A bola da vez

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 24/04/2015 às 00:45:00

Ontem, no programa de Gilmar Car-valho, o senador tucano Flexa Ri-beiro (PA) confirmou que há cerca de duas semanas o senador Aécio Neves (MG) convidou o senador Eduardo Amorim (PSC/SE) para filiar-se ao PSDB e que ele mostrou disposição para ingressar no partido.
Segundo ele, o senador sergipano só disse que precisava resolver alguns problemas em Sergipe. "O momento de filiar-se ao PSDB será definido por Eduardo", disse Flexa, enfatizando que se filiando ao partido tucano ele comandará a legenda no Estado.

Enfatizou que a filiação de Eduardo Amorim ao PSDB faz parte de uma estratégia do partido para se fortalecer no Nordeste. "Eduardo é um dos senadores mais preparados e representa muito bem o Estado de Sergipe. Por isso, está sendo convidado para integrar o PSDB", disse.
Se realmente Eduardo Amorim deixar o PSC para o ninho tucano será uma confirmação de cizânia entre ele e a sua cria, o deputado federal André Moura (PSC).

Amigos dos dois têm dito que André, que quase já não é mais visto com Eduardo Amorim em eventos políticos e sociais, tem conseguido superar politicamente o seu criador, o que tem gerado ciumeira por parte de Eduardo que se sente incomodado com a ascensão da sua criatura no Congresso Nacional.
Nesta legislatura André Moura ou preside ou é relator de comissões importantes na Câmara dos Deputados. Ele é presidente da Comissão Especial da Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos, é relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, relator da PEC que reduz os ministérios para 20 e sub-relator da CPI da Petrobras. Sem falar que permanece como líder do PSC na Câmara e é membro de comissões importantes no Congresso.

Bem articulado, André é hoje uma das pessoas mais influentes na Câmara dos Deputados até mesmo pelo seu vinculo político com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O parlamentar sergipano é da mais estreita confiança de Cunha, com quem visita os Estados nas sextas-feiras, com a Câmara Itinerante.
Não há dúvidas que ao final deste ano quando o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diape) - que fiscaliza o desempenho de deputados e senadores - for avaliar os 100 cabeças do Congresso Nacional, André deverá figurar entre os 10. Até o ano passado somente o senador Valadares (PSB) era o parlamentar de Sergipe que integrava a lista.
Com toda essa exposição na mídia nacional e atuação no Congresso Nacional, André vai se cacifando para disputar o governo de Sergipe em 2018 pela oposição.
A provável ida de Eduardo Amorim para o PSDB deixa transparecer que ele não terá força política para impedir que André seja candidato ao governo em 2018 ao invés dele. Até porque foi grande o impacto da sua derrota para Jackson Barreto.

Amorim perdeu o governo para Barreto por uma diferença de 123 mil votos e ainda no primeiro turno das eleições de 2014. Foi uma grande derrota, pois desde que foi eleito senador, em 2010, com uma votação maior do que o governador reeleito Marcelo Déda, ele e o seu grupo político já acreditava que seria o governador de Sergipe.
Até hoje, o senador ainda não se refez da derrota acachapante e está tendo uma atuação meio apagada no Congresso Nacional. Para piorar a situação, André hoje é o cara, o dono da bola ...

Marketing
Informações chegadas à coluna dão conta que nos próximos 15 dias o deputado federal André Moura (PSC) deve começar uma grande campanha em todo o Estado divulgando sua atuação parlamentar. Deve ser a pavimentação do seu nome para o Governo do Estado em 2018.

Pela internet 1
Ontem, nas redes sociais, o senador Eduardo Amorim (PSC) admitiu que o convite para se filiar ao PSDB foi feito várias vezes há algumas semanas e que para ele isso era motivo de "muita honra". Disse que integrava um bloco político e seria bom ouvir a todos.
Pela internet 2
Postou ainda Amorim: "O convite foi feito. O PSDB é um partido grande, encampado por Aécio Neves. Vamos aguardar e analisar direito. O PSDB é estruturado e tem grande história no nosso País. Mas confesso que não pensei em mudar".

Sem impedimento
Em conversa ontem com a coluna, um advogado focado na legislação eleitoral disse que não haverá risco algum do senador Eduardo Amorim vir a perder o mandato por infidelidade partidária caso deixe o PSC para se filiar ao PSDB. Revela que já tem jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que governador, senador e prefeito não perdem mandato por esse motivo, só deputados e vereadores correm esse risco se não tiver um motivo justo para deixar a legenda.   

Satisfação
O secretário-geral do PSDB, vice-prefeito José Carlos Machado, avalia como uma grande aquisição do seu partido o ingresso de Eduardo Amorim na legenda. "É um excelente quadro. No lugar de Aécio Neves teria feito a mesma coisa: convidar um senador para se filiar ao PSDB e ao final do seu mandato, daqui a menos de 4 anos, poder disputar o governo ou a reeleição para o Senado", afirmou à coluna.
Bem vindo
Segundo Machado, se Eduardo Amorim se filiar ao PSDB será bem recebido. "Estaremos de braços abertos para recebê-lo. Gosto muito dele. Quem não gostaria de tê-lo em seus quadros? Somente PT e PMDB não gostariam", declarou.

No momento certo
De José Carlos Machado ao ser questionado se não se incomoda de perder o comando do PSDB em Sergipe para Eduardo Amorim, caso o senador realmente ingresse na legenda: "Isso é uma outra discussão que não vou fazer agora".     

Em pauta
Acontece nesta sexta-feira reunião da Executiva Estadual do PSDB objetivando discutir resolução do partido de que só haverá renovação nos Diretórios se os candidatos tucanos a deputado federal ou estadual vieram a obter nas urnas, nas eleições de 2014, um mínimo de 6% dos votos válidos no município. Segundo o secretário-geral, essa resolução visa fortalecer o partido, pois não adianta ter em um município um prefeito do PSDB que não vota em nenhum candidato do partido.

A lista
Informa que em Sergipe, com essa resolução, apenas oito municípios estão liberados para realizar suas convenções até setembro deste ano para renovação do Diretório Municipal: Canindé do São Francisco, Carira, Cedro de São João, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Telha. A convenção estadual será no dia 8 de maio e as municipais devem ocorrer até setembro.

Encontro 1
O presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, conversou na última quarta-feira pela manhã, na sede do partido em Aracaju, com a ex-primeira dama Eliane Aquino. Na oportunidade, o parlamentar, que tem pretensões de disputar a Prefeitura de Aracaju no próximo ano, colocou o seu partido como opção de filiação de Eliane para um projeto que almeje em 2016 ou 2018, preferindo não discutir a possibilidade dela vir a ser sua vice.

Encontro 2
Segundo Valadares Filho, Eliane disse que ficou feliz pela consideração do partido e seus líderes para com ela, mas não estava pensando em eleição. "Eliane afirmou que não vai tomar nenhuma decisão agora sobre filiação por ter outras prioridades no momento", declarou à coluna o deputado, enfatizando que considerou a conversa "boa, cordial".

Probabilidade
Segundo uma fonte bem informada, o deputado federal Adelson Barreto (PTB) deve ser candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros e o deputado estadual Capitão Samuel (PSL) a prefeito de Aracaju.

Terceirização 1
Com a aprovação, anteontem à noite na Câmara dos Deputados, das emendas do polêmico projeto que regulamenta a terceirização, o projeto irá agora para o Senado. Os senadores de Sergipe Eduardo Amorim (PSC) e Maria do Carmo Alves (DEM) já se posicionaram. Disse Eduardo Amorim: "Sobre votação da terceirização: sou contra a qualquer tipo de projeto que tire conquistas históricas do trabalhador. No Senado, o clima é diferente, caso de analisar e ver. Manifesto que tirar conquista do trabalhador é difícil".

Terceirização 2
Declara Maria do Carmo: "Temos acompanhado toda a discussão, os posicionamentos dos segmentos organizados e quando a matéria chegar aqui (no Senado) vamos avaliá-la, cuidadosamente, para nos posicionar. Não podemos abrir mão da garantia da preservação dos direitos constitucionais dos trabalhadores, em detrimento do prejuízo de milhares de pais e mães de família que já são penalizados de diversas outras formas, a começar pelos baixos salários e pela falta de acesso a serviços públicos eficientes para atender às suas necessidades elementares".

Veja essa...
Do vereador de Aracaju, Dr. Emerson (PT), ao discursar na Câmara ontem dizendo que o Brasil precisa de reforma moral: "Muitas pessoas estruturam a consciência com base em valores imorais. E onde estão essas pessoas? Elas estão em todos os lugares, estão na Justiça, na política, na policia, no conjunto da sociedade".

... e essa ...
Prosseguiu o parlamentar: "Será que a política é imoral? A resposta é não. A política é uma ciência com todo seu conteúdo metodológico como deve ser exercida, imoral é a ação de alguns. Então esse que é o problema, nós temos em consequência disso na política, na polícia, no judiciário, em todos os lugares pessoas com valores não morais ou com valores imorais estruturando a sua consciência, os seus valores e em consequência as suas ações".

Curtas
A Justiça Eleitoral retomou ontem as oitivas das testemunhas de acusação no escândalo das verbas de subvenções. Das seis intimadas compareceram apenas três, que acabaram confirmando suspeitas de alguma irregularidade nas subvenções destinadas pelos deputados Capitão Samuel e Gilson Andrade.  

O professor Anderson Gois deve assumir a presidência do PRB em Aracaju, em substituição ao deputado federal Jony Marcos, que assumiu a direção estadual da legenda.

"Com o apoio dos nossos líderes, Heleno Silva e Jony Marcos, estamos correndo muito para o fortalecimento do PRB em Aracaju. O nosso partido está se preparando para crescer ainda mais e fazer uma bancada de pelo menos três parlamentares na capital, em 2016," disse Anderson.
Nesta sexta-feira o prefeito João Alves visitará, às 8h, a obra em andamento da 13 de Julho com secretários e equipe técnica. De lá seguirá para o bairro Aruana, onde dará início as ações estruturantes no local.

Ficou definido ontem, em reunião na Secretaria Municipal de Comunicação, que o Forró-Caju 2015 será realizado no período de 19 a 29 de junho, no local de sempre: o mercado central.

O deputado federal Valadares Filho e o senador Valadares participam às 10h de hoje, em Simão Dias, da assinatura da ordem de serviço para a construção de um Campus da UFS no município com especialização em Fonoaudiologia e Fisioterapia. O campus será construído com recursos de emendas do orçamento da União dos dois parlamentares.