Planejamento estratégico

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/03/2015 às 00:47:00

Na próxima terça-feira, 31, acontecerá a primeira reunião do governador Jackson Barreto (PMDB) com toda a equipe de governo tanto do primeiro quanto do segundo escalão. O encontro, que visa discutir a estratégia de gestão para os próximos quatro anos, começará às 9h, no Hotel Radisson, que fica na Praia de Atalaia.
Secretários e presidentes de empresas públicas do Estado assistirão a um Seminário de Planejamento Estratégico de 2015 a 2018, com a participação dos secretários João Augusto Gama (Planejamento, Orçamento e Gestão), Jeferson Passos (Fazenda), do assessor econômico Ricardo Lacerda, e do próprio governador.

No encontro serão apresentados a missão, visão de futuro, valores e eixos de ação dos próximos quatro anos de Governo. Também serão discutidos os compromissos de cada secretaria ou órgão e suas agendas de prioridades, além da sistemática de planejamento, gestão e monitoramento das metas e resultados da gestão estadual.
Para o secretário João Augusto Gama este tipo de ação é fundamental para que o governo defina suas ações principais e possa se esforçar para atendê-las. "Será um passo crucial para que as ações sigam exatamente como planejadas e que possamos transformar os conceitos em atitudes que se revertam na melhoria de vida da população do nosso Estado", avalia.

Este primeiro ano de governo de Jackson Barreto será de grandes dificuldades por conta da situação econômica do país, que não é das melhores. Governadores e prefeitos estão sendo afetados com a queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que vem causando exonerações de cargos comissionados e atraso no pagamento de salários dos servidores.
Como o próprio governador disse na semana passada à coluna, a situação econômica do Estado não é boa por conta não só da queda do FPE, mas do grande déficit da previdência. Chega a R$ 70 milhões por mês.
Ainda segundo JB, a tendência é um quadro de muita dificuldade a partir do próximo mês de abril, inclusive com possibilidade de atrasar salário de servidor, por conta do fim da antecipação dos royalties agora em março.  Enfatizou que o Estado tem dinheiro para obras, mas o resto é uma "interrogação".  

Trocando em miúdos, nestes primeiros dois anos desta gestão o governador, secretários e presidentes de órgãos terão que ser criativos para superar a crise nacional e melhorar os serviços públicos.  
Isso porque a crise econômica no país tende a agravar com a presidente Dilma Rousseff refém do Congresso Nacional, o povo indo às ruas protestar contra a corrupção e a favor do impeachment, o aumento abusivo da gasolina, da energia elétrica e a volta da inflação.
Ficamos na torcida por uma reviravolta, pois somente a oposição tem a concepção do quanto pior melhor.

100 anos
O governador Jackson Barreto (PMDB) comemorará o centenário da sua mãe, a professora Neuzice Barreto Lima. Será no dia 7 de abril, em Santa Rosa de Lima, quando haverá celebração de uma missa, inauguração de um busto e visita ao túmulo para levar flores.

Homenagem
Após o centenário da sua mãe, Jackson Barreto se licenciará do Estado para uma cirurgia no pé, que vem lhe incomodando desde antes do início da campanha eleitoral. Tem dias que JB sente muitas dores e não consegue nem andar.
Portos
O ex-prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, deverá assumir a Secretaria de Portos de Sergipe, que é uma representação do Ministério da Pesca. A indicação é do deputado federal Fábio Reis (PMDB).

Posse
Na próxima segunda-feira, às 9h, em Brasília, a ex-secretária de Desenvolvimento Urbano do governo Marcelo Déda, Lúcia Falcon, será empossada como presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Incra é mais um cargo que Falcon ocupa no governo federal e que será o primeiro presidido por uma mulher.

Indicação
Falcon já foi secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2011). A sua indicação para comandar o Incra foi da sua corrente interna do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que é a mesma da presidente Dilma Roussef, do ex-presidente Lula e do ex-deputado federal Márcio Macedo.

No comando  
Na próxima terça-feira o vereador Emanuel Nascimento, líder do PT na Câmara Municipal de Aracaju, assumirá a presidência do Diretório Municipal do PT. A solenidade de posse acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores.

Só um ano
Emmanuel, que substituirá Francisco Gualberto, ficará no comando do PT em Aracaju até o final do primeiro semestre de 2016. Depois, mediante acordo político, assumirá o vereador Iran Barbosa até 2018.

Meta
Segundo Emmanuel Nascimento, enquanto estiver à frente do PT ele vai trabalhar pela unidade do partido. Acredita que a legenda, que vive uma crise nacional, só se fortalecerá com a união de todos. Acha que Rogério Carvalho, Ana Lúcia e Márcio Macedo podem perfeitamente conviver em harmonia.

Em Sampa 1
O ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que vem trabalhando uma candidatura a prefeito da capital em 2016, está em São Paulo participando de reunião dos membros da Direção Nacional do seu partido. Na pauta, a discussão da atual crise política e econômica brasileira e posição do partido com relação a isso.

Em Sampa 2
Quem também estava ontem em São Paulo foram os deputados federais Valadares Filho e André Moura (PSC). Valadares participou de reunião da bancada federal do PSB, na Câmara dos Deputados, com o vice-governador do Estado, Marcio França, onde discutiu projetos importantes que estão na pauta do Congresso Nacional, a exemplo da reforma política e do ajuste fiscal. Já André participou da audiência pública realizada pela Câmara Itinerante, que vem sendo realizada nos Estados pelo presidente Eduardo Cunha (PMDB).

Aumento de pena
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 6.701/2013, de autoria do deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE), que prevê alterações no Código Penal. A proposta aumenta a pena para dois a quatro anos de reclusão, mais multa, pelo crime praticado por diretor de penitenciária e/ou agente público que deixar de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

Subvenções
A juíza de Direito Lívia dos Santos Ribeiro determinou a intervenção, pelo período de 12 meses, da Associação dos Costureiros do Município de Itabaianinha (ASCOMITA), que recebeu em 2012, 2013 e 2014 subvenções sociais da Assembleia Legislativa na ordem de R$ 570 mil.  Atendeu ao pedido do Ministério Público de Sergipe, por  haver indícios de desvio dessa verba pública. A ASCOMITA é a terceira entidade investigada e com atribuições suspensa neste período de investigação das subvenções.

Veja essa...
O deputado federal João Daniel (PT) e o polêmico vereador Agamenon Sobral (PP) trocaram farpas ontem em uma emissora de rádio. O bate-boca começou quando o deputado classificou como levianas suas declarações de que o ex-presidente Lula era o "maior bandido que esse país já teve", que o MST é um "movimento de bandido" que acabou matando três pessoas ao fechar a BR -101 e que o próprio João Daniel era "irresponsável por apoiar esses bandidos".

... e essa ...
João Daniel acusou Agamenon de fazer declarações irresponsáveis e sem compromisso com o povo. "Você é um mentiroso. Nada do que fala é verdade, é um vereador mentiroso". No final, depois de muita agressão verbal, o deputado disse que lamentava o vereador ter imunidade parlamentar.

Curtas
Neste sábado o prefeito João Alves Filhos (DEM) vai ao Lamarão. É que no bairro terá o Pró-Mulher, Pró-Família.

Na próxima segunda-feira, o PMDB promoverá encontro dos diretórios municipais do partido no Estado. Vai discutir a realização de convenções nos municípios onde tem Comissão Provisória. Já é o partido se organizando para as eleições municipais de 2016.

O governador Jackson Barreto foi ontem a Estância para inauguração do Complexo Urbano-Turístico do Porto D'Areia. Esteve ao lado do bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa; do prefeito Carlos Magno e do vice Filadelfo Alexandre.

JB terá uma agenda cheia na próxima segunda pela manhã.  Ele entregará oficialmente o Complexo Regulatório da Saúde, visitará as instalações do novo galpão da Central de Logística, a reforma do Almoxarifado Central (Alcen) e entregará nove viaturas à Vigilância Sanitária.

O senador Eduardo Amorim (PSC) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição que determina a universalização da educação básica em tempo integral. Defende que desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, o tempo de permanência dos alunos na escola seja de pelo menos sete horas por dia.

A comissão mista de deputados e senadores receberá, até terça-feira (31), emendas à Medida Provisória (MP) 672/2015, que trata da política de reajuste do salário mínimo de 2016 a 2019.