PRP fica na aliança

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/08/2014 às 00:04:00

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem manter o deferimento dos registros dos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAPs) do PRP. Com isso, o partido segue na coligação do candidato a governador Jackson Barreto (PMDB).
O Diretório Nacional do PRP entrou com pedido de anulação da ata de convenção partidária, em que o partido foi registrado na Coligação Agora É o Povo (PT / PSD / PC do B / PRTB / PDT / PRP / Pros / PSDC / PMDB / PSB / PRB), em razão do rompimento político do presidente estadual Armando Batalha com Jackson Barreto.

Armando rompeu com JB após as convenções partidárias, diante da dificuldade de eleger o seu filho Armando Batalha Júnior deputado estadual com a inclusão do PDT na "chapinha". Desde o começo das conversas ele foi contra a inclusão do PDT, mas foi convencido a aceitar pelas "compensações" que foram oferecidas.

Mais na frente as "compensações" não chegaram e ele chegou a perder dois vereadores de São Cristóvão, que apoiariam o seu filho. Os dois parlamentares passaram a apoiar a candidatura de Silvia Fontes (PDT) a deputada estadual, que vem a ser a mulher do prefeito Fábio Henrique (PDT/Nossa Senhora do Socorro).
Isso foi a gota d´água. Tanto é que o ex-prefeito de São Cristóvão retirou a candidatura do filho e rompeu com Jackson Barreto, passando a apoiar no município o seu adversário Eduardo Amorim (PSC).  
Por não querer o PRP na coligação de Jackson Barreto, lhe proporcionando alguns segundos de tempo na televisão, Armando acionou o PRP nacional para tentar anular a manutenção do partido na Coligação "Agora é o Povo".

De forma acertada, o pleno do TRE não levou em consideração essa representação do PRP Nacional, que prejudicaria os candidatos que disputam mandato de deputado estadual pela legenda. Entre os candidatos, o ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida.  Deve ter entendido os membros do TRE, por unanimidade, que na política os interesses pessoais não devem se sobrepor a um projeto coletivo ...

Estatística 1
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já julgou 297 registros de candidaturas dos 302 pedidos de registros feitos por partidos e coligações. Desse total, teve apenas 19 impugnações de candidaturas baseada, a maioria, na Lei da Ficha Limpa.

Estatística 2
Por esses dados, faltam apenas serem julgados cinco registros de candidaturas. Um deles é o do candidato a deputado federal Bosco Costa (PROS), cujo processo de inelegibilidade está em situação indefinida no TRE. O Ministério Público Eleitoral pede o indeferimento da sua candidatura por não pagamento de multa.

Direito de
candidatura
Na sessão de ontem do pleno do TRE, os seus membros julgaram improcedente a impugnação da candidatura a reeleição de deputado estadual de Arnaldo Bispo na convenção partidária do seu partido, o DEM, e deferiram o registro da sua candidatura. O DEM negou o direito de Arnaldo disputar a reeleição por ele não apoiar o candidato a governador Eduardo Amorim (PSC), mas o candidato Jackson Barreto (PMDB).

Vitória
Como o seu irmão, ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo, conseguiu o registro de sua candidatura a deputado estadual, Arnaldo Bispo não disputará a reeleição.  Mas vale a pena o reconhecimento do registro da sua candidatura.  

Cansou
Ninguém aguenta mais assistir ao programa eleitoral gratuito do PPL falando sobre o presidenciável Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 13 de agosto, e das suas últimas palavras "Não vamos desistir do Brasil". O pior é que o programa, tanto do majoritário quanto do proporcional, é o mesmo desde o início do horário eleitoral no dia 19 de agosto.

Curiosidade
Nas eleições deste ano tem pelo menos três duplas de candidato a deputado federal e deputado estadual de filho e pai, respectivamente. São eles: André Moura (candidato a deputado federal) e Reinaldo Moura (candidato a deputado estadual); Fábio Mitidieri (candidato a deputado federal) e Luiz Mitidieri (candidato a deputado estadual); e Daniel Fortes (candidato a deputado estadual) e Daniela Fortes (candidata a deputada federal).

Ponto de vista
Do vice-prefeito José Carlos Machado sobre as eleições 2014: "A eleição está bem disputada em Sergipe tanto para governador quanto para senador. Nada está resolvido. Está tudo nas mãos do povo, com cada um tendo que se desdobrar. Nenhum candidato a governador pode esquecer que o Estado está quebrado, tem um déficit da previdência de R$ 1 bilhão por ano, que o Estado tem de colocar recursos próprios a cada ano e que anualmente 200 novos aposentados se somam ao contingente já existente. O déficit da previdência tem de dominar as discussões, assim como a saúde, educação e segurança pública".

Arrocha 131
Acontece hoje uma grande caminhada em apoio à candidatura de Rogério Carvalho (PT) ao Senado, com a participação de candidatos dos partidos que compõem a coligação encabeçada pelo governador Jackson Barreto. O próprio JB estará presente ao ato, denominado Arrocha 131, assim como lideranças, prefeitos e vereadores de toda a região do Estado, militantes partidários, representantes dos movimentos sociais, sindicatos, profissionais liberais. A concentração será na Igreja do Espírito Santo às 15h e a caminhada se encerra na Praça Fausto Cardoso, onde acontece um comício.

Agradecimento
"Quero agradecer a cada um dos companheiros pela campanha que estamos fazendo. Muita alegria, disposição, debatendo ideias, desejos e vontade de mais e mais mudanças. A população entendeu nossa proposta e está correspondendo, a população quer avanços e quer se manter na mesma direção que é Dilma na presidência e Jackson no governo e um representante do PT, no caso eu, no Senado Federal para que seja essa ponte entre eles, para que possamos fazer muito mais por Sergipe", afirmou Rogério Carvalho.

Compromissos
Na agenda de hoje do candidato Eduardo Amorim consta panfletagem às 8h, no sinal em frente ao HUSE; gravação, às 9h; reunião de apoio dos médicos peritos do Brasil a sua candidatura, às 12h30, em um restaurante da orla; reunião com a equipe de Marketing e Comunicação, às 14h;  caminhada no Bairro Siqueira Campos, com concentração na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, às 15h30; entrevista a Rádio Cultura, às 17h;  reunião com os Quadrilheiros Juninos, às 18h30; e inauguração do comitê seguida de comício, em Simão Dias, às 20h.

Banese
O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), que disputa a reeleição e é funcionário de carreira do Banese, avalia como contraditória a campanha de Eduardo Amorim ao governo. "Ele tem dito que é contra a privatização do Banese, mas anda de braços dados com o prefeito João Alves que deseja a sua privatização, ao transferir as contas da prefeitura do Banese para a Caixa Econômica. Isso é um golpe de morte para fechar o banco", avalia.

Deso
Ainda segundo Zezinho, o governo João Alves foi o que mais enfraqueceu a Deso. "Quem fortaleceu a Deso foi Marcelo Déda e Jackson Barreto. Hoje não se fala mais em falta de água e a empresa está fora das críticas de campanha eleitoral. Este governo investiu e não usou a Deso", desabafa o parlamentar, enfatizando que o "povo está entendendo que o candidato Amorim fala de uma forma e age de outra".

Em Sampa
O senador Valadares (PSB) participa hoje à tarde, em São Paulo, do lançamento do programa de governo da campanha de Marina Silva e Beto Albuquerque. A base do documento é aquela elaborada junto com o ex-governador Eduardo Campos, líder da chapa até o acidente aéreo que o matou junto com seis pessoas de sua equipe.

Pirambu
O prefeito Élio Martins (PSC/Pirambu) concluirá nesse sábado o governo itinerante que foi levado aos povoados do município dentro do Programa "Meu Lugar". Durante o atendimento itinerante foram prestados mais de 2,5 mil atendimentos à população e a expectativa é que até amanhã mais duas mil pessoas sejam atendidas.

Veja essa...
Do candidato a vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) sobre as eleições deste ano, ontem, no programa apresentado por Jason Neto e Magna Santana: "Deus ajude que seja eleito quem tem juízo".

Curtas
Eduardo Amorim vem inaugurando comitês de campanha no interior. Ontem à tarde inaugurou um em Nossa Senhora do Socorro e hoje à noite inaugura outro em Simão Dias.

O candidato Amorim recebeu ontem o apoio do ex-prefeito Antônio Carlos Franco Sobrinho (Riachuelo) e do empresário e ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio, Tácito Faro.

Ontem, no programa eleitoral do candidato a reeleição de deputado federal Márcio Macedo, a ex-primeira-dama Eliane Aquino declarou apoio a Márcio. Destacou o seu trabalho na Câmara e sua história de luta ao lado de Marcelo Déda.

Como forma de reconhecimento do desempenho como parlamentar em Brasília, o sargento Vieira decidiu levar ontem seu apoio ao candidato a deputado federal André Moura, em seu gabinete, em Brasília.

O filho do secretário Walker Carvalho, o empresário Waldemar Carvalho (DEM), desistiu da sua candidatura de deputado estadual. A desistência surpreendeu e desagradou candidatos da coligação.