Campanha morna

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 22/07/2014 às 00:40:00

rittaoliveira@jornaldodiase.com.br  -  rittaoliveira@uol.com.br

Nestes 17 dias de início de campanha eleitoral ainda é tímido o clima de pré-eleição, tanto dos candidatos majoritários quanto dos proporcionais. Somente no último final de semana os candidatos a governador Jackson Barreto, da coligação "Agora é o Povo", e Eduardo Amorim, da coligação "Agora Sim", colocaram o bloco na rua com a realização de carreatas.

Jackson realizou a carreata em Nossa Senhora do Socorro, no domingo pela manhã, na companhia do candidato a senador, Rogério Carvalho (PT), do prefeito Fábio Henrique (PDT), dos candidatos a deputado federal Fábio Reis (PMDB) e Bosco Costa (PROS), e da candidata a deputada estadual Silvia Fontes (PDT).
Já Eduardo Amorim fez a opção de realizar sua primeira carreata em Lagarto, no domingo à tarde. Estava com o vice Augusto Franco Neto (PSDB), o candidato a deputado federal André Moura (PSC) e o candidato a deputado estadual, o ex-prefeito Valmir Monteiro.

Até o último sábado, os dois principais candidatos a governador só vinham participando de reuniões políticas em busca de apoio ou eventos nos municípios, como procissão. Jackson mesmo, no sábado, esteve em Nossa Senhora do Socorro, em ato político com o prefeito Fábio Henrique (PDT), vereadores e lideranças que declararam apoio a sua reeleição.

Amorim esteve no sábado na Festa Amigos do Leite, no Povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, e em Ribeirópolis, para o lançamento da candidatura a deputado estadual do aliado George Passos, filho do ex-deputado estadual Antônio Passos. Já no domingo ele foi a IV Cavalgada de Integração das Paróquias, no povoado Miguel dos Anjos, em Boquim.

Nessa quinta-feira acontece a inauguração do comitê central da coligação de Jackson Barreto, às 19h, na Av. Barão de Maruim. O comitê era para ter sido inaugurado na sexta-feira passada, mas foi adiado em razão das chuvas. Pode acontecer na sexta-feira a inauguração do comitê da coligação de Eduardo Amorim, em uma casa no Bairro Jardins.  
Adesivos com o número do governador já são vistos nos carros há algum tempo, por conta de boa parte já ter sido produzida. Já o de Amorim começou a ser visto neste domingo, uma vez que o material de marketing da campanha somente foi aprovado na sexta-feira passada.  

Ainda é insignificante o número de carros que está circulando, na capital e interior, com adesivos dos seus candidatos a deputado federal e a deputado estadual. São poucos os candidatos que estão com material pronto de campanha, o que tem contribuído para não haver ainda no Estado um clima de campanha.
Acredita-se que para não encarecer demais a campanha eleitoral, os candidatos, tanto majoritário quanto proporcional, estão deixando mesmo para investir em cartazes, adesivos, santinhos e bandeiras a partir de agosto, portanto, somente durante dois meses de campanha.
Essa, com certeza, será a campanha mais curta dos últimos tempos e, provavelmente a mais cara ...

Novo federal
O presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique (PDT/Nossa Senhora do Socorro), voltou a surpreender nas suas ações políticas. Depois de não ter registrado a candidatura do deputado estadual Zé Franco (PDT) à reeleição, anunciou no último sábado que o seu candidato a deputado federal será Bosco Costa (PROS). Com isso, ele deixa de apoiar a reeleição de Laércio Oliveira (SD) a deputado federal, que apoiou em 2010.
A oficialização
Fábio declarou que votaria em Bosco Costa durante ato político realizado no sábado à tarde, no salão do Club Fest, no conjunto Marcos Freire III, com o objetivo de oficializar apoio à candidatura ao governo de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. O encontro reuniu lideranças políticas, vereadores, ex-vereadores, suplentes e militantes.

Apoio
No ato em Socorro, o vereador Paulo da Piabeta disse que 17 vereadores vão apoiar a reeleição do governador Jackson Barreto pelas obras levadas para o município.

Adesão
O prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, cujo seu partido o PSD está na coligação de Jackson Barreto, declarou apoio a candidatura ao governo de Eduardo Amorim. Segundo um aliado do senador, a mulher do prefeito, que é presidente municipal do PMDB, entregará ainda esta semana a presidência do partido em Rosário.
Na torcida
Aliados de Eduardo Amorim estão na expectativa que ainda esta semana o ex-prefeito Armando Batalha (PRP) e a mulher, a prefeita de São Cristóvão Rivanda Batalha (PSB), declarem apoio ao senador. O motivo seria a insatisfação com o candidato Jackson Barreto pela entrada do PDT na chapinha que organizou e que inviabiliza a possibilidade de vitória nas urnas do filho Armando Batalha Filho (PRP) a deputado estadual, em razão da candidatura da mulher do prefeito Fábio Henrique, a Silvia Fontes.

Posse
O segundo suplente de senador Kaká Andrade assume nesta quinta-feira a vaga de Eduardo Amorim no Senado. Amorim se licencia para a campanha e Kaká assume nos próximos três meses. O primeiro suplente Laurinho Menezes, que hoje mora em Miami, por problemas administrativos, concordou em não assumir o mandato.

Habilitados 1
Dando continuidade ao julgamento dos registros de candidaturas daqueles que disputarão mandato eletivo nas eleições deste ano, os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consideraram ontem habilitados a participar das eleições deste ano o candidato a governador e vice, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas respectivamente. Também habilitaram a candidatura para o governo de Sônia Meire e do vice Paulo Roberto Aguiar, da coligação Frente de Esquerda - Lutar para Transformar Sergipe (PSOL/ PSTU/PCB).

Habilitados 2
Os membros do TRE também deferiram ontem o registro de candidatura a deputado federal dos candidatos da coligação Agora É a Vez do Povo (PT / PDT / PSB / PMDB / PC do B / PRP / Pros / PSD / PRB / PSDC), da coligação Renovar pra Mudar (PPS / PMN / PHS / PV / Pen) e dos candidatos a deputado federal do PRTB: André Luis Santos, Luiz Manoel Santos, Paulo Vieira dos Anjos, Sydney Marinho do Passo Junior, Duila Maria Oliveira Jesus, Sandra Glacy da Silva. Assim como da candidata a deputada estadual Valeria Lezziane dos Santos Silva, da coligação Frente de Esquerda - Lutar para Transformar Sergipe (PSOL / PSTU / PCB).

Resgate
O governador Jackson Barreto acompanhou no sábado parte do trabalho de resgate do Corpo dos Bombeiros aos quatro membros de uma família que estava soterrada em baixo de um prédio residencial que desabou na Coroa do Meio, na companhia das secretárias Eliane Aquino (Inclusão Social) e Joélia Santos (saúde). Feliz com o resgate das vítimas, JB autorizou ao comando do CB providenciar condecoração honrosa aos bombeiros que atuaram no caso.

Pelo twitter 1
No domingo, Jackson enviou mensagem a presidente Dilma Rousseff informando que infelizmente o bebê de 11 meses, filho do casal soterrado com os dois filhos menores, não resistiu às 34 horas sobre os escombros. Disse que todos estavam sentidos e lamentando profundamente a morte da criança.

Pelo twitter 2
O governador passou a mensagem em resposta a presidente, que postou no twitter: "Como todos os brasileiros, acompanhei com esperança os trabalho de resgate da família presa nos escombros do prédio que desabou em Aracaju. Parabéns aos bombeiros que resgataram o casal e as 2 crianças. Seu trabalho incansável merece o aplauso de todos os brasileiros".

Moção
O vereador Max Prejuízo (PSB) deu entrada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em uma Moção de Aplauso para o Corpo de Bombeiros de Aracaju que atuou no resgate da família. "Acompanhei com aflição e esperança. Trabalho delicado, minucioso e digno de aplausos. Que Deus conforte a família pela perda do bebê", disse o parlamentar.

Na Globo
O tenente Mesquita, do Corpo de Bombeiros, participará hoje do programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Fátima Bernardes. Ele foi convidado pela produção do programa após ter concedido entrevista falando do resgate da família soterrada e do amor a profissão de bombeiro por salvar vidas. Ele embarcou para o Rio de Janeiro às 3h da madrugada.

Curtas
Jackson Barreto viajou ontem cedo ao Rio de Janeiro e retornou na madrugada de hoje. Segue nesta terça-feira agenda normal.

O prefeito João Alves (DEM) e a senadora Maria do Carmo (DEM) participaram do lançamento da candidatura de George Passos a deputado estadual, no último sábado, em Ribeirópolis. Os pais do candidato são aliados de sempre.

O candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT), reuniu-se com cerca de 30 lideranças de todas as regiões do Estado para discutir estratégias da campanha eleitoral. Participaram ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que reafirmaram o apoio a sua candidatura.

Ontem, em reunião política na casa do deputado estadual Zé Franco (PDT), os vereadores de Nossa Senhora do Socorro - Vagnerrogeris, Jô do Sobrado, Adidelson e Jairo Joaquim - fecharam apoio ao candidato a governador Eduardo Amorim.