Disputa para o Senado

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 26/08/2014 às 00:04:00

Como a disputa para o Governo do Estado, a disputa para o Senado em Sergipe promete muita polêmica entre os candidatos Rogério Carvalho (PT) e Maria do Carmo Alves (DEM). Passada as apresentações da primeira semana do programa eleitoral gratuito, vem agora o embate direto entre os dois candidatos.

O programa de ontem de Rogério Carvalho mostrou uma cadeira vazia, dizendo que ela estava vazia desde 1998, que não dá mais para esperar, que é preciso ocupar essa vaga, ter um senador que traga recursos para Sergipe, um senador que não faça favor, mas que trabalhe ao lado de Dilma Rousseff e Jackson Barreto para promover mais mudanças, que traga recursos para Sergipe.
Foi uma direta para a sua concorrente Maria do Carmo, eleita pela primeira vez senadora em 1998. Com isso, Rogério quer mostrar que a senadora, que deseja o seu terceiro mandato, é muito ausente como parlamentar, que pouco vai às sessões plenárias, que usa raramente a tribuna do Senado e tem poucos projetos de lei em favor dos brasileiros e sergipanos.

Logo depois, o programa de Rogério colocou a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula pedindo votos para ele. Dilma, por exemplo, disse que como presidente da República precisaria de um senador atuante e aliado para ajudar ela a governar o país.
O programa de Maria do Carmo, que coincidentemente veio logo após o de Rogério, foi para desfazer a imagem de que não é atuante. Apareceu um homem dizendo que a senadora não está preocupada com espetáculos, aplausos e divulgar cada ação que desenvolve. Que esse não é o seu feitio de fazer política.
Ele finalizou sua explanação dizendo que com "Dona Maria vale o ditado: é melhor ter qualidade do que quantidade".

Ainda para desfazer as insinuações da atuação parlamentar pífia da senadora Maria do Carmo, em 16 anos de mandato, foi mostrado imagens dela falando em sua cadeira, no Senado, e também na tribuna.
Em outros programas, Rogério deve fazer um comparativo da sua atuação de quatro anos como deputado federal e de 16 anos de Maria do Carmo. Deve mostrar a quantidade de projetos de lei de sua autoria, quantos projetos foi relator, quantos pronunciamentos fez na tribuna da Câmara dos Deputados e sua participação nas comissões e comparar com os dados da adversária.
É ai que as coisas podem se complicar para a senadora Maria do Carmo, como complicou quando disputou a última eleição para o ex-senador José Eduardo Dutra. Zé Eduardo foi pela mesma linha e Maria, que era a grande favorita para ganhar com grande folga, acabou ganhando com uma diferença de menos de 3%.
Promete os novos embates no programa eleitoral entre Rogério Carvalho x Maria do Carmo. Um Rogério, que colocou Lula e Dilma para pedir votos para ele, e Maria do Carmo, que usa o presidenciável tucano Aécio Neves para pedir por ela... 

Debate 1
Acontece hoje o primeiro debate entre os candidatos a governador de Sergipe. Ele será realizado pela TV Cidade, a partir das 20h, tendo a participação de apenas três dos cinco candidatos: Jackson Barreto (PMDB), Eduardo Amorim (PSC) e Sônia Meire (PSOL). O mediador será o jornalista André Barros.  

Debate 2
Ele será feito em cinco blocos. No primeiro bloco, os candidatos responderão a perguntas feitas pela produção da emissora seguindo a ordem dos púlpitos de 01 a 03. As perguntas podem tratar de educação, saúde, segurança, obras de infraestrutura e corrupção. As perguntas serão sorteadas pelo mediador. Por sorteio feito na hora, um outro candidato vai comentar a resposta. O candidato autor da resposta terá direito a uma réplica. São 2 minutos para resposta, 1 minuto para comentário e 1 minuto para réplica. Nesse bloco, cada candidato poderá ser sorteado para comentar mais de uma vez.
Debate 3
No segundo bloco haverá pergunta de candidato para candidato. A ordem de quem vai responder segue de 01 a 03 (direita-esquerda). A ordem de perguntadores seguirá o sentido horário. Serão 30 segundos para pergunta, 2 minutos para resposta, 1 minuto para réplica e para tréplica. No terceiro bloco, cada candidato irá responder a uma pergunta formulada pelos outros dois candidatos. A ordem de quem vai responder segue de 03 a 01. Os candidatos terão 30 segundos para formular pergunta, 2 minutos para resposta e 1 minuto para réplica e tréplica.

Debate 4
No quarto bloco os candidatos responderão a perguntas feitas por jornalistas convidados que enviaram questões genéricas à produção do debate 48h antes da sua realização. A pergunta será sorteada pelo mediador pela ordem de 01 a 03. Antes da pergunta ser lida será sorteado um candidato para comentar a resposta. O autor da resposta terá direito a réplica. São 2 minutos para resposta, 1 minuto para comentário e 1 minuto para réplica. O quinto bloco é para as considerações finais. Cada candidato terá 2 minutos.

Mais debate
A TV Atalaia e a TV Sergipe também realizarão debate com os candidatos a governador. O da TV Atalaia será no dia 26 de setembro, a partir das 22h, com os cinco candidatos. Já o da TV Sergipe será no dia 30 de setembro, após a novela das 21h, apenas com os três candidatos cujos partidos tem representação no Congresso Nacional: Jackson Barreto, Eduardo Amorim e Sônia Meire.  

O que falar 1
O programa eleitoral de ontem para deputado estadual teve dois fatos picantes. Um foi o candidato Reinaldo Moura (PSC), que ao pedir votos disse: "Se ninguém compra e manda no seu voto, coloco meu nome como sugestão. Quero o melhor para Sergipe".

O que falar 2
Já o candidato a deputado federal Almeida Lima denunciou que tem um candidato a governador que está pedindo ajuda de campanha para banqueiros prometendo em troca a privatização do Banese.
No TRE
Na sessão de ontem do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após o voto do juiz relator Cristiano José Macedo Costa pela improcedência da impugnação e pelo deferimento do registro do candidato a deputado federal Bosco Costa (PROS), pediu vista dos autos o juiz Fernando Escrivani Stefaniu.  Está prevista para a sessão do dia 28 a continuidade do julgamento de Bosco por impugnação a pedido do Ministério Público Eleitoral mediante rejeição de contas.

Registro
Na sessão de 01 de agosto, após o voto do juiz relator pela procedência da impugnação e pelo indeferimento do registro de candidatura de Bosco Costa, pediu vista dos autos a juíza Maria Angélica França e Souza. Em 12 de agosto, em razão da juntada de decisão liminar proferida pela Justiça Comum, nos autos do Processo 201440902106, Maria Angélica decidiu devolver os autos do Processo de Registro de Candidatura ao relator para apreciar o novo fato. O processo voltou a pauta ontem, com o relator considerando a juntada de decisão da Justiça e o juiz Stefaniu pedindo vistas.

Sentido
O ex-governador Albano Franco (PSDB) lamentou ontem a morte do empresário Antônio Ermírio de Moraes. Albano, que era amigo do empresário desde quando esteve na presidência da CNI, afirmou que ele chegou a vir a Sergipe numa de suas campanhas ao Senado e foi quem fez o discurso quando da solenidade de sua despedida da CNI, em 1994, no Hotel Sofitel. O tucano estava chateado por não estar presente ao sepultamento do amigo por falta de vaga nos vôos pela manhã.

Esclarecimento 1
A coligação "Sergipe Meu Amor" composta pelos partidos PP, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PHS, PTC, PV, PSDB, PEN, PTdoB e SD esclarece as declarações do candidato a deputado federal Mendonça Prado (DEM), sobre possíveis perseguições contra ele. Diz que tem compromisso com todos os seus candidatos e partidos e garante não serem verdadeiras as afirmações de Mendonça de que "está sendo proibido de gravar os programas eleitorais com o objetivo de prejudicar sua campanha".

Esclarecimento 2
É colocado ainda que a produtora responsável pelas gravações dos programas da coligação sempre esteve e sempre estará à disposição de todos os candidatos proporcionais dos partidos aliados. E que nunca qualquer candidato foi proibido de gravar os programas da TV ou do rádio e que Mendonça pode gravar sua inserção no horário eleitoral gratuito.

Veja essa...
De acordo com levantamento da Transparência Brasil, dos 165 candidatos aptos que disputam os governos estaduais nas eleições deste ano, 63 (38%) respondem a 327 processos na Justiça ou nos Tribunais de Contas. Mostra ainda que 46 deles (28%) já sofreram alguma condenação, quatro foram cassados e dois foram presos no exercício do mandato.

Curtas
O prefeito João Alves (DEM) solicita licença sem vencimentos de até 45 dias para assuntos particulares. Vai se empenhar na campanha da mulher, a senadora Maria do Carmo, e, consequentemente, evitar críticas por deixar a prefeitura para ir ao interior fazer campanha sem ser candidato.

O pleno do TRE adiou de ontem para hoje o julgamento do registro dos candidatos a deputado estadual Arnaldo Bispo e Sergio Ricardo Dantas Santos.
Ainda na sessão de ontem, o TRE deferiu, por unanimidade, o registro do candidato a deputado estadual José Carlos Gois, da Coligação Agora É a Vez de Sergipe (PT / PMDB / PSB / PSD).

Em cumprimento à legislação eleitoral, os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros têm de 28 de agosto a 2 de setembro para entregar, à Justiça Eleitoral, a segunda parcial de prestação de contas de campanha das Eleições 2014. A divulgação dos dados da segunda parcial será no dia 6 de setembro.