eleições de 2016, via plebiscito, sobre a redução de 18 para 16 anos da maioridade penal para crimes hediondos. É o que estabelece projeto (PDS nº 270/2015) do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). Para o senador, a questão é tão polêmica que os 513 deputados e 81 senadores não podem decidir sem ouvir toda a sociedade, e o debate tende a engrandecer e a fortalecer ainda mais a democracia.

Plebiscito 2
Se a proposta for aprovada, o eleitor deverá responder sim ou não à seguinte pergunta: "No caso de cometimento de crime hediondo, o agente com idade entre 16 e 18 anos deve ser responsabilizado penalmente?". Ainda segundo o projeto, ficará sustada a tramitação de proposição legislativa de qualquer espécie, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, que tenha por objeto a redução da maioridade penal, ainda que aplicável sob condições específicas ou apenas a determinados crimes, até que seja proclamado o resultado da consulta popular.

Veja essa...
Ontem, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) correu de um oficial de Justiça como o diabo corre da cruz. Não queria ser notificado judicialmente.

Curtas
O senador Eduardo Amorim conseguiu aprovar ontem dois relatórios de sua autoria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

O primeiro altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para dispor sobre a hospedagem de crianças e adolescentes acompanhados dos pais ou responsável. Já o segundo estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração pública direta e indireta dos Poderes da União.

O presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique, comemora a filiação do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes ao seu partido no próximo dia 16 de setembro.    

O suplente de deputado estadual Gilmar Carvalho, que sairá do Solidariedade, recebeu convite para se filiar ao PSB, PDT, PSDB e PEN.

O secretário municipal Juvêncio Oliveira (Articulação Política) tem participado da 3ª etapa de Audiências Públicas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) realizada pela Seplog. Para ele, o momento é essencial para o futuro dos aracajuanos.