Quem forneceu as armas?

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), participa, em São Paulo, de Encontro dos Presidentes das Assembleias do Brasil, que discute o Pacto pelo fortalecimento da competência dos Estados na Assembleia Legislativa. Entre os palestrant
O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), participa, em São Paulo, de Encontro dos Presidentes das Assembleias do Brasil, que discute o Pacto pelo fortalecimento da competência dos Estados na Assembleia Legislativa. Entre os palestrant

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 25/08/2015 às 00:44:00

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), participa, em São Paulo, de Encontro dos Presidentes das Assembleias do Brasil, que discute o Pacto pelo fortalecimento da competência dos Estados na Assembleia Legislativa. Entre os palestrantes do evento os senadores José Serra e Antônio Anastásia; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Presidente da Câmara; e o presidente da Assembleia de São Paulo, Fernando Capez. Bispo estava acompanhado dos diretores da Alese Roberto Bispo e Alexandro Argolo.

Quem forneceu as armas?

Na sexta-feira à noite a popula-ção sergipana tomou conheci-mento da fuga de 20 presos do Presídio de Nossa Senhora da Glória, que culminou com a morte de um agente penitenciário irmão do prefeito de Glória, Chico do Correio, e mais dois feridos.
Como até o momento a polícia só conseguiu capturar dois fugitivos, ainda tem 18 bandidos à solta, sendo alguns armados, a população das imediações do presídio e municípios vizinhos corre risco de ser surpreendida por um deles.

Entre os fugitivos, dois de alta periculosidade: os acusados pela tentativa de assassinato do então desembargador Luiz Mendonça, hoje presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. O crime ocorreu em agosto de 2010, na avenida Beira Mar, por volta das 7h30.
Essa fuga bem planejada causou surpresa e espanto da população pelo fato de alguns fugitivos estarem portando armas de fogo, inclusive escopeta e pistolas com munição, que vitimaram o agente penitenciário Antonio Nascimento Correia, de 49 anos.
Como essas armas chegaram às mãos dos bandidos detidos em uma cela e que tirou a vida de um pai de família? Essa é a grande indagação da sociedade, que quer respostas para isso. Até porque armas de fogo não caem do céu diretamente para as mãos de bandidos trancafiados em um presídio.

Por todo esse cenário, os sergipanos não esperam somente a captura desses 18 marginais, mas que a polícia descubra o responsável ou os responsáveis por essas armas terem chegado às mãos dos foragidos.
Quem quer que tenha sido o responsável pela entrada dessas armas no presídio é tão criminoso quanto o bandido que assassinou o agente penitenciário. Precisa ser descoberto, para que pague por esse crime.
O governo deve essa resposta à sociedade, assim como o fornecimento de coletes a prova de bala para os agentes penitenciários. Se o agente Antonio Nascimento tivesse usando um desses talvez ainda estivesse vivo.

A lamentar ainda que a corrupção que nós estamos acompanhado pelo país, em várias esferas, tenha chegado ao sistema penitenciário em Sergipe ...

Discutindo medidas
Ontem de manhã o governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB) se reuniu com os secretários Mendonça Prado (SSP), Antonio Hora (Justiça) e Benedito Figueiredo (Governo); o comandante da PM, Maurício Yunes; e o coordenador da Polícia Civil da Capital, delegado Everton Santos. Na pauta, a discussão sobre a fuga dos presos do Presídio em Nossa Senhora da Glória e o planejamento dos presídios.  

Recebendo
os pleitos  
Pela tarde, o secretário Antonio Hora recebeu dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários. Recebeu a pauta de reivindicação da categoria, que reivindica, entre outros itens: melhores condições de trabalho, armas e colete a prova de bala.

Mais na frente
Em conversa ontem com a coluna, o vice-prefeito José Carlos Machado (ainda PSDB) disse que ainda não decidiu sobre o seu destino partidário: se fica no ninho tucano, se vai para o PPS ou SD. "Não tenho pressa. Estou convivendo com membros da comissão provisória e vendo em que essa convivência vai dar. Se não andar como espero vou tomar outro caminho", garante.

Subvenção
O deputado estadual Paulinho da Varzinhas (PTdoB) foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que, se utilizando das prerrogativas que tem direito como parlamentar, venha a ser ouvido sobre a verba de subvenção da Assembleia Legislativa que em 2014 destinou para a Amanova, no valor de R$ 1.085.000. O montante recebido chamou a atenção do MPE pela "flagrante incompatibilidade entre as singelas atividades desenvolvidas pela Amanova, considerando o seu porte e estrutura". Sem falar no depoimento do empresário Nollet Feitosa, que com a delação premiada apresentou vídeo de uma assessora do parlamentar recebendo boa parte do dinheiro de volta no seu gabinete.
Meio a meio
Do vice-prefeito ao ser questionado sobre a chance de permanecer no PSDB, que hoje está sob o comando dos irmãos Amorim: "Hoje é 50% para ficar e 50% para sair. No momento não existe entrosamento algum com a comissão provisória do PSDB. A iniciativa tem de ser do pessoal".

Decisão conjunta
De Machado ao ser indagado sobre as declarações da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) que disse que se fosse ele já tinha saído do PSDB por não ficar onde não lhe querem: "D. Maria tem essa característica de dizer o que pensa, mas ela não é Machado. Essa é uma decisão que não depende só de mim. Tem vereadores que foram para o PSDB ao meu convite e existe a questão da infidelidade partidária".

Expectativa
Machado lamenta que até o momento o vereador tucano de Aracaju, Adriano Taxista, não tenha sido chamado para uma conversa com a comissão provisória do PSDB. "Se tivermos de sair do partido esperamos sair sem consequências. Acredito que a comissão não venha prejudicar ninguém. Ninguém pode ficar em um partido forçado. Política só se faz com união e entusiasmo", afirmou, enfatizando que não vai deixar para a última hora para decidir sobre seu destino partidário, devendo definir até o dia 15 de setembro.

PTdoB
O prefeito João Alves Filho (DEM) e o senador Eduardo Amorim (PSC) participaram ontem do I Encontro Estadual do PTdoB, realizado pela manhã, na Câmara Municipal de Aracaju. Na oportunidade, o vereador Valdir Santos foi empossado como novo presidente estadual do partido, o pastor João Bosco como vice-presidente  e o apóstolo Augusto Magalhães, como secretário-geral.

2016
O prefeito João Alves surpreendeu durante discurso em evento do PTdoB por elogiar a atuação parlamentar do senador Amorim, em Brasília. Foi quando o parabenizou pelo "trabalho em prol dos aracajuanos e todos os sergipanos".

Na pauta de hoje 1
A comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172/12, que impede a União de repassar novas obrigações a estados e municípios sem a previsão dos recursos financeiros correspondentes, se reúne, às 11h30 de hoje, para votar o parecer do relator à proposta. O relatório do deputado André Moura (PSC-CE) foi apresentado na terça-feira (18) com duas alterações, mas a votação foi adiada após alguns parlamentares apresentarem pedidos de vista.
Na pauta de hoje 2
Uma das alterações está prevista em emenda do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e inclui no texto da PEC a possibilidade de haver anualmente um encontro de contas de estados e municípios com a União. Faria de Sá sugeriu que a transferência de recursos da União para financiar encargos e serviços repassados aos demais entes federados seja feita ao final de cada exercício financeiro, após a compensação de dívidas que estados e municípios detêm com a União.

Velho Chico 1
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pode votar, nesta terça-feira, projeto (PLS 86/2015) que estabelece normas claras para a revitalização da bacia do rio São Francisco. A proposta define os objetivos e prioridades no processo de recuperação do rio; fixa metas de volume para os reservatórios de água; determina a construção de cisternas para captação de água da chuva e a fiscalização de crimes ambientais. Também prevê a integração entre órgãos ambientais e a destinação de recursos específicos para planos de recuperação.

Velho Chico 2
Segundo a autora do projeto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, criado em 2004, tem sido insuficiente para reverter a degradação ambiental do "Velho Chico".

WhatsApp
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defende a regulação de serviços de internet que competem com os serviços de telecomunicações regulados pela legislação brasileira. Para ele, é preciso resolver as "assimetrias regulatórias e tributárias" e dar "tratamento equânime" a serviços de telecomunicações e os serviços chamados "Over the Top" (como Skype, Netflix, You Tube, WhatsApp).

Veja essa...
Indiferente à crise econômica, a Câmara dos Deputados já gastou este ano mais de R$ 2,6 milhões com restaurantes dos 513 deputados. Se o ritmo da gastança não diminuir, a gestão de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) vai bater recorde de torrar dinheiro público com almoços e jantares.

Curtas
Alguns deputados estaduais estão em São Paulo participando de Encontro da Unale em parceria com a Assembleia Legislativa de São Paulo. Na pauta, a discussão de temas como competência dos Estados, Pacto Federativo e o fortalecimento das Assembleias Legislativas.

Depois de se formar em Direito, o senador Eduardo Amorim, que é médico por formação, resolveu estudar jornalismo. É aluno do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes (Unit) desde este mês.
O diretor de Tecnologia do Sergipetec, Anderson Gois, está em Brasília junto com o diretor presidente do ITPS, Léo Araújo, para tratar do projeto Redetec (Rede de Extensão Tecnológica de Sergipe). Visitam hoje o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Câmara Municipal de Poço Redondo aprovou requerimento do vereador Aderaldo Caldeira (PSD) solicitando ao Governador do Estado a liberação de recursos para que seja recuperado o prédio em Vaca Serrada para o retorno do Pelotão da Caatinga. O pelotão foi transferido para Nossa Senhora da Glória.