Inferno astral

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 13/08/2014 às 00:01:00

Em 2012, o ex-governador João Alves Filho (DEM) foi eleito prefeito de Aracaju no primeiro turno com a promessa de acabar com os problemas na área da saúde em seis meses, de resolver os problemas de mobilidade urbana, de implantar o BRT, e transformar a capital sergipana no melhor lugar para se viver.

Hoje faz exatamente um ano, oito meses e 13 dias que João Alves foi empossado prefeito de Aracaju e os problemas da capital continuam os mesmos. Sem falar da buraqueira em toda a cidade, jamais vista nos últimos anos, e o fato de em julho ter deixado de pagar, dentro do mês, o salário dos servidores municipais, o que não ocorria há décadas.

Não resta dúvida que o problema mais gritante está relacionado à saúde. Os aracajuanos de baixa renda estão sofrendo com a precariedade na prestação do atendimento básico e até mesmo com o fechamento das UPAS por falta de médico ou medicamento, o que acaba sobrecarregando o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que é permanentemente lotado por atender, inclusive, pacientes de outros Estados, como Bahia e Alagoas.

A insatisfação do povo aumenta quando procura um dos postos de saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, na Zona Norte, e Fernando Franco, na Zona Sul, e não consegue ser atendido. Um simples acidente doméstico ou um mal estar o paciente tem que procurar o Huse ou rodar Aracaju todo em busca de assistência médica em algum lugar.
A falta de uma solução para gerir a saúde já provocou insatisfação entre os aliados. Os dois que chegaram a protestar publicamente contra o caos na saúde municipal foram o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) e o vereador Agamenon Sobral (PP).

Mais perdido do que cego em tiroteio para resolver os problemas na saúde, João Alves vai mudando de secretário. Nesses 20 meses de gestão, já são quatro secretários municipais. O novo secretário da Saúde, Luciano Paz, foi empossado no final da semana passada.
Luciano conseguiu um crédito de confiança dos dirigentes do Sindicato dos Médicos, que após reunião ontem, foi dado crédito de confiança com a suspensão de mais uma paralisação de 24 horas marcada para hoje, com possibilidade de greve por tempo indeterminado.
O prefeito acha que a solução para a saúde está nas Organizações Sociais (OS), que pretende implantar nos próximos meses e que dirigentes do Sindicato dos Médicos avaliam como "um atestado de incompetência" do prefeito João Alves Filho.

O dirigente Luiz Carlos Spina chegou a declarar à imprensa, recentemente, que ao contratar as OS é o mesmo que João Alves dizer: "não faço, não sei fazer e tenho que colocar alguém para fazer". Vamos aguardar as OS e ver quem estará com a razão!!!
Certo mesmo é que já está acabando a lua de mel do povo aracajuano com João Alves, uma vez que a tolerância do povo para cumprimento das promessas do prefeito vai se exaurindo ...

Ibope
Pela pesquisa do Ibope para o Governo do Estado, divulgada ontem pela TV Sergipe, os candidatos a governador Jackson Barreto, da 'Coligação Agora é o Povo', e Eduardo Amorim, da coligação "Agora Sim", estão empatados tecnicamente, com 33% das intenções de voto cada um. Os candidatos Sônia Meire (PSTU) está com 4% das intenções de voto, Alberto dos Santos (PTN) está com 2%, Airton Costa está com menos de 1%. Disseram que votariam branco e nulo 19% dos entrevistados ou não responderam 9%.

Rejeição
Na pesquisa, Jackson Barreto aparece como o candidato com maior rejeição (33%). Em seguida vem Eduardo Amorim (27%), Alberto dos Santos (20%), Airton Costa (18%) e Sonia Meire (18%). Um total de 15% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer um dos candidatos.
Governo
O Ibope também avaliou o Governo do Estado: 4% dos entrevistados avaliaram como ótimo, 25% como bom, 37% como regular, 12% como ruim e 17% como péssimo. Um total de 5% disseram que não sabiam ou não responderam. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ouviu 812 eleitores em 34 municípios. Ela foi realizada entre os dias 08 e 10 de agosto passado. Até as eleições, serão realizadas mais duas pesquisas do Ibope, contratadas pela emissora de televisão.

PSB x Sukita
O ex-prefeito Manuel Sukita ganhou a queda de braço com o seu partido, o PSB, com relação ao direito de ser candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, mesmo voltando a ser preso no último sábado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e improbidade administrativa quando prefeito de Capela. Ontem o relator do processo de registro de candidatura, Ricardo Múcio, decidiu pela manutenção da sua candidatura, entendendo como válido o pedido de retratação.

Queda de braço
Isso porque após a prisão de Sukita, no sábado, o PSB deu entrada no TRE pedindo a renúncia da sua candidatura a pedido do próprio ex-prefeito, que havia assinado documento neste sentido, no caso de voltar a ser preso. No mesmo dia, a sua assessoria jurídica protocolou documento em que mantém sua candidatura e pede para tornar sem efeito o termo de renúncia que havia sido encaminhado horas antes pelo partido. Na segunda-feira, durante reunião da Executiva do PSB, foi acordado que o partido enviaria para o relator Ricardo Múcio um pedido de que considerasse o primeiro pedido de Sukita de renúncia da sua candidatura por ter sido feito em caráter "irrevogável e irretratável".
   
Retirado de pauta 1
Ainda não foi ontem que o pleno do TRE julgou o pedido de indeferimento dos registros de candidatura de André Moura e Bosco Costa a deputado federal, feito pelo Ministério Público Eleitoral. Os dois processos foram retirados de pauta pela terceira vez.
 
Retirado de pauta 2
Na sessão de ontem, a juíza Maria Angélica França e Souza decidiu devolver os autos do processo de registro de candidatura de Bosco Costa ao relator Cristiano José Macedo Costa para apreciar o novo fato, em razão da juntada de decisão liminar proferida pela Justiça Comum. Bosco é candidato pela Coligação Agora É a Vez do Povo (PT / PDT / PSB / PMDB / PC do B / PRP / Pros / PSD / PRB / PSDC).

Retirado de pauta 3
Após a relatora do processo de inelegibilidade do registro de candidatura de André Moura, juíza Denize Maria de Barros Figueiredo, ter votado pela improcedência das impugnações e deferimento do seu registro, o juiz Fernando Escrivani Stefaniu pediu vistas do processo. André é candidato pela Coligação Sergipe Meu Amor (PP / PTB / PSL / PSC / PR / PPS / DEM / PHS / PTC / PV / PSDB / Pen / PT do B / Sd).

Retirado de pauta 4
Também na sessão de ontem do TRE foi retirado de pauta o pedido de indeferimento da candidatura de Sérgio Ricardo Dantas Santos a deputado estadual, a pedido do relator José Alcides Vasconcelos Filho. Sérgio é candidato pela Coligação Digo Sim a Sergipe (PP / PTB / PSL / PSC / PR / DEM / PT do B / PTC / Sd / PSDB).
Julgado
O único processo julgado ontem foi o de registro de candidatura de Adierson Monteiro a deputado federal. Por unanimidade, os membros do TRE julgaram improcedente a impugnação por desincompatibilização e deferiram o registro da sua candidatura. Adierson é candidato pela Coligação Sergipe Meu Amor (PP / PTB / PSL / PSC / PR / PPS / DEM / PHS / PTC / PV / PSDB / Pen / PT do B / Sd).

Em campanha
O PSDC estadual confirmou a vinda a Aracaju do candidato a presidente do partido, Eymael, nessa quinta-feira. Eymael, que é o segundo presidenciável a vir a Sergipe, ficará até sexta-feira no Estado fazendo campanha e concedendo entrevistas à imprensa.

Aécio 1
O presidente estadual do PSDB, Roberto Góes, informou ontem à coluna que ainda não está confirmado a vinda a Sergipe do presidenciável tucano Aécio Neves nos dias 16 e 17 deste mês. Revela que falou ontem com o deputado federal João Almeida, da coordenação central da campanha de Aécio, e ele não bateu o martelo sobre a data.

Aécio 2
Segundo Roberto, está programado um grande comício em Itabaiana com a participação de Aécio Neves e do candidato a governador Eduardo Amorim e o seu vice, o tucano Augusto Franco Neto. Podendo realizar, ainda, uma caminhada pelo centro da cidade, a depender da data da sua vinda a Sergipe.

Aécio 3
Revela Roberto que já começou a chegar o material da campanha de Aécio Neves. Conta que na última sexta-feira e no sábado chegaram dois caminhões com bandeiras, santinhos e adesivos, e que já encaminhou uma parte para o Comitê Central de Amorim e vem distribuindo para os diretórios municipais do PSDB.

PNRS
Alguns prefeitos estão realmente empenhados em resolver a questão dos lixões e, consequentemente, se enquadrarem na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fim dos lixões e a inclusão social dos catadores até 02 de agosto passado.

No evento
Ontem, participaram do Seminário "Pró-Catadores Sergipe", organizado pela Comissão de Defesa de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público, os prefeitos: Jean Carlos (Boquim), Valdir Bispo (Santa Rosa de Lima), Maria das Graças (Itaporanga D´Ajuda), Jeferson Santana (Maruim), Fernando Lima (Nossa Senhora das Dores), Diogo Menezes (Carira), Manoel Vieira (São Francisco), Ana Helena Garcez (Arauá), Tiago Doria (Poço Verde) e o vice-prefeito Carlos Augusto (Divina Pastora).  O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, participou do evento como palestrante.

Veja essa...
O que mais se questionou ontem sobre a pesquisa do Ibope foi o fato de não ter sido divulgado o resultado para senador, no qual o empresário Ricardo Franco (PTB) é o primeiro suplente na coligação de Eduardo Amorim, assim como para presidente da República. Mas ter divulgado pesquisa sobre avaliação do governo adversário Jackson Barreto. Não faltou quem achasse que a pesquisa foi muito tendenciosa.

Curtas
O candidato a governador Jackson Barreto inaugurou ontem, em Japaratuba, mais um comitê eleitoral. Almoçou no município com lideranças e realizou grande carreata.

Na agenda de hoje do candidato a governador Eduardo Amorim consta panfletagem, às 8h, na rótula de acesso ao Bugio; gravação para o programa eleitoral, às 8h30; reunião com lideranças do alto e médio sertão, em Nossa Senhora da Glória, às 15h; caminhada na Cidade Nova, às 17h; reunião com lideranças em Aracaju e mini carreata no Conjunto Eduardo Gomes, às 18h.   

Do candidato à reeleição de deputado federal Mendonça Prado (DEM), no twitter: "A Receita Federal deve investigar todos aqueles que demonstram sinais exteriores de riqueza e não têm bens em seu nome. Isso é uma burla".

O cantor Genival Lacerda visitou ontem o comitê de campanha do candidato a deputado federal Edvaldo Nogueira (PCdoB). Genival participou de todas as edições do Forró Caju durante a administração de Edvaldo.

O jornalista Luiz Eduardo Costa, que se submeteu a uma cirurgia na tarde da última segunda-feira no Hospital São Lucas, passa bem e já estará em casa nesta quinta-feira. No domingo será publicada normalmente a sua tradicional coluna no JORNAL DO DIA.