Espera e negociação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (ainda PSD) já mostra claramente a sua insatisfação com o governo. No último final de semana circulou em Poço Verde com o senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura. Segundo uma fonte, Gustinho já articula
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (ainda PSD) já mostra claramente a sua insatisfação com o governo. No último final de semana circulou em Poço Verde com o senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura. Segundo uma fonte, Gustinho já articula

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 09/09/2015 às 02:36:00

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (ainda PSD) já mostra claramente a sua insatisfação com o governo. No último final de semana circulou em Poço Verde com o senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura. Segundo uma fonte, Gustinho já articula com os dois ações pelo Estado para fortalecer a oposição e André, que tem pretensões majoritárias em 2018, já negocia sua base de deputado federal para Gustinho em Poço Verde em troca do seu apoio a pré-candidatura a prefeito de Valmir Monteiro (PSC), em Lagarto.

Espera e negociação

Nessa reta final de prazo para filiação partidária (02 de outubro) intensificam as conversas para troca-troca de partido, mas as indefinições ainda são muitas em Sergipe.
O ex-deputado estadual Gilmar Carvalho deixou o Partido da Solidariedade (SD), liderado no Estado pelo deputado federal Laércio Oliveira. Mas ainda não bateu o martelo com relação ao seu destino partidário.
O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) vai deixar o ninho tucano, mas ainda discute se vai se filiar ao SD ou ao PROS. A possibilidade maior é de filiação ao SD junto com o ex-governador também tucano Albano Franco. Os dois já tiveram várias conversas com Laércio.
Os quatro prefeitos do PSDB em Sergipe também deixaram o ninho tucano, por conta da mudança de comando do partido, que passou a ser dos irmãos Amorim. A primeira a sair foi Gracinha, de Itaporanga d´Ajuda. Ainda não está definido o destino partidário deles.  
Já alguns deputados estaduais e dezenas de vereadores com mandato aguardam a abertura da "janela partidária" para deixarem seus partidos. Muitos já sabem para onde pretendem ir, mas só aguardam o Congresso Nacional aprovar, em redação final, a permissão para que eles possam trocar de legenda até 30 dias antes do prazo de filiação exigido em lei, nos casos em que for constatada "mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário" e a "grave discriminação política pessoal".
Ontem os senadores votaram a redação final da reforma política. Assim o texto do PLC 75/2015 vai ser reexaminado pelos deputados. O projeto, que que muda três leis - a das Eleições, do Código Eleitoral e a dos Partidos Políticos -  prevê, entre vários pontos, a abertura da janela partidária.
As novas regras, conforme o relator da Comissão da Reforma Política, Romero Jucá (PMDB-RR), só valerão para as eleições municipais de outubro do ano que vem se a proposta for sancionada pela presidente Dilma Rousseff até o dia 2 de outubro. Antes disso, no entanto, o PLC 75/2015, que teve origem na Câmara, terá que ser votado novamente pelos deputados.
Em Sergipe, são três os deputados estaduais que pretendem trocar de partido e estão só no aguardo da "janela partidária": Gustinho Ribeiro, que deseja deixar o PSD e ingressar no PRP; Augusto Bezerra, que tem pretensões de sair do DEM para se filiar ao PROS; e Capitão Samuel, que quer deixar o PSL para emigrar para o PSDB ou PEN.
Até 02 de outubro ainda tem muita coisa para acontecer no que diz respeito ao troca-troca de partido ...

Decreto
A Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores publica hoje decreto anunciando a vacância do cargo de prefeito do município, mediante a cassação do mandato do gestor Fernando Lima. Ele teve o mandato cassado no último dia 4 de setembro por improbidade administrativa após sentença do juiz Gilton Batista Brito, da Justiça Federal de Itabaiana e não cabe mais recurso.

Santo Expedito
Informações chegadas à coluna dão conta que Fernando Lima procurou ontem o advogado Fabiano Feitosa na tentativa de conseguir evitar que seja publicado decreto com a extinção do cargo de prefeito em Dores. Fabiano, que é advogado da maioria dos deputados acusados de irregularidades na aplicação das verbas de subvenção, já vem sendo chamado como "Santo Expedito dos políticos". Vale lembrar que Santo Expedito é conhecido como o Santo das Causas Impossíveis.

Apelo
Ainda no escritório de Fabiano, o prefeito cassado, desesperado, teria ligado para uma pessoa pedindo que interferisse junto ao ex-governador Albano Franco (PSDB) para que não ficasse nos bastidores usando da sua influência política para prejudicá-lo.  

Tem que ser
democrata  
Em conversa com a coluna um parlamentar aliado do prefeito João Alves Filho (DEM) disse que o suplente de senador, o empresário Ricardo Franco (PTB), só terá chance de assumir o Senado no lugar da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) se vier a se filiar ao DEM. É que a direção nacional do partido não aceita ficar com um senador a menos.

Baixa indesejada
Segundo o parlamentar, o DEM só tem quatro senadores e se Maria do Carmo se licenciar para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social para ajudar na administração do prefeito João Alves o partido ficará com apenas três. Isso representa perda de força do DEM no Congresso Nacional.

Boa recuperação
Em casa há uma semana, o governador Jackson Barreto (PMDB) vem se recuperando bem da cirurgia que fez no tendão do pé esquerdo e seguindo recomendação médica. Não próxima semana estará tirando os pontos e começará a fisioterapia em casa, podendo ficar mais 45 dias de licença médica pelo fato de não poder andar.

À margem
Aos aliados e amigos que estão indo visitá-lo, Jackson tem dito que não vai se envolver nas questões administrativas do Estado enquanto estiver se restabelecendo. Tem reafirmado que confia plenamente na capacidade administrativa e na lealdade do seu vice Belivaldo Chagas (PSB).

Independência
No dia da Independência do Brasil, sem poder ir assistir ao desfile de 7 de Setembro, o governador postou nas redes sociais: "Parabenizo o Brasil neste dia, mas, acima de tudo, parabenizo os brasileiros por tanta garra e força! Acredito em nós, acredito na nossa garra. Eu acredito no Brasil! Juntos somos mais fortes! Gostaria de estar na rua com vocês comemorando esse dia tão representativo para nós brasileiros".

No desfile
Como não foi ano de eleição, poucos políticos desfilaram pela Barão de Maruim no Dia da Independência. Entre os poucos presentes o deputado federal Adelson Barreto (PTB) e o senador Eduardo Amorim (PSC), que inclusive, como médico, prestou os primeiros socorros a uma pessoa que sofreu parada cardíaca até a chegada do SAMU.

Indagações
A presença de Eduardo Amorim na Barão de Maruim levou algumas pessoas a questionar se ele será candidato a prefeito de Aracaju em 2016. Até o momento o senador não transferiu o titulo de eleitor de Itabaiana para Aracaju.

Fogo inimigo 1
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Capitão Samuel (ainda PSL) - que tem declarado que não apoia a reeleição de João Alves Filho (DEM) - não perde a oportunidade de criticar a sua administração. Pelas redes sociais afirmou: "Aracajuanos estão pagando taxa de iluminação e continuam na escuridão. Foi João que fez a taxa de iluminação";  "Aracajuanos com as ruas cheias de lixo. Foi João que fez com seu jeito velho de governar. Aracaju precisa de gente e jeito novo";  "Aracaju cheia de buracos com o velho "Rodando no Macio" de João. Precisamos de gente e jeito novo de governar".

Fogo inimigo 2
Prossegue o deputado estadual com suas críticas ao prefeito: "Servidores Públicos de Aracaju continuam aguardando a velha promessa do seu novo estatuto. Velha promessa do João. Jeito velho de governar"; "População do Bugio continua aguardando a velha promessa de reforma das praças. Precisamos de gente e jeito novo de governar"; "População da Santa Maria, Santos Dumont e Soledade continua aguardando o velho Rodando no Macio do João. Precisamos de gente e jeito novo de governar".

Fogo inimigo 3
Finaliza Capitão Samuel: "Quem aumentou drasticamente o IPTU de Aracaju? João com velha promessa de melhorias. Precisamos de gente e jeito novo de governar. Agora o João que conhecemos quer vender o patrimônio do povo com as mesmas velhas promessas. Precisamos de jeito e gente nova em Aracaju. Precisamos em Aracaju de um governo que melhore os serviços públicos ao cidadão, velha política de grandes obras não está dando certo".
Justificativa
Do suplente de deputado estadual Gilmar Carvalho sobre sua saída do SD: "A partir do momento em que o deputado Laércio Oliveira assumiu antecipadamente compromisso, em nome do partido, de apoio à reeleição do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e à possibilidade de candidatura a prefeita de Nossa Senhora do Socorro, da vereadora Maria da Taiçoca, decidi analisar convites que venho recebendo há mais de quatro meses, alguns deles públicos, feitos por outras legendas".

PRB
Avançou as conversas políticas do PRB com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) sobre a sucessão municipal. Recentemente teve um almoço de lideranças do partido com Edvaldo. Segundo o presidente de honra do PRB, o prefeito Heleno Silva, a legenda trabalha para indicar o candidato a vice-prefeito em Aracaju.

PMN
O partido em Sergipe inaugura na próxima sexta-feira, às 19h, a mais nova sede partidária na capital sergipana. A base política governamental do grupo será na Avenida Edézio Vieira de Melo, onde, além de promover diálogos junto à comunidade sobre os mais variados assuntos democráticos, também fará o cadastrado dos novos filiados. Preside o partido em Sergipe Augusto César.

Veja essa...

Do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Capitão Samuel, após fazer várias críticas à administração do prefeito João Alves: "Continuo defendendo que nosso grupo {Eduardo Amorim} dê oportunidade ao povo de escolher alguém com jeito novo de governar".

Curtas

O secretário Valmor Barbosa (Infraestrutra) foi ontem de manhã à Assembleia Legislativa fazer um balanço da aplicação dos recursos das obras do Proinveste. Atendeu a um convite da deputada estadual Maria Mendonça (PP).

Na Câmara Municipal de Aracaju compareceu ontem o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes, que foi falar sobre as demandas do funcionalismo público. O líder sindical foi impedido de falar sobre a acusação de irregularidades na merenda escolar, por não estar na pauta.
Ontem o deputado federal André Moura recebeu, em Sergipe, uma comissão de representantes da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Advogados Públicos da União (AGU) e Procuradores.

A comissão reivindicou seu apoio junto ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para colocar em votação o segundo turno da PEC 443/09 que fixa o subsídio do grau ou nível máximo das carreiras da Advocacia-Geral da União, das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal ao correspondente a 90,25% do subsídio mensal, fixado para os ministros do STF.